ENSINO DE HISTÓRIA E INTERDISCIPLINARIDADE NO 6° ANO CARIOCA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TALITA DE OLIVEIRA COSTA
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53234@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53234@2
Resumo: Esta pesquisa tem como objeto o Ensino de História no modelo de turma intitulado 6° ano Carioca, implementado na prefeitura do Rio de Janeiro desde 2011, na época denominado Projeto 6° Ano Experimental. Essa política pública direcionada às classes de 6° ano defende uma abordagem interdisciplinar dos conteúdos e estende a atuação do professor generalista do primeiro para o segundo segmento do Ensino Fundamental. Diferentemente do que acontece no 6° ano Regular, onde há um professor especialista para cada disciplina, no formato do 6° Carioca o regente se torna responsável por lecionar 5 matérias – Ciências, Geografia, História, Matemática e Português – em apenas uma turma. Levando em conta a média duração e uma consistente expansão de escolas participantes, a dissertação apresenta como objetivos a compreensão da organização do 6° ano Carioca, a análise da política a partir das percepções dos docentes e as estratégias dos professores generalistas para ministrar os conteúdos de História. De natureza qualitativa, a pesquisa utilizou como metodologia entrevistas semiestruturadas e análise documental. Contrariando o discurso da melhoria da qualidade da educação da gestão Eduardo Paes (2009- 2016), o estudo verifica como consequências da política a precarização do ensino, fortemente marcada pela hierarquização de disciplinas com prejuízo para a área de Ciências Humanas, o baixo investimento na formação continuada dos professores, com espaço reduzido para discussão e planejamento da prática da interdisciplinaridade , o agravamento do processo de desprofissionalização docente e o baixo desempenho dos alunos oriundos desse tipo de turma ao longo de sua trajetória escolar.
id PUC_RIO-1_84f5e8552b84799471a0336956c4b7d9
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:53234
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisENSINO DE HISTÓRIA E INTERDISCIPLINARIDADE NO 6° ANO CARIOCA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO HISTORY EDUCATION AND INTERDISCIPLINARY TEACHING IN THE RIO DE JANEIRO 6° ANO CARIOCA 2021-02-25PATRICIA COELHO DA COSTA01088613764lattes.cnpq.br/9350848460353268LUIS REZNIK PATRICIA COELHO DA COSTAJUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLOJUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLOLUIS REZNIK 12420342771TALITA DE OLIVEIRA COSTAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM EDUCAÇÃOPUC-RioBREsta pesquisa tem como objeto o Ensino de História no modelo de turma intitulado 6° ano Carioca, implementado na prefeitura do Rio de Janeiro desde 2011, na época denominado Projeto 6° Ano Experimental. Essa política pública direcionada às classes de 6° ano defende uma abordagem interdisciplinar dos conteúdos e estende a atuação do professor generalista do primeiro para o segundo segmento do Ensino Fundamental. Diferentemente do que acontece no 6° ano Regular, onde há um professor especialista para cada disciplina, no formato do 6° Carioca o regente se torna responsável por lecionar 5 matérias – Ciências, Geografia, História, Matemática e Português – em apenas uma turma. Levando em conta a média duração e uma consistente expansão de escolas participantes, a dissertação apresenta como objetivos a compreensão da organização do 6° ano Carioca, a análise da política a partir das percepções dos docentes e as estratégias dos professores generalistas para ministrar os conteúdos de História. De natureza qualitativa, a pesquisa utilizou como metodologia entrevistas semiestruturadas e análise documental. Contrariando o discurso da melhoria da qualidade da educação da gestão Eduardo Paes (2009- 2016), o estudo verifica como consequências da política a precarização do ensino, fortemente marcada pela hierarquização de disciplinas com prejuízo para a área de Ciências Humanas, o baixo investimento na formação continuada dos professores, com espaço reduzido para discussão e planejamento da prática da interdisciplinaridade , o agravamento do processo de desprofissionalização docente e o baixo desempenho dos alunos oriundos desse tipo de turma ao longo de sua trajetória escolar.This research is focused on History education in the class model known as 6° ano Carioca [Rio de Janeiro 6th Year], implemented by the Rio de Janeiro mayor s office in 2011, also known at the time as Projeto 6° ano Experimental [Experimental 6th Year Project]. This public policy directed towards 6th year classes defends an interdisciplinary approach to content and extends generalist teachers work from the Elementary School to the Secondary School. Unlike regular 6th year, where there s a specialist teacher per subject, in the 6° ano Carioca a single teacher becomes responsible for five subjects per class: Science, Geography, History, Math and Portuguese. Considering its duration and consistent expansion in participant schools, this dissertation intends to understand the organization of the 6° ano Carioca system, to analyze this public policy based on teacher perception, and to present generalist teachers strategies to lecture on History content. The qualitative research s methodology was based on semi-structured interviews and document analysis. Contradicting the claim of better educational quality during the Eduardo Paes administration (2009-2016), the study verifies, as consequences of the policy, precarious education, strongly marked by subject hierarchy at the expense of Human Sciences, low investment in continued education for teachers, constrained space for interdisciplinarity discussion and planning, teacher deprofessionalization recrudescence and low performance shown by students from this class model throughout their educational trajectory.