[pt] ABANDONO ESCOLAR COMPULSÓRIO DE MENINAS: TRABALHO REPRODUTIVO E TRABALHO DOMÉSTICO NA MODERNIDADE/COLONIALIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FLAVIA MARIA CAVALLO PFEIL
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50737&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50737&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.50737
Resumo: [pt] Esta pesquisa tem como objetivo analisar as especificidades do dito abandono escolar de meninas da rede pública de ensino. A partir do diálogo com autoras/es feministas, descoloniais e antirracistas, buscamos deflagrar as persistências da lógica colonial, essencialmente racista e patriarcal, na modernidade/colonialidade e seus efeitos na vida de meninas e mulheres das classes subalternizadas. Analisamos que a produção do fracasso e/ou do abandono escolar de meninas, assim como o de meninos, na maioria das vezes tem relação com as desigualdades econômicas e raciais que estruturam nossa sociedade. No entanto, no caso das meninas, por terem historicamente, pela ordem patriarcal, suas capacidades reprodutivas e sexuais como alvo de controle e exploração, seu afastamento da escola apresenta razões peculiares. Elas se relacionam com divisão sexual do trabalho, que coloca o trabalho reprodutivo e o trabalho doméstico como funções naturais e prioritárias do denominado sexo feminino, posicionando outras atividades em lugar de menor importância. Operando na colonialidade, a educação também pode desempenhar um papel importante neste processo. Ao (re)produzir discursos e práticas que reforçam os papéis sexuais, perpetua a ideia de que a escolarização é secundária para as meninas, contribuindo para o abandono escolar.
id PUC_RIO-1_81dab553792c1bd3863913a9b0f4d38e
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:50737
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] ABANDONO ESCOLAR COMPULSÓRIO DE MENINAS: TRABALHO REPRODUTIVO E TRABALHO DOMÉSTICO NA MODERNIDADE/COLONIALIDADE[en] GIRL S COMPULSORY SCHOOL ABANDONMENT: REPRODUCTIVE WORK AND DOMESTIC WORK IN MODERNITY/COLONIALITY[pt] RACISMO[pt] ABANDONO ESCOLAR[pt] TRABALHO REPRODUTIVO[pt] TRABALHO DOMESTICO[pt] COLONIALIDADE[en] RACISM[en] SCHOOL ABANDONMENT[en] REPRODUCTIVE WORK[en] DOMESTIC WORK[en] COLONIALITY[pt] Esta pesquisa tem como objetivo analisar as especificidades do dito abandono escolar de meninas da rede pública de ensino. A partir do diálogo com autoras/es feministas, descoloniais e antirracistas, buscamos deflagrar as persistências da lógica colonial, essencialmente racista e patriarcal, na modernidade/colonialidade e seus efeitos na vida de meninas e mulheres das classes subalternizadas. Analisamos que a produção do fracasso e/ou do abandono escolar de meninas, assim como o de meninos, na maioria das vezes tem relação com as desigualdades econômicas e raciais que estruturam nossa sociedade. No entanto, no caso das meninas, por terem historicamente, pela ordem patriarcal, suas capacidades reprodutivas e sexuais como alvo de controle e exploração, seu afastamento da escola apresenta razões peculiares. Elas se relacionam com divisão sexual do trabalho, que coloca o trabalho reprodutivo e o trabalho doméstico como funções naturais e prioritárias do denominado sexo feminino, posicionando outras atividades em lugar de menor importância. Operando na colonialidade, a educação também pode desempenhar um papel importante neste processo. Ao (re)produzir discursos e práticas que reforçam os papéis sexuais, perpetua a ideia de que a escolarização é secundária para as meninas, contribuindo para o abandono escolar.[en] This research aims to analyze the specificities of the so-called school abandonment of girls from the public school system. Based on the dialogue with feminist, decolonial and anti-racist authors, we seek to trigger the persistence of colonial logic, essentially racist and patriarchal, in modernity/coloniality and its effects on the girls and women from subalternized classes lives. We analyze that girls failure and / or abandonment, as well as boys, are most often the product of the economic and racial inequality that structures our society. However, in the case of girls, who historically have, in the patriarchal order, their reproductive and sexual capacities as a target for control and exploitation, their withdrawal from school has peculiar reasons. They are related to the sexual division of labor, which places reproductive work and domestic work as natural and priority functions of the so-called female sex, placing any other activity in a less important place. Operating in