[pt] ESTUDO EXPERIMENTAL DA RESISTÊNCIA À TRAÇÃO DE PLACAS DE ANCORAGEM EMBUTIDAS EM CONCRETO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4239@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4239@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4239 |
Resumo: | [pt] Placas de ancoragem embutidas em concreto são empregadas, geralmente, com a finalidade de permitir a fixação de elementos para a introdução de cargas concentradas nas estruturas de concreto, bem como viabilizar as ligações estruturais entre componentes pré-fabricados. As placas são ancoradas no concreto através de pinos soldados a elas. Estas placas são bastante empregadas em estruturas de usinas nucleares onde um grande número de equipamentos e tubulações são apoiados na estrutura de concreto. A pesquisa é de natureza experimental e tem como objetivo investigar a redução da resistência à tração de placas de ancoragem com grupo de chumbadores, placas instaladas com pequena distância dos bordos do elemento de concreto, e também de duas placas adjacentes, devido a interferência de seus cones de ruptura. A eficiência de uma armadura de suspensão (que transmite a carga além do cone de ruptura), também é verificada. Os resultados experimentais sugerem uma notável redução da resistência à tração para placas com grupo de chumbadores, e que o uso da armadura de suspensão para placa instalada nas proximidades do bordo do elemento de concreto não é muito eficiente. A armadura de suspensão apresentou um bom rendimento quando foi empregada em placas com grupo de chumbadores. Os resultados teóricos obtidos através de equações desenvolvidas para estimativa da carga de ruptura, apresentaram, de maneira geral, uma boa aproximação quando comparados com os resultados experimentais. |
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[pt] ESTUDO EXPERIMENTAL DA RESISTÊNCIA À TRAÇÃO DE PLACAS DE ANCORAGEM EMBUTIDAS EM CONCRETO [en] EXPERIMENTAL STUDY ON THE TENSILE STRENGTH OF ANCHORAGE PLATES EMBEDDED IN CONCRETE [pt] RESISTENCIA A TRACAO[pt] PLACAS DE ANCORAGEM[pt] PINOS[pt] CHUMBADOR[en] TENSILE STRENGTH[en] ANCHORAGE PLATES[en] STUDS[en] FASTENERS[pt] Placas de ancoragem embutidas em concreto são empregadas, geralmente, com a finalidade de permitir a fixação de elementos para a introdução de cargas concentradas nas estruturas de concreto, bem como viabilizar as ligações estruturais entre componentes pré-fabricados. As placas são ancoradas no concreto através de pinos soldados a elas. Estas placas são bastante empregadas em estruturas de usinas nucleares onde um grande número de equipamentos e tubulações são apoiados na estrutura de concreto. A pesquisa é de natureza experimental e tem como objetivo investigar a redução da resistência à tração de placas de ancoragem com grupo de chumbadores, placas instaladas com pequena distância dos bordos do elemento de concreto, e também de duas placas adjacentes, devido a interferência de seus cones de ruptura. A eficiência de uma armadura de suspensão (que transmite a carga além do cone de ruptura), também é verificada. Os resultados experimentais sugerem uma notável redução da resistência à tração para placas com grupo de chumbadores, e que o uso da armadura de suspensão para placa instalada nas proximidades do bordo do elemento de concreto não é muito eficiente. A armadura de suspensão apresentou um bom rendimento quando foi empregada em placas com grupo de chumbadores. Os resultados teóricos obtidos através de equações desenvolvidas para estimativa da carga de ruptura, apresentaram, de maneira geral, uma boa aproximação quando comparados com os resultados experimentais.[en] Anchorage plates embedded in concrete are used with the purpose of allowing the fixation of elements for the introduction of concentrated loads into concrete structures, as well as to make possible the structural connections between prefabricated components. The plates are anchored in the concrete through studs welded to them. These plates are used in structures of nuclear power stations where a great number of equipments and pipings are fixed in the concrete structure. The research is of experimental nature and its objective is to investigate the reduction of the tensile strength of multiple studs group, anchorage plates located close to a free edge, and also of two adjacent plates, due to interference of failure concrete cones. The efficiency of an additional reinforcement (that transfers the load beyond the concrete cone), is also addressed. The experimental results suggest a significant reduction of the tensile strength for plates with studs group, and that the use of the additional reinforcement for anchorage plates located close to a free edge is not too efficient. The additional reinforcement presented a good efficiency when it was used in plates with studs group. The theoretical results obtained from equations developed to estimate the concrete failure load show, in a general way, a good agreement with the experimental results. MAXWELLGIUSEPPE BARBOSA GUIMARAESGIUSEPPE BARBOSA GUIMARAESWALTER EDGLEY DE OLIVEIRA2003-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4239@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4239@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4239porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-13T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:4239Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-03-13T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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[pt] Placas de ancoragem embutidas em concreto são empregadas, geralmente, com a finalidade de permitir a fixação de elementos para a introdução de cargas concentradas nas estruturas de concreto, bem como viabilizar as ligações estruturais entre componentes pré-fabricados. As placas são ancoradas no concreto através de pinos soldados a elas. Estas placas são bastante empregadas em estruturas de usinas nucleares onde um grande número de equipamentos e tubulações são apoiados na estrutura de concreto. A pesquisa é de natureza experimental e tem como objetivo investigar a redução da resistência à tração de placas de ancoragem com grupo de chumbadores, placas instaladas com pequena distância dos bordos do elemento de concreto, e também de duas placas adjacentes, devido a interferência de seus cones de ruptura. A eficiência de uma armadura de suspensão (que transmite a carga além do cone de ruptura), também é verificada. Os resultados experimentais sugerem uma notável redução da resistência à tração para placas com grupo de chumbadores, e que o uso da armadura de suspensão para placa instalada nas proximidades do bordo do elemento de concreto não é muito eficiente. A armadura de suspensão apresentou um bom rendimento quando foi empregada em placas com grupo de chumbadores. Os resultados teóricos obtidos através de equações desenvolvidas para estimativa da carga de ruptura, apresentaram, de maneira geral, uma boa aproximação quando comparados com os resultados experimentais. |
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