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORPROGRAMA DE EXCELENCIA ACADEMICAhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53234@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53234@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T14:00:27Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:53234Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-19T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv ENSINO DE HISTÓRIA E INTERDISCIPLINARIDADE NO 6° ANO CARIOCA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
dc.title.alternative.en.fl_str_mv HISTORY EDUCATION AND INTERDISCIPLINARY TEACHING IN THE RIO DE JANEIRO 6° ANO CARIOCA
title ENSINO DE HISTÓRIA E INTERDISCIPLINARIDADE NO 6° ANO CARIOCA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
spellingShingle ENSINO DE HISTÓRIA E INTERDISCIPLINARIDADE NO 6° ANO CARIOCA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
TALITA DE OLIVEIRA COSTA
title_short ENSINO DE HISTÓRIA E INTERDISCIPLINARIDADE NO 6° ANO CARIOCA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
title_full ENSINO DE HISTÓRIA E INTERDISCIPLINARIDADE NO 6° ANO CARIOCA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
title_fullStr ENSINO DE HISTÓRIA E INTERDISCIPLINARIDADE NO 6° ANO CARIOCA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
title_full_unstemmed ENSINO DE HISTÓRIA E INTERDISCIPLINARIDADE NO 6° ANO CARIOCA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
title_sort ENSINO DE HISTÓRIA E INTERDISCIPLINARIDADE NO 6° ANO CARIOCA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author TALITA DE OLIVEIRA COSTA
author_facet TALITA DE OLIVEIRA COSTA
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv PATRICIA COELHO DA COSTA
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 01088613764
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/9350848460353268
dc.contributor.referee1.fl_str_mv LUIS REZNIK
dc.contributor.referee2.fl_str_mv PATRICIA COELHO DA COSTA
dc.contributor.referee3.fl_str_mv JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO
dc.contributor.referee4.fl_str_mv JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO
dc.contributor.referee5.fl_str_mv LUIS REZNIK
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 12420342771
dc.contributor.author.fl_str_mv TALITA DE OLIVEIRA COSTA
contributor_str_mv PATRICIA COELHO DA COSTA
LUIS REZNIK
PATRICIA COELHO DA COSTA
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO
LUIS REZNIK
description Esta pesquisa tem como objeto o Ensino de História no modelo de turma intitulado 6° ano Carioca, implementado na prefeitura do Rio de Janeiro desde 2011, na época denominado Projeto 6° Ano Experimental. Essa política pública direcionada às classes de 6° ano defende uma abordagem interdisciplinar dos conteúdos e estende a atuação do professor generalista do primeiro para o segundo segmento do Ensino Fundamental. Diferentemente do que acontece no 6° ano Regular, onde há um professor especialista para cada disciplina, no formato do 6° Carioca o regente se torna responsável por lecionar 5 matérias – Ciências, Geografia, História, Matemática e Português – em apenas uma turma. Levando em conta a média duração e uma consistente expansão de escolas participantes, a dissertação apresenta como objetivos a compreensão da organização do 6° ano Carioca, a análise da política a partir das percepções dos docentes e as estratégias dos professores generalistas para ministrar os conteúdos de História. De natureza qualitativa, a pesquisa utilizou como metodologia entrevistas semiestruturadas e análise documental. Contrariando o discurso da melhoria da qualidade da educação da gestão Eduardo Paes (2009- 2016), o estudo verifica como consequências da política a precarização do ensino, fortemente marcada pela hierarquização de disciplinas com prejuízo para a área de Ciências Humanas, o baixo investimento na formação continuada dos professores, com espaço reduzido para discussão e planejamento da prática da interdisciplinaridade , o agravamento do processo de desprofissionalização docente e o baixo desempenho dos alunos oriundos desse tipo de turma ao longo de sua trajetória escolar.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-02-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53234@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53234@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53234@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53234@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324956849045504