[pt] A EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR NO MOVIMENTO OPERÁRIO DA PRIMEIRA REPÚBLICA NO RIO DE JANEIRO: APROPRIAÇÕES E TRADUÇÕES DO PENSAMENTO DE PIERRE-JOSEPH PROUDHON
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24075@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24075@3 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24075 |
Resumo: | [pt] A tese analisa a educação do trabalhador no Movimento Operário da Primeira República no Rio de Janeiro, propondo-se a explicitar a concepção de educação do trabalhador que se consolidou no contexto da classe operária brasileira sob a influência das ideias socialistas e anarquistas, ressaltando o pensamento de Pierre-Joseph Proudhon. A pesquisa buscou também compreender o modo como se deu a penetração do pensamento educacional libertário no Movimento Operário. Igualmente, pretendeu analisar e descrever as condições históricas concretas – políticas, econômicas e institucionais – em que o pensamento educacional idealizado pela classe operária se constituiu, particularmente após o advento da República (1889) até o início da década de 1920, época próxima à Revolução Russa iniciada em 1917, tendo em vista as transformações políticas dela resultantes para a classe trabalhadora nacional. Para tanto, utilizou como fontes documentais os jornais e revistas publicados a partir da segunda metade do século XX até a década de 1920, principalmente aqueles publicados no Município do Rio de Janeiro. Os procedimentos metodológicos adotados são os da pesquisa historiográfica, no que se refere ao tratamento das fontes e à interpretação dos dados obtidos. Verificou-se que a educação em Proudhon pretende que o indivíduo alcance a autonomia intelectual, moral e profissional, atuando na sociedade em busca de sua liberdade e da liberdade dos outros. O caráter libertário das ideias desse pensador permite-lhe pensar a escola como o espaço necessário à formação e à realização intelectual, profissional e social dos jovens em um sentido integral, tendo em vista que a educação tem no trabalho um instrumento organizador e emancipador das personalidades individuais, o que favorece sua atuação no contexto da coletividade. |
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[pt] A EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR NO MOVIMENTO OPERÁRIO DA PRIMEIRA REPÚBLICA NO RIO DE JANEIRO: APROPRIAÇÕES E TRADUÇÕES DO PENSAMENTO DE PIERRE-JOSEPH PROUDHON[fr] L ÉDUCATION DU TRAVAILLEUR DANS LE MOUVEMENT OUVRIER DE PREMIÈRE RÉPUBLIQUE À RIO DE JANEIRO: APPROPRIATIONS ET TRADUCTIONS DE LA PENSÉE DE PIERRE-JOSEPH PROUDHON[pt] REPUBLICA VELHA[pt] EDUCACAO DO TRABALHADOR[pt] EDUCACAO LIBERTARIA[pt] MOVIMENTO OPERARIO NO RIO DE JANEIRO[pt] PIERRE-JOSEPH PROUDHON[fr] VIEILLE REPUBLIQUE[fr] L EDUCATION DU TRAVAILLEUR[fr] L EDUCATION LIBERTAIRE[fr] MOUVEMENT OUVRIER A RIO DE JANEIRO[fr] PIERRE-JOSEPH PROUDHON[pt] A tese analisa a educação do trabalhador no Movimento Operário da Primeira República no Rio de Janeiro, propondo-se a explicitar a concepção de educação do trabalhador que se consolidou no contexto da classe operária brasileira sob a influência das ideias socialistas e anarquistas, ressaltando o pensamento de Pierre-Joseph Proudhon. A pesquisa buscou também compreender o modo como se deu a penetração do pensamento educacional libertário no Movimento Operário. Igualmente, pretendeu analisar e descrever as condições históricas concretas – políticas, econômicas e institucionais – em que o pensamento educacional idealizado pela classe operária se constituiu, particularmente após o advento da República (1889) até o início da década de 1920, época próxima à Revolução Russa iniciada em 1917, tendo em vista as transformações políticas dela resultantes para a classe trabalhadora nacional. Para tanto, utilizou como fontes documentais os jornais e revistas publicados a partir da segunda metade do século XX até a década de 1920, principalmente aqueles publicados no Município do Rio de Janeiro. Os procedimentos metodológicos adotados são os da pesquisa historiográfica, no que se refere ao tratamento das fontes e à interpretação dos dados obtidos. Verificou-se que a educação em Proudhon pretende que o indivíduo alcance a autonomia intelectual, moral e profissional, atuando na sociedade em busca de sua liberdade e da liberdade dos outros. O caráter libertário das ideias desse pensador permite-lhe pensar a escola como o espaço necessário à formação e à realização intelectual, profissional e social dos jovens em um sentido integral, tendo em vista que a educação tem no trabalho um instrumento organizador e emancipador das personalidades individuais, o que favorece sua atuação no contexto da coletividade.[fr] La thèse analyse l éducation du travailleur dans le Mouvement Ouvrier de la Première République au Rio de Janeiro avec l objectif principal d expliciter la conception de l éducation du travailleur qui s est consolidée à l interieur de la classe ouvrière brésilienne sous l influence des idées socialistes et anarchiques, mettant en évidence la pensée de Pierre-Joseph Proudhon. La recherche a cherché aussi à comprendre la manière dont la pensée éducative libertaire a penetré dans le Mouvement ouvrier. Également, on a cherché d’analyser et décrire les conditions historiques concrètes - politiques, économiques et institutionnelles – dans lesquelles s est constituée la pensée scolaire idéalisée par la classe ouvrière, particulièrement après l avènement de la République (1889) jusqu au début de la décennie de 1920, proche à l époque de la Révolution Russe éclodie en 1917, en vue des transformations politiques (...) résultantes pour la classe ouvrière nationale. On a utilisé comme sources documentaires les journaux et les revues publiés depuis la seconde moitié du XXème siècle jusqu à la décennie de 1920, principalement ceux qui ont été publiés dans la Ville de Rio de Janeiro. Les procédures méthodologiques adoptées sont ceux de la recherche historiographique, en ce qui concerne le traitement des sources et (...) l interprétation des données obtenues. On a constaté que l éducation dans la pensée de Proudhon veut construire l autonomie intellectuelle, morale et professionnelle des individus, en agissant dans la société pour sa liberté et de la liberté des autres. Le caractère libertaire des idées de ce penseur lui permet de penser l école comme l espace nécessaire à la formation et à la réalisation intellectuelle, professionnelle et sociale des jeunes dans un sens intégral, en considerant l éducation comme un instrument organisateur et émancipateur des personnalités individuelles, ce qui favorise sa performance à l’interieur de la communauté.MAXWELLANA WALESKA POLLO CAMPOS MENDONCALUIZA ANGELICA PASCHOETO GUIMARAES2015-02-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24075@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24075@3http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24075porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-02T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:24075Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-08-02T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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