A BRIDGE THROUGH WRITTING: NARRATIVITY IN RPG STIMULATING READING AND WRITTING

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARLOS EDUARDO KLIMICK PEREIRA
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25736@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25736@2
Resumo: Uma ponte pela escrita é uma tese de doutoramento em Letras, na área de Literatura Brasileira, pela PUC-Rio com pesquisa realizada de 2004 a 2008, enfocando a aquisição de habilidades de leitura e escrita. Professores em diversos níveis de ensino reclamam que seus alunos lêem e escrevem cada vez menos e pior. Contudo, no altamente interativo meio da Internet cresce o volume de e-mails e o número de blogs, websites, fotologs etc. Portanto, parece plausível que trazer um nível mais evidente de interatividade na relação do leitor com a obra literária e os colegas poderia ser um caminho para despertar o gosto pela leitura e escrita nos estudantes. As histórias interativas conhecidas como RPG (role playing game) teriam característica mobilizadoras e facilitadoras que poderiam ser úteis para resgatar o espaço da literatura nas escolas. Esta hipótese foi testada em quatro pesquisas de campo realizadas: alunos de graduação na universidade; alunos do Ensino Médio da rede pública; alunos adolescentes do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES): grupos de voluntários fora do ambiente escolar. O objetivo foi estimular a leitura ao motivar uma escrita criativa a partir das narrativas vivenciadas interativamente pelos alunos e voluntários. Métodos de pesquisa incluíram observações, entrevistas, questionários e análises de dados. O método TNI (Técnicas para Narrativas Interativas) para utilização de histórias interativas para fins didáticos foi desenvolvido durante a pesquisa.
id PUC_RIO-1_7d5a2feba1412317c86ba878e8172a0d
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:25736
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisA BRIDGE THROUGH WRITTING: NARRATIVITY IN RPG STIMULATING READING AND WRITTINGUMA PONTE PELA ESCRITA: A NARRATIVA DO RPG COMO ESTÍMULO À ESCRITA E À LEITURA2008-04-09ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA19489080772lattes.cnpq.br/4700246374439911ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA19489080772lattes.cnpq.br/4700246374439911ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIALUCELENA FERREIRAERICO BRAGA BARBOSA LIMA PINA MARIA ARNOLDI COCOELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA00367170701lattes.cnpq.br/5151586037029651CARLOS EDUARDO KLIMICK PEREIRAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM LETRASPUC-RioBRUma ponte pela escrita é uma tese de doutoramento em Letras, na área de Literatura Brasileira, pela PUC-Rio com pesquisa realizada de 2004 a 2008, enfocando a aquisição de habilidades de leitura e escrita. Professores em diversos níveis de ensino reclamam que seus alunos lêem e escrevem cada vez menos e pior. Contudo, no altamente interativo meio da Internet cresce o volume de e-mails e o número de blogs, websites, fotologs etc. Portanto, parece plausível que trazer um nível mais evidente de interatividade na relação do leitor com a obra literária e os colegas poderia ser um caminho para despertar o gosto pela leitura e escrita nos estudantes. As histórias interativas conhecidas como RPG (role playing game) teriam característica mobilizadoras e facilitadoras que poderiam ser úteis para resgatar o espaço da literatura nas escolas. Esta hipótese foi testada em quatro pesquisas de campo realizadas: alunos de graduação na universidade; alunos do Ensino Médio da rede pública; alunos adolescentes do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES): grupos de voluntários fora do ambiente escolar. O objetivo foi estimular a leitura ao motivar uma escrita criativa a partir das narrativas vivenciadas interativamente pelos alunos e voluntários. Métodos de pesquisa incluíram observações, entrevistas, questionários e análises de dados. O método TNI (Técnicas para Narrativas Interativas) para utilização de histórias interativas para fins didáticos foi desenvolvido durante a pesquisa.A bridge through writing is a dissertation in Portuguese, in the area of Brazilian Literature, by the Catholic University of Rio with research made between 2004 and 2008, with focus on students acquisition of reading and writing skills. Teachers in several levels of education complain that their students reading and writing skills are decaying more and more. But, in the highly interactive enviroment of the Internet the volume of e-mails and quantity of blogs, websites, fotologs etc, keeps growing. Therefore, it seems plausible that bringing a more evident level of interactivity to the relation between the reader and the literary work and the classmates could be a way to awaken the taste for reading and writing in students. The interactive stories known as RPG (role playing game) would have mobilizing and facilitating characteristics that could be useful to retrieve literature s space at schools. This hypothesis was tested in four field researches: undergraduate students at an university; high school students of a public school; teen-age students of the National Institute for Education of Deaf People (INES); groups of volunteers outside the school enviroment. The objective was to stimulate reading by motivating a creative writing based upon the narratives experienced by the students and volunteers. Research methods included observations, interviews, questionnaires and data analysis. The method TNI (Technique for Interactive Narratives) for the application of interactive stories for educational purposes was developed during the research.