[pt] GONZAGUINHA, O ETERNO APRENDIZ: A ARTE DE RECOMEÇAR DE UM GUERREIRO MENINO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53375@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53375@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53375 |
Resumo: | [pt] Este trabalho tem como objetivo reler vida e obra de Gonzaguinha a partir da perspectiva do moleque, voltando se para o gesto político pedagógico que o artista faz ao colocar o seu guerreiro me nino na rua principal da vida e como protagonista de seu fazer artístico. Ao enaltecer a sua proposta musical de sempre começar tudo ou tra vez, analisamos como essa filosofia de vida reverbera em alguns de seus escritos , percorrendo por entrevistas, matéri as de jornais, biografia, produções acadêmicas, canções, rastros e vestígios. Nesse contexto, esta pesquisa se debruça sobre a espontan eida de do Gonzaguinha moleque tão presente nas suas vivências da infância e adolescência no Morro de São Carlos. Em segui da, apresenta a postura de eterno aprendiz adotada pelo artista, bem como a importância das histórias, das lições diárias e dos ensinam ento s que aprende no encontro com as pessoas pela estrada a fora. Assim, ao se jogar na vida de viajante, Gonzaga Junior se coloca como sujeito da experiência, sempre disposto a dobrar novas esquinas e a recomeçar. Por fim, pensa se uma arte de recomeçar encarnada profundamente em vida e obra de Gonzaguinha, que só é possível pela sua postura de moleque. |
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[pt] GONZAGUINHA, O ETERNO APRENDIZ: A ARTE DE RECOMEÇAR DE UM GUERREIRO MENINO[en] GONZAGUINHA, THE ETERNAL APPRENTICE: THE ART OF STARTING OVER FROM A GUERREIRO MENINO[pt] MUSICA POPULAR BRASILEIRA[pt] MOLEQUE[pt] ETERNO APRENDIZ[pt] GONZAGUINHA[pt] CANCAO POPULAR[en] POPULAR BRAZILIAN MUSIC[en] BOY[en] ETERNAL APPRENTICE[en] GONZAGUINHA[en] POPULAR SONG[pt] Este trabalho tem como objetivo reler vida e obra de Gonzaguinha a partir da perspectiva do moleque, voltando se para o gesto político pedagógico que o artista faz ao colocar o seu guerreiro me nino na rua principal da vida e como protagonista de seu fazer artístico. Ao enaltecer a sua proposta musical de sempre começar tudo ou tra vez, analisamos como essa filosofia de vida reverbera em alguns de seus escritos , percorrendo por entrevistas, matéri as de jornais, biografia, produções acadêmicas, canções, rastros e vestígios. Nesse contexto, esta pesquisa se debruça sobre a espontan eida de do Gonzaguinha moleque tão presente nas suas vivências da infância e adolescência no Morro de São Carlos. Em segui da, apresenta a postura de eterno aprendiz adotada pelo artista, bem como a importância das histórias, das lições diárias e dos ensinam ento s que aprende no encontro com as pessoas pela estrada a fora. Assim, ao se jogar na vida de viajante, Gonzaga Junior se coloca como sujeito da experiência, sempre disposto a dobrar novas esquinas e a recomeçar. Por fim, pensa se uma arte de recomeçar encarnada profundamente em vida e obra de Gonzaguinha, que só é possível pela sua postura de moleque.[en] This work aims to reread life and work of Gonzaguinha from t he moleque s perspective that drives the artist s political pedagogical gesture by placing his guerreiro menino (warrior fighter/ labor kiddo in the main street of life and as protagonist of his artistic work. T o understand his life philosophy while praising his musical proposal of always start ing over, I choose to analy ze interviews, newspaper articles, biography, academic productions, songs, tracks and traces . In this search to perceive the knowledge delivered by the artist, I focus on the so present kid do s pontaneity learned from Gonzaguinha s boyhood experiences in the streets and alleys of Morro de São Carlos . Then I br ing out his position ing as an eternal apprentice as well the significance of his stories, daily lessons teachings, and learning s by en coun tering people down the road Thus, wishing to throw himself into a traveler s life , he faces multiple experiences , an d doubt s as the subject of experience always willing to take new turns and start all over again. Finally, I think of an art of starting aga in incarnated deeply in the life and work o Gonzaguinha , which is only possible because of his moleque s standingMAXWELLJULIO CESAR VALLADAO DINIZBEATRIZ PACHECO FREITAS2021-06-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53375@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53375@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53375porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-22T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:53375Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-22T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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