[pt] PASSADO PRESENTE – LENDO PEDRO NAVA NO SÉCULO XXI
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16431@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16431@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16431 |
Resumo: | [pt] O presente trabalho propõe uma perspectiva de leitura, em vertente contemporânea, das memórias de Pedro Nava, a partir das propostas teóricocríticas formuladas por Paul Zumthor, Susan Sontag e, em especial, Hans Ulrich Gumbrecht. O conceito de produção de presença, cunhado por este estudioso, serviu como ponto de partida para a análise da construção da escrita naviana, que se concentrou, em particular, no 2º volume das memórias, Balão Cativo, onde, tratando-se da passagem da infância à adolescência, enfatiza-se a formação do memorialista como leitor contumaz. Determinou-se enfocar o texto pelo prisma da leitura de jovens e adolescentes de hoje, destacando seus hábitos característicos. Esse perfil de leitor foi confrontado com as peculiaridades que identificam a autora da dissertação como leitora também jovem. As múltiplas vozes que interpenetram o caminho de leitura da mesma foram responsáveis pela escolha do objeto de pesquisa. Por sua potência de produzir presença, a escrita de Nava incentiva o abandono da leitura passiva, pois possibilita uma participação perceptivo-intelectual na narrativa, permitindo aproximar as experiências de leitura, peculiares à autora, das práticas interativas de seus contemporâneos. Por essa vertente, o estudo crítico das estratégias concretizadoras empregadas na construção textual de Nava constitui o cerne do trabalho. |
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[pt] PASSADO PRESENTE – LENDO PEDRO NAVA NO SÉCULO XXI [en] PAST PRESENT - READING PEDRO NAVA IN THE 21ST CENTURY [pt] LEITURA[pt] PRODUCAO[pt] SENTIDO[pt] PEDRO NAVA[pt] MEMORIA[pt] LINGUAGEM[en] READING[en] PRODUCTION[en] SENSE[en] PEDRO NAVA[en] MEMORY[en] LANGUAGE[pt] O presente trabalho propõe uma perspectiva de leitura, em vertente contemporânea, das memórias de Pedro Nava, a partir das propostas teóricocríticas formuladas por Paul Zumthor, Susan Sontag e, em especial, Hans Ulrich Gumbrecht. O conceito de produção de presença, cunhado por este estudioso, serviu como ponto de partida para a análise da construção da escrita naviana, que se concentrou, em particular, no 2º volume das memórias, Balão Cativo, onde, tratando-se da passagem da infância à adolescência, enfatiza-se a formação do memorialista como leitor contumaz. Determinou-se enfocar o texto pelo prisma da leitura de jovens e adolescentes de hoje, destacando seus hábitos característicos. Esse perfil de leitor foi confrontado com as peculiaridades que identificam a autora da dissertação como leitora também jovem. As múltiplas vozes que interpenetram o caminho de leitura da mesma foram responsáveis pela escolha do objeto de pesquisa. Por sua potência de produzir presença, a escrita de Nava incentiva o abandono da leitura passiva, pois possibilita uma participação perceptivo-intelectual na narrativa, permitindo aproximar as experiências de leitura, peculiares à autora, das práticas interativas de seus contemporâneos. Por essa vertente, o estudo crítico das estratégias concretizadoras empregadas na construção textual de Nava constitui o cerne do trabalho.[en] This paper proposes a reading perspective, in a contemporary view, of the memories of Pedro Nava, from the theoretical-critical proposals as developed by Paul Zumthor, Susan Sontag and especially Hans Ulrich Gumbrecht. The concept of presence production, as created by this scholar, served as the bottom line for the analysis of the navian writing construction, which focused, in particular, on the 2nd volume of the memories, Balão Cativo, where, being the passage from childhood to adolescence, the formation of the author of the memories as an obstinate reader is emphasized. The focus of the text has been given under the reading point of view of youngsters and adolescents of today, pointing out their characteristic habits. This reader’s profile has been confronted with the peculiarities identifying the author of the dissertation as a reader who is also young. The multiple voices that interpenetrate her way of reading were responsible for the choice of the research object. Due to its potentiality to produce presence, Nava’s writing stimulates the abandonment of the passive reading, for he enables a perceptive-intellectual participation in the narrative, allowing the reading experiences to become closer, in a peculiar way to the author, to the interactive practices of the contemporaries. Under this view, the critical study of the materializing strategies used in Nava’s text construction constituted the core of the paper.MAXWELLMARILIA ROTHIER CARDOSOCATIANE DE ARAUJO PIMENTEL2010-10-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16431@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16431@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16431porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-22T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:16431Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-08-22T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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[pt] O presente trabalho propõe uma perspectiva de leitura, em vertente contemporânea, das memórias de Pedro Nava, a partir das propostas teóricocríticas formuladas por Paul Zumthor, Susan Sontag e, em especial, Hans Ulrich Gumbrecht. O conceito de produção de presença, cunhado por este estudioso, serviu como ponto de partida para a análise da construção da escrita naviana, que se concentrou, em particular, no 2º volume das memórias, Balão Cativo, onde, tratando-se da passagem da infância à adolescência, enfatiza-se a formação do memorialista como leitor contumaz. Determinou-se enfocar o texto pelo prisma da leitura de jovens e adolescentes de hoje, destacando seus hábitos característicos. Esse perfil de leitor foi confrontado com as peculiaridades que identificam a autora da dissertação como leitora também jovem. As múltiplas vozes que interpenetram o caminho de leitura da mesma foram responsáveis pela escolha do objeto de pesquisa. Por sua potência de produzir presença, a escrita de Nava incentiva o abandono da leitura passiva, pois possibilita uma participação perceptivo-intelectual na narrativa, permitindo aproximar as experiências de leitura, peculiares à autora, das práticas interativas de seus contemporâneos. Por essa vertente, o estudo crítico das estratégias concretizadoras empregadas na construção textual de Nava constitui o cerne do trabalho. |
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