A BRIDGE THROUGH WRITTING: NARRATIVITY IN RPG STIMULATING READING AND WRITTING
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25736@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25736@2 |
Resumo: | Uma ponte pela escrita é uma tese de doutoramento em Letras, na área de Literatura Brasileira, pela PUC-Rio com pesquisa realizada de 2004 a 2008, enfocando a aquisição de habilidades de leitura e escrita. Professores em diversos níveis de ensino reclamam que seus alunos lêem e escrevem cada vez menos e pior. Contudo, no altamente interativo meio da Internet cresce o volume de e-mails e o número de blogs, websites, fotologs etc. Portanto, parece plausível que trazer um nível mais evidente de interatividade na relação do leitor com a obra literária e os colegas poderia ser um caminho para despertar o gosto pela leitura e escrita nos estudantes. As histórias interativas conhecidas como RPG (role playing game) teriam característica mobilizadoras e facilitadoras que poderiam ser úteis para resgatar o espaço da literatura nas escolas. Esta hipótese foi testada em quatro pesquisas de campo realizadas: alunos de graduação na universidade; alunos do Ensino Médio da rede pública; alunos adolescentes do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES): grupos de voluntários fora do ambiente escolar. O objetivo foi estimular a leitura ao motivar uma escrita criativa a partir das narrativas vivenciadas interativamente pelos alunos e voluntários. Métodos de pesquisa incluíram observações, entrevistas, questionários e análises de dados. O método TNI (Técnicas para Narrativas Interativas) para utilização de histórias interativas para fins didáticos foi desenvolvido durante a pesquisa. |
id |
PUC_RIO-1_7d5a2feba1412317c86ba878e8172a0d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:25736 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisA BRIDGE THROUGH WRITTING: NARRATIVITY IN RPG STIMULATING READING AND WRITTINGUMA PONTE PELA ESCRITA: A NARRATIVA DO RPG COMO ESTÍMULO À ESCRITA E À LEITURA2008-04-09ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA19489080772lattes.cnpq.br/4700246374439911ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA19489080772lattes.cnpq.br/4700246374439911ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIALUCELENA FERREIRAERICO BRAGA BARBOSA LIMA PINA MARIA ARNOLDI COCOELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA00367170701lattes.cnpq.br/5151586037029651CARLOS EDUARDO KLIMICK PEREIRAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM LETRASPUC-RioBRUma ponte pela escrita é uma tese de doutoramento em Letras, na área de Literatura Brasileira, pela PUC-Rio com pesquisa realizada de 2004 a 2008, enfocando a aquisição de habilidades de leitura e escrita. Professores em diversos níveis de ensino reclamam que seus alunos lêem e escrevem cada vez menos e pior. Contudo, no altamente interativo meio da Internet cresce o volume de e-mails e o número de blogs, websites, fotologs etc. Portanto, parece plausível que trazer um nível mais evidente de interatividade na relação do leitor com a obra literária e os colegas poderia ser um caminho para despertar o gosto pela leitura e escrita nos estudantes. As histórias interativas conhecidas como RPG (role playing game) teriam característica mobilizadoras e facilitadoras que poderiam ser úteis para resgatar o espaço da literatura nas escolas. Esta hipótese foi testada em quatro pesquisas de campo realizadas: alunos de graduação na universidade; alunos do Ensino Médio da rede pública; alunos adolescentes do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES): grupos de voluntários fora do ambiente escolar. O objetivo foi estimular a leitura ao motivar uma escrita criativa a partir das narrativas vivenciadas interativamente pelos alunos e voluntários. Métodos de pesquisa incluíram observações, entrevistas, questionários e análises de dados. O método TNI (Técnicas para Narrativas Interativas) para utilização de histórias interativas para fins didáticos foi desenvolvido durante a pesquisa.A bridge through writing is a dissertation in Portuguese, in the area of Brazilian Literature, by the Catholic University of Rio with research made between 2004 and 2008, with focus on students acquisition of reading and writing skills. Teachers in several levels of education complain that their students reading and writing skills are decaying more and more. But, in the highly interactive enviroment of the Internet the volume of e-mails and quantity of blogs, websites, fotologs etc, keeps growing. Therefore, it seems plausible that bringing a more evident level of interactivity to the relation between the reader and the literary work and the classmates could be a way to awaken the taste for reading and writing in students. The interactive stories known as RPG (role playing game) would have mobilizing and facilitating characteristics that could be useful to retrieve literature s space at schools. This hypothesis was tested in four field researches: undergraduate students at an university; high school students of a public school; teen-age students of the National Institute for Education of Deaf People (INES); groups of volunteers outside the school enviroment. The objective was to stimulate reading by motivating a creative writing based upon the narratives experienced by the students and volunteers. Research methods included observations, interviews, questionnaires and data analysis. The method TNI (Technique for Interactive Narratives) for the application of interactive stories for educational purposes was developed during the research.