PLAYBOY: A ESTÉTICA DO INATINGÍVEL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: EDNEY CLEMENTE DE SOUZA
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16490@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16490@2
Resumo: O aprimoramento das ferramentas digitais de tratamento de imagem vem provocando uma interferência cada vez maior no processo de criação de peças publicitárias ou editoriais. Com isso, podemos presenciar o fenômeno de pictorialização da fotografia, em que passamos a experimentar imagens nas quais temos cada vez mais dificuldade em inferir quais elementos são fotográficos e quais foram inseridos posteriormente. Tal fenômeno produz resultado estético, aqui definido como (estética do inatingível), que não possui correspondência no mundo reale o escopo deste trabalho é analisar os desdobramentos comportamentais e sócio-culturais desta forma específica de representação do mundo, assim como o comprometimento autoral das partes envolvidas: indústria midiática enquanto estrutura produtiva, seus profissionais e seus espectadores.
id PUC_RIO-1_7f27e88ff498dda2b4b3648d219b24cf
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:16490
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPLAYBOY: A ESTÉTICA DO INATINGÍVELPLAYBOY: THE UNATTAINABLE AESTHETIC2009-03-13JOSE CARLOS SOUZA RODRIGUES27474674734lattes.cnpq.br/0648443449014438JOSE CARLOS SOUZA RODRIGUESEVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHALEONEL AZEVEDO DE AGUIARJULIO CESAR DE SOUZA TAVARESEDNEY CLEMENTE DE SOUZAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM COMUNICAÇÃO SOCIALPUC-RioBRO aprimoramento das ferramentas digitais de tratamento de imagem vem provocando uma interferência cada vez maior no processo de criação de peças publicitárias ou editoriais. Com isso, podemos presenciar o fenômeno de pictorialização da fotografia, em que passamos a experimentar imagens nas quais temos cada vez mais dificuldade em inferir quais elementos são fotográficos e quais foram inseridos posteriormente. Tal fenômeno produz resultado estético, aqui definido como (estética do inatingível), que não possui correspondência no mundo reale o escopo deste trabalho é analisar os desdobramentos comportamentais e sócio-culturais desta forma específica de representação do mundo, assim como o comprometimento autoral das partes envolvidas: indústria midiática enquanto estrutura produtiva, seus profissionais e seus espectadores.The improvement of digital tools for the treatment of images provokes an increasing interference on the process of creation of editorial and advertising works. For this reason, it is possible to witness in photography a phenomenon we call pictorialisation. We mean by this word that nowadays we experience images in which it is becoming more and more difficult to discriminate elements belonging to the photography from those introduced afterwards. Such phenomenon has an aesthetic result, here defined as (aesthetic of the unattainable), that finds no correspondent in the real world. The purpose of the present work is to analyze the behavioral and social-cultural consequences of this specific form of representation of the world, as well as the authorial participation of the parts involved: the media industry as a productive structure, its workers and its spectators.Tal fenômeno produz resultado estético que não possui correspondência no mundo real, aqui definido como (estética do inatingível), e o escopo deste trabalho é analisar os desdobramentos comportamentais e sócioculturais desta forma específica de representação do mundo, assim como o comprometimento autoral das partes envolvidas: indústria midiática enquanto estrutura produtiva, seus profissionais e seus espectadores.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16490@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16490@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:09:20Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:16490Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv PLAYBOY: A ESTÉTICA DO INATINGÍVEL
dc.title.alternative.en.fl_str_mv PLAYBOY: THE UNATTAINABLE AESTHETIC
title PLAYBOY: A ESTÉTICA DO INATINGÍVEL
spellingShingle PLAYBOY: A ESTÉTICA DO INATINGÍVEL
EDNEY CLEMENTE DE SOUZA
title_short PLAYBOY: A ESTÉTICA DO INATINGÍVEL
title_full PLAYBOY: A ESTÉTICA DO INATINGÍVEL
title_fullStr PLAYBOY: A ESTÉTICA DO INATINGÍVEL
title_full_unstemmed PLAYBOY: A ESTÉTICA DO INATINGÍVEL
title_sort PLAYBOY: A ESTÉTICA DO INATINGÍVEL
dc.creator.ID.none.fl_str_mv
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author EDNEY CLEMENTE DE SOUZA
author_facet EDNEY CLEMENTE DE SOUZA
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv JOSE CARLOS SOUZA RODRIGUES
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 27474674734
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/0648443449014438
dc.contributor.referee1.fl_str_mv JOSE CARLOS SOUZA RODRIGUES
dc.contributor.referee2.fl_str_mv EVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHA
dc.contributor.referee3.fl_str_mv LEONEL AZEVEDO DE AGUIAR
dc.contributor.referee4.fl_str_mv JULIO CESAR DE SOUZA TAVARES
dc.contributor.author.fl_str_mv EDNEY CLEMENTE DE SOUZA
contributor_str_mv JOSE CARLOS SOUZA RODRIGUES
JOSE CARLOS SOUZA RODRIGUES
EVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHA
LEONEL AZEVEDO DE AGUIAR
JULIO CESAR DE SOUZA TAVARES
description O aprimoramento das ferramentas digitais de tratamento de imagem vem provocando uma interferência cada vez maior no processo de criação de peças publicitárias ou editoriais. Com isso, podemos presenciar o fenômeno de pictorialização da fotografia, em que passamos a experimentar imagens nas quais temos cada vez mais dificuldade em inferir quais elementos são fotográficos e quais foram inseridos posteriormente. Tal fenômeno produz resultado estético, aqui definido como (estética do inatingível), que não possui correspondência no mundo reale o escopo deste trabalho é analisar os desdobramentos comportamentais e sócio-culturais desta forma específica de representação do mundo, assim como o comprometimento autoral das partes envolvidas: indústria midiática enquanto estrutura produtiva, seus profissionais e seus espectadores.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-03-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16490@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16490@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16490@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16490@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM COMUNICAÇÃO SOCIAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324907220992000