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25736@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25736@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:26:09Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:25736Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-07-09T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv A BRIDGE THROUGH WRITTING: NARRATIVITY IN RPG STIMULATING READING AND WRITTING
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv UMA PONTE PELA ESCRITA: A NARRATIVA DO RPG COMO ESTÍMULO À ESCRITA E À LEITURA
title A BRIDGE THROUGH WRITTING: NARRATIVITY IN RPG STIMULATING READING AND WRITTING
spellingShingle A BRIDGE THROUGH WRITTING: NARRATIVITY IN RPG STIMULATING READING AND WRITTING
CARLOS EDUARDO KLIMICK PEREIRA
title_short A BRIDGE THROUGH WRITTING: NARRATIVITY IN RPG STIMULATING READING AND WRITTING
title_full A BRIDGE THROUGH WRITTING: NARRATIVITY IN RPG STIMULATING READING AND WRITTING
title_fullStr A BRIDGE THROUGH WRITTING: NARRATIVITY IN RPG STIMULATING READING AND WRITTING
title_full_unstemmed A BRIDGE THROUGH WRITTING: NARRATIVITY IN RPG STIMULATING READING AND WRITTING
title_sort A BRIDGE THROUGH WRITTING: NARRATIVITY IN RPG STIMULATING READING AND WRITTING
author CARLOS EDUARDO KLIMICK PEREIRA
author_facet CARLOS EDUARDO KLIMICK PEREIRA
author_role author
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv 19489080772
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 19489080772
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/4700246374439911
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/4700246374439911
dc.contributor.referee1.fl_str_mv ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA
dc.contributor.referee2.fl_str_mv LUCELENA FERREIRA
dc.contributor.referee3.fl_str_mv ERICO BRAGA BARBOSA LIMA
dc.contributor.referee4.fl_str_mv PINA MARIA ARNOLDI COCO
dc.contributor.referee5.fl_str_mv ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 00367170701
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/5151586037029651
dc.contributor.author.fl_str_mv CARLOS EDUARDO KLIMICK PEREIRA
contributor_str_mv ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA
ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA
ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA
LUCELENA FERREIRA
ERICO BRAGA BARBOSA LIMA
PINA MARIA ARNOLDI COCO
ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA
description Uma ponte pela escrita é uma tese de doutoramento em Letras, na área de Literatura Brasileira, pela PUC-Rio com pesquisa realizada de 2004 a 2008, enfocando a aquisição de habilidades de leitura e escrita. Professores em diversos níveis de ensino reclamam que seus alunos lêem e escrevem cada vez menos e pior. Contudo, no altamente interativo meio da Internet cresce o volume de e-mails e o número de blogs, websites, fotologs etc. Portanto, parece plausível que trazer um nível mais evidente de interatividade na relação do leitor com a obra literária e os colegas poderia ser um caminho para despertar o gosto pela leitura e escrita nos estudantes. As histórias interativas conhecidas como RPG (role playing game) teriam característica mobilizadoras e facilitadoras que poderiam ser úteis para resgatar o espaço da literatura nas escolas. Esta hipótese foi testada em quatro pesquisas de campo realizadas: alunos de graduação na universidade; alunos do Ensino Médio da rede pública; alunos adolescentes do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES): grupos de voluntários fora do ambiente escolar. O objetivo foi estimular a leitura ao motivar uma escrita criativa a partir das narrativas vivenciadas interativamente pelos alunos e voluntários. Métodos de pesquisa incluíram observações, entrevistas, questionários e análises de dados. O método TNI (Técnicas para Narrativas Interativas) para utilização de histórias interativas para fins didáticos foi desenvolvido durante a pesquisa.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-04-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25736@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25736@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25736@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25736@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM LETRAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324923239038976