[en] DIGITAL INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES USES AND MEANINGS IN THE CONTEXT OF DESIGN TEACHING AND LEARNING
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21993@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21993@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21993 |
Resumo: | [pt] O nosso cotidiano é permeado pelo uso de tecnologias digitais de informação e comunicação, fenômeno esse que também se insere no universo do ensino. A atividade de ensino em Design absorveu uma série de recursos informatizados nas últimas décadas. O reconhecimento de que o campo do Design possui um caráter ideológico faz com que pensemos em formas de atuação dos designers na sociedade. A presente pesquisa se situa na confluência da questão tecnológica, aplicada ao ensino, com o caráter ideológico da atividade de Design. Com o objetivo de contribuir para a ampliação das possibilidades de se entender as formas de atuação dos designers na sociedade, este estudo faz um levantamento das dimensões subjetivas das atividades de ensino-aprendizagem através da mediação tecnológica. A pesquisa é perpassada pela pergunta que questiona em que medida os professores de Design fazem uso de dimensões subjetivas advindas do uso de tecnologias digitais. O contexto de observação de práticas de ensino -aprendizagem foi constituído por algumas turmas de graduação em Design da PUC-Rio, nas quais ocorre uma relação triádica entre professores, tecnologias digitais e alunos. A pesquisa de campo está embasada nos princípios da pesquisa qualitativa e da observação participante. A abordagem da Sociolinguística Interacional é utilizada para a interpretação dos dados colhidos em campo. A questão da subjetividade entendida como coletiva, polifônica e heterogênea – está fundamentada em Guattari e permeia o estudo como um todo. Heidegger e Simondon são autores que trazem conceitos basilares para o entendimento da relação homem/técnica nesta pesquisa. Foi constatado, entre outras observações, que o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação no contexto pedagógico demonstrou ser uma força expressiva no campo do Design assim como uma representação do próprio campo. |
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[en] DIGITAL INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES USES AND MEANINGS IN THE CONTEXT OF DESIGN TEACHING AND LEARNING [pt] USOS E SENTIDOS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM CONTEXTOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO DESIGN [pt] APRENDIZAGEM[pt] TECNICA[pt] ENSINO[pt] SUBJETIVIDADE[pt] DESIGN[pt] TECNOLOGIA[en] LEARNING[en] TECHNIQUE[en] TEACHING[en] SUBJECTIVITY[en] DESIGN[en] TECHNOLOGY[pt] O nosso cotidiano é permeado pelo uso de tecnologias digitais de informação e comunicação, fenômeno esse que também se insere no universo do ensino. A atividade de ensino em Design absorveu uma série de recursos informatizados nas últimas décadas. O reconhecimento de que o campo do Design possui um caráter ideológico faz com que pensemos em formas de atuação dos designers na sociedade. A presente pesquisa se situa na confluência da questão tecnológica, aplicada ao ensino, com o caráter ideológico da atividade de Design. Com o objetivo de contribuir para a ampliação das possibilidades de se entender as formas de atuação dos designers na sociedade, este estudo faz um levantamento das dimensões subjetivas das atividades de ensino-aprendizagem através da mediação tecnológica. A pesquisa é perpassada pela pergunta que questiona em que medida os professores de Design fazem uso de dimensões subjetivas advindas do uso de tecnologias digitais. O contexto de observação de práticas de ensino -aprendizagem foi constituído por algumas turmas de graduação em Design da PUC-Rio, nas quais ocorre uma relação triádica entre professores, tecnologias digitais e alunos. A pesquisa de campo está embasada nos princípios da pesquisa qualitativa e da observação participante. A abordagem da Sociolinguística Interacional é utilizada para a interpretação dos dados colhidos em campo. A questão da subjetividade entendida como coletiva, polifônica e heterogênea – está fundamentada em Guattari e permeia o estudo como um todo. Heidegger e Simondon são autores que trazem conceitos basilares para o entendimento da relação homem/técnica nesta pesquisa. Foi constatado, entre outras observações, que o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação no contexto pedagógico demonstrou ser uma força expressiva no campo do Design assim como uma representação do próprio campo.[en] Our daily life is pervaded by the use of digital information and communication technology, a fact that also takes place in the education arena. The design teaching activity has absorbed a series of computerized resources in recent decades. The recognition that the Design field has an ideological character makes us think about how designers perform in society. This research is situated at the intersection of technological issues as applied to education with the ideological character of the design activity. Aiming at contributing to the understanding of multiple possibilities of designers performance in society, this study raises the subjective dimensions of the teaching and learning activities through technological mediation. The question of the extent to which teachers make use of Design subjective dimensions arising from the use of digital technologies permeates the whole research. The teaching and learning practices observation took place in Design undergraduate classes at PUC-Rio, in which a triadic relationship between teachers, students and digital technologies happened. The field research was based on the principles of qualitative research and participant observation. The interactional sociolinguistics approach was also used in order to help the interpretation process of collected data. The question of subjectivity – understood as collective, polyphonic and heterogeneous – is based on Guattari and permeates and underlies the whole study. In this research, Heidegger and Simondon are authors who bring basic concepts for the understanding of the relationship between man and technique. It has been verified, among other observations, that the use of digital information and communication technology in the pedagogical context proved to be a significant expression of the Design field as well as a representation of the field itself.MAXWELLJACKELINE LIMA FARBIARZBARBARA JANE NECYK2013-09-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21993@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21993@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21993porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-14T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:21993Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-08-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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