[fr] ADOLESCENT-ÉTIQUETTE: CONSOMMATION, SIGNIFIÉS ET CONFLITS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7407@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7407@3 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7407 |
Resumo: | [pt] A dissertação aqui apresentada trata das representações sociais e dos significados construídos por adolescentes cariocas em sua relação com o consumo. Durante a pesquisa, alguns elementos concernentes a essa relação foram abordados no processo de observação a respeito dos valores conferidos à moda e à marca na construção da imagem dos adolescentes. A discussão em torno do papel da indústria cultural e de suas estratégias nesse processo, os limites das táticas adolescentes, bem como da própria definição de sua identidade integram o trabalho. Um passaporte para o mundo adulto ou meio de distinção em relação ao mesmo; uma tática de produção de uma imagem assimilável pela sociedade; uma tática de pertencimento a um grupo social; ou um meio de acesso a elementos que trazem bem-estar, foram alguns dos significados atribuídos ao consumo observados durante a pesquisa. |
id |
PUC_RIO-1_83a405f1a02203a60a9aff7c9e8eabd6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:7407 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
[fr] ADOLESCENT-ÉTIQUETTE: CONSOMMATION, SIGNIFIÉS ET CONFLITS[pt] ADOLESCENTE-ETIQUETA: CONSUMO, SIGNIFICADOS E CONFLITOS[pt] REPRESENTACOES SOCIAIS[pt] ADOLESCENTE[pt] CONSUMO[fr] REPRESENTATIONS SOCIALES[fr] CONSOMMATION[pt] A dissertação aqui apresentada trata das representações sociais e dos significados construídos por adolescentes cariocas em sua relação com o consumo. Durante a pesquisa, alguns elementos concernentes a essa relação foram abordados no processo de observação a respeito dos valores conferidos à moda e à marca na construção da imagem dos adolescentes. A discussão em torno do papel da indústria cultural e de suas estratégias nesse processo, os limites das táticas adolescentes, bem como da própria definição de sua identidade integram o trabalho. Um passaporte para o mundo adulto ou meio de distinção em relação ao mesmo; uma tática de produção de uma imagem assimilável pela sociedade; uma tática de pertencimento a um grupo social; ou um meio de acesso a elementos que trazem bem-estar, foram alguns dos significados atribuídos ao consumo observados durante a pesquisa.[fr] L´étude ici présentée porte sur les représentations sociales et les significations construites par des adolescentes cariocas dans leurs rapports à la consommation. Quelques éléments concernant ces rapports ont été traités dans le processus de recherche, sous l´angle des valeurs attribuées à la mode et à la marque, dans la construction de l´image des adolescents. La discussion autour du rôle de la industrie culturelle et de ses stratégies dans ce processus, les limites des tactiques des adolescents, aussi que la définition même de leur identité, intégrent ce travail. Tout le long de la recherche, quelques signifiés attribués par les adolescents ont été repérés: un passeport vers le monde des adultes, ou un moyen de se distinguer para rapport à celui-ci; une tactique pour produire une image assimilable par la société; une tactique d´appartenance à un groupe social; ou bien une forme qui donne accès à des éléments qui apportent bien-être.MAXWELLMARILENA JAMURFRANCINEIDE SILVA SALES2005-11-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7407@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7407@3http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7407porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-17T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:7407Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342024-04-17T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[fr] ADOLESCENT-ÉTIQUETTE: CONSOMMATION, SIGNIFIÉS ET CONFLITS [pt] ADOLESCENTE-ETIQUETA: CONSUMO, SIGNIFICADOS E CONFLITOS |
title |
[fr] ADOLESCENT-ÉTIQUETTE: CONSOMMATION, SIGNIFIÉS ET CONFLITS |
spellingShingle |
[fr] ADOLESCENT-ÉTIQUETTE: CONSOMMATION, SIGNIFIÉS ET CONFLITS FRANCINEIDE SILVA SALES [pt] REPRESENTACOES SOCIAIS [pt] ADOLESCENTE [pt] CONSUMO [fr] REPRESENTATIONS SOCIALES [fr] CONSOMMATION |
title_short |
[fr] ADOLESCENT-ÉTIQUETTE: CONSOMMATION, SIGNIFIÉS ET CONFLITS |
title_full |
[fr] ADOLESCENT-ÉTIQUETTE: CONSOMMATION, SIGNIFIÉS ET CONFLITS |
title_fullStr |
[fr] ADOLESCENT-ÉTIQUETTE: CONSOMMATION, SIGNIFIÉS ET CONFLITS |
title_full_unstemmed |
[fr] ADOLESCENT-ÉTIQUETTE: CONSOMMATION, SIGNIFIÉS ET CONFLITS |
title_sort |
[fr] ADOLESCENT-ÉTIQUETTE: CONSOMMATION, SIGNIFIÉS ET CONFLITS |
author |
FRANCINEIDE SILVA SALES |
author_facet |
FRANCINEIDE SILVA SALES |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
MARILENA JAMUR |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FRANCINEIDE SILVA SALES |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] REPRESENTACOES SOCIAIS [pt] ADOLESCENTE [pt] CONSUMO [fr] REPRESENTATIONS SOCIALES [fr] CONSOMMATION |
topic |
[pt] REPRESENTACOES SOCIAIS [pt] ADOLESCENTE [pt] CONSUMO [fr] REPRESENTATIONS SOCIALES [fr] CONSOMMATION |
description |
[pt] A dissertação aqui apresentada trata das representações sociais e dos significados construídos por adolescentes cariocas em sua relação com o consumo. Durante a pesquisa, alguns elementos concernentes a essa relação foram abordados no processo de observação a respeito dos valores conferidos à moda e à marca na construção da imagem dos adolescentes. A discussão em torno do papel da indústria cultural e de suas estratégias nesse processo, os limites das táticas adolescentes, bem como da própria definição de sua identidade integram o trabalho. Um passaporte para o mundo adulto ou meio de distinção em relação ao mesmo; uma tática de produção de uma imagem assimilável pela sociedade; uma tática de pertencimento a um grupo social; ou um meio de acesso a elementos que trazem bem-estar, foram alguns dos significados atribuídos ao consumo observados durante a pesquisa. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-11-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7407@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7407@3 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7407 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7407@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7407@3 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7407 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814822555158052864 |