[pt] FILOSOFIA, RETÓRICA E EDUCAÇÃO NO PENSAMENTO DE ISÓCRATES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARLOS MONTEIRO JUNIOR
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27940@1
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http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27940
Resumo: [pt] A presente tese pretende analisar o modo como a educação filosófica era identificada, pensada e discutida na Atenas do século IV a.C., especificamente em sua interseção com a retórica. Para isso, optamos por utilizar os textos e o pensamento de Isócrates como principal referência, destacando neles os movimentos existentes de identificação da filosofia e de sua educação. Um dos objetivos centrais desta tese é destacar a importância de Isócrates nesse processo de formação da filosofia grega, ressaltando o grande valor dos textos desse autor na análise arqueológica da educação filosófica. A partir desse tema, chegaremos a uma discussão sobre o papel do filósofo na formação dos cidadãos, tema que se tornou bastante frequente nas universidades brasileiras nas últimas décadas após a obrigação legal que inseriu a disciplina filosofia na Educação Básica em todo o país. Acreditamos que analisar esse período embrionário da filosofia, no qual ela foi pensada como um instrumento imprescindível para a formação cívica dos cidadãos, pode estimular reflexões e inquietações acerca do papel dado ao pensamento filosófico na formação dos jovens atualmente, mesmo que sejam outros os valores propostos e o contexto cultural em questão.
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