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25736@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25736@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:26:09Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:25736Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-07-09T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
A BRIDGE THROUGH WRITTING: NARRATIVITY IN RPG STIMULATING READING AND WRITTING |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
UMA PONTE PELA ESCRITA: A NARRATIVA DO RPG COMO ESTÍMULO À ESCRITA E À LEITURA |
title |
A BRIDGE THROUGH WRITTING: NARRATIVITY IN RPG STIMULATING READING AND WRITTING |
spellingShingle |
A BRIDGE THROUGH WRITTING: NARRATIVITY IN RPG STIMULATING READING AND WRITTING CARLOS EDUARDO KLIMICK PEREIRA |
title_short |
A BRIDGE THROUGH WRITTING: NARRATIVITY IN RPG STIMULATING READING AND WRITTING |
title_full |
A BRIDGE THROUGH WRITTING: NARRATIVITY IN RPG STIMULATING READING AND WRITTING |
title_fullStr |
A BRIDGE THROUGH WRITTING: NARRATIVITY IN RPG STIMULATING READING AND WRITTING |
title_full_unstemmed |
A BRIDGE THROUGH WRITTING: NARRATIVITY IN RPG STIMULATING READING AND WRITTING |
title_sort |
A BRIDGE THROUGH WRITTING: NARRATIVITY IN RPG STIMULATING READING AND WRITTING |
author |
CARLOS EDUARDO KLIMICK PEREIRA |
author_facet |
CARLOS EDUARDO KLIMICK PEREIRA |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv |
19489080772 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
19489080772 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/4700246374439911 |
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv |
ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA |
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/4700246374439911 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
LUCELENA FERREIRA |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
ERICO BRAGA BARBOSA LIMA |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
PINA MARIA ARNOLDI COCO |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
00367170701 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/5151586037029651 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CARLOS EDUARDO KLIMICK PEREIRA |
contributor_str_mv |
ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA LUCELENA FERREIRA ERICO BRAGA BARBOSA LIMA PINA MARIA ARNOLDI COCO ELIANA LUCIA MADUREIRA YUNES GARCIA |
description |
Uma ponte pela escrita é uma tese de doutoramento em Letras, na área de Literatura Brasileira, pela PUC-Rio com pesquisa realizada de 2004 a 2008, enfocando a aquisição de habilidades de leitura e escrita. Professores em diversos níveis de ensino reclamam que seus alunos lêem e escrevem cada vez menos e pior. Contudo, no altamente interativo meio da Internet cresce o volume de e-mails e o número de blogs, websites, fotologs etc. Portanto, parece plausível que trazer um nível mais evidente de interatividade na relação do leitor com a obra literária e os colegas poderia ser um caminho para despertar o gosto pela leitura e escrita nos estudantes. As histórias interativas conhecidas como RPG (role playing game) teriam característica mobilizadoras e facilitadoras que poderiam ser úteis para resgatar o espaço da literatura nas escolas. Esta hipótese foi testada em quatro pesquisas de campo realizadas: alunos de graduação na universidade; alunos do Ensino Médio da rede pública; alunos adolescentes do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES): grupos de voluntários fora do ambiente escolar. O objetivo foi estimular a leitura ao motivar uma escrita criativa a partir das narrativas vivenciadas interativamente pelos alunos e voluntários. Métodos de pesquisa incluíram observações, entrevistas, questionários e análises de dados. O método TNI (Técnicas para Narrativas Interativas) para utilização de histórias interativas para fins didáticos foi desenvolvido durante a pesquisa. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-04-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25736@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25736@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25736@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25736@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM LETRAS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324923239038976 |