coloniality, education can also have an important role in this process. By (re)producing discourses and practices that reinforce sexual roles, it perpetuates the idea that schooling is secondary for girls, contributing to school abandonment.MAXWELLMARIA HELENA RODRIGUES NAVAS ZAMORAMARIA HELENA RODRIGUES NAVAS ZAMORAFLAVIA MARIA CAVALLO PFEIL2020-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50737&idi=1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50737&idi=2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.50737porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-10T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:50737Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-10T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] ABANDONO ESCOLAR COMPULSÓRIO DE MENINAS: TRABALHO REPRODUTIVO E TRABALHO DOMÉSTICO NA MODERNIDADE/COLONIALIDADE
[en] GIRL S COMPULSORY SCHOOL ABANDONMENT: REPRODUCTIVE WORK AND DOMESTIC WORK IN MODERNITY/COLONIALITY
title [pt] ABANDONO ESCOLAR COMPULSÓRIO DE MENINAS: TRABALHO REPRODUTIVO E TRABALHO DOMÉSTICO NA MODERNIDADE/COLONIALIDADE
spellingShingle [pt] ABANDONO ESCOLAR COMPULSÓRIO DE MENINAS: TRABALHO REPRODUTIVO E TRABALHO DOMÉSTICO NA MODERNIDADE/COLONIALIDADE
FLAVIA MARIA CAVALLO PFEIL
[pt] RACISMO
[pt] ABANDONO ESCOLAR
[pt] TRABALHO REPRODUTIVO
[pt] TRABALHO DOMESTICO
[pt] COLONIALIDADE
[en] RACISM
[en] SCHOOL ABANDONMENT
[en] REPRODUCTIVE WORK
[en] DOMESTIC WORK
[en] COLONIALITY
title_short [pt] ABANDONO ESCOLAR COMPULSÓRIO DE MENINAS: TRABALHO REPRODUTIVO E TRABALHO DOMÉSTICO NA MODERNIDADE/COLONIALIDADE
title_full [pt] ABANDONO ESCOLAR COMPULSÓRIO DE MENINAS: TRABALHO REPRODUTIVO E TRABALHO DOMÉSTICO NA MODERNIDADE/COLONIALIDADE
title_fullStr [pt] ABANDONO ESCOLAR COMPULSÓRIO DE MENINAS: TRABALHO REPRODUTIVO E TRABALHO DOMÉSTICO NA MODERNIDADE/COLONIALIDADE
title_full_unstemmed [pt] ABANDONO ESCOLAR COMPULSÓRIO DE MENINAS: TRABALHO REPRODUTIVO E TRABALHO DOMÉSTICO NA MODERNIDADE/COLONIALIDADE
title_sort [pt] ABANDONO ESCOLAR COMPULSÓRIO DE MENINAS: TRABALHO REPRODUTIVO E TRABALHO DOMÉSTICO NA MODERNIDADE/COLONIALIDADE
author FLAVIA MARIA CAVALLO PFEIL
author_facet FLAVIA MARIA CAVALLO PFEIL
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MARIA HELENA RODRIGUES NAVAS ZAMORA
MARIA HELENA RODRIGUES NAVAS ZAMORA
dc.contributor.author.fl_str_mv FLAVIA MARIA CAVALLO PFEIL
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] RACISMO
[pt] ABANDONO ESCOLAR
[pt] TRABALHO REPRODUTIVO
[pt] TRABALHO DOMESTICO
[pt] COLONIALIDADE
[en] RACISM
[en] SCHOOL ABANDONMENT
[en] REPRODUCTIVE WORK
[en] DOMESTIC WORK
[en] COLONIALITY
topic [pt] RACISMO
[pt] ABANDONO ESCOLAR
[pt] TRABALHO REPRODUTIVO
[pt] TRABALHO DOMESTICO
[pt] COLONIALIDADE
[en] RACISM
[en] SCHOOL ABANDONMENT
[en] REPRODUCTIVE WORK
[en] DOMESTIC WORK
[en] COLONIALITY
description [pt] Esta pesquisa tem como objetivo analisar as especificidades do dito abandono escolar de meninas da rede pública de ensino. A partir do diálogo com autoras/es feministas, descoloniais e antirracistas, buscamos deflagrar as persistências da lógica colonial, essencialmente racista e patriarcal, na modernidade/colonialidade e seus efeitos na vida de meninas e mulheres das classes subalternizadas. Analisamos que a produção do fracasso e/ou do abandono escolar de meninas, assim como o de meninos, na maioria das vezes tem relação com as desigualdades econômicas e raciais que estruturam nossa sociedade. No entanto, no caso das meninas, por terem historicamente, pela ordem patriarcal, suas capacidades reprodutivas e sexuais como alvo de controle e exploração, seu afastamento da escola apresenta razões peculiares. Elas se relacionam com divisão sexual do trabalho, que coloca o trabalho reprodutivo e o trabalho doméstico como funções naturais e prioritárias do denominado sexo feminino, posicionando outras atividades em lugar de menor importância. Operando na colonialidade, a educação também pode desempenhar um papel importante neste processo. Ao (re)produzir discursos e práticas que reforçam os papéis sexuais, perpetua a ideia de que a escolarização é secundária para as meninas, contribuindo para o abandono escolar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50737&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50737&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.50737
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50737&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=50737&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.50737
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1821790177373192192