[pt] O CONCEITO DE APERCEPÇÃO E O PROBLEMA LEIBNIZIANO DA CONSCIÊNCIA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20272@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20272@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20272 |
Resumo: | [pt] O conceito de apercepção reflete o traço fundamental da teoria leibniziana da percepção, que desassocia o ato de perceber da consciência. Entretanto, a série de percepções das mônadas é, segundo o filósofo, regida pelo princípio do contínuo, o que gera uma dificuldade quando se tenta entender a apercepção como uma percepção de segunda ordem e descontínua em relação às percepções. Por este motivo, sustentaremos que a melhor interpretação do conceito leibniziano de apercepção é aquela segundo a qual a consciência é fruto do aumento no grau de distinção das percepções de primeira ordem, sendo desnecessário o recurso a percepções de segunda ordem. |
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[pt] O CONCEITO DE APERCEPÇÃO E O PROBLEMA LEIBNIZIANO DA CONSCIÊNCIA [en] THE CONCEPT OF APPERCEPTION AND THE LEIBNIZIAN PROBLEM OF CONSCIOUSNESS [pt] PERCEPCAO[pt] LEIBNIZ[pt] CONSCIENCIA[en] PERCEPTION[en] LEIBNIZ[en] CONSCIOUSNESS[pt] O conceito de apercepção reflete o traço fundamental da teoria leibniziana da percepção, que desassocia o ato de perceber da consciência. Entretanto, a série de percepções das mônadas é, segundo o filósofo, regida pelo princípio do contínuo, o que gera uma dificuldade quando se tenta entender a apercepção como uma percepção de segunda ordem e descontínua em relação às percepções. Por este motivo, sustentaremos que a melhor interpretação do conceito leibniziano de apercepção é aquela segundo a qual a consciência é fruto do aumento no grau de distinção das percepções de primeira ordem, sendo desnecessário o recurso a percepções de segunda ordem.[en] The concept of apperception reflects the fundamental feature of Leibniz’s theory of perception, a theory which dissociates the act of perceiving from consciousness. However, the monads` series of perceptions is, according to the philosopher, governed by the principle of continuity, and this entails some difficulties when one tries to understand apperception as a perception of second-order and discontinuous in relation to the other perceptions. For that reason, we will defend that the best interpretation of Leibniz’s concept of apperception is that consciousness results from an increase in the degree of distinction of first-order perceptions, which renders unnecessary the resort to second-level perceptions.MAXWELLDEBORAH DANOWSKIRENATA RAMOS DA SILVA2012-08-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20272@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20272@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20272porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-26T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:20272Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-08-26T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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