[pt] A TRADIÇÃO GRAMATICAL E A ÓTICA FUNCIONALISTA: UM ESTUDO DAS DEFINIÇÕES DE SUJEITO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CRISTINA LIMA SIQUEIRA
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3875@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3875@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3875
Resumo: [pt] O estudo do sujeito é de extrema importância na prática pedagógica do ensino da Língua Portuguesa. Muitas questões têm sido levantadas sobre a impropriedade com que as definições se aplicam aos exemplos e exercícios das gramáticas escolares. Nessa dissertação apresentamos uma revisão dessas definições, estabelecendo comparações com os exemplos dados nas gramáticas tradicionais, materiais didáticos e frases que surgem no uso não-padrão da língua. Nosso arcabouço teórico é pautado na abordagem funcionalista, na qual priorizamos a gramática de valências que coloca o sujeito gramatical como um complemento e a gramática sistêmica de M. A K. Halliday que apresenta o sujeito desempenhando papéis definidos pelos verbos. A partir das questões levantadas e da análise das definições dadas temos a convicção de que aquilo que a prática tradicional convencionou como modelo para o ensino de análise sintática precisa ser reavaliado, uma vez que verificamos severas contradições entre a teoria e prática.
id PUC_RIO-1_851fb0567e8a79af5355e35cf8d87800
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:3875
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] A TRADIÇÃO GRAMATICAL E A ÓTICA FUNCIONALISTA: UM ESTUDO DAS DEFINIÇÕES DE SUJEITO[en] THE GRAMMATICAL TRADITION AND THE FUNCIONALIST PERSPECTIVE: A STUDY OF THE SUBJECT DEFINITIONS[pt] SUJEITO[pt] TOPICO[pt] VALENCIAS[pt] VERBO[pt] DEFINICOES[pt] ENSINO[pt] GRAMATICA[en] SUBJECT[en] TOPIC[en] VALENCIES[en] VERB[en] DEFINITIONS[en] TEACHING[en] GRAMMAR[pt] O estudo do sujeito é de extrema importância na prática pedagógica do ensino da Língua Portuguesa. Muitas questões têm sido levantadas sobre a impropriedade com que as definições se aplicam aos exemplos e exercícios das gramáticas escolares. Nessa dissertação apresentamos uma revisão dessas definições, estabelecendo comparações com os exemplos dados nas gramáticas tradicionais, materiais didáticos e frases que surgem no uso não-padrão da língua. Nosso arcabouço teórico é pautado na abordagem funcionalista, na qual priorizamos a gramática de valências que coloca o sujeito gramatical como um complemento e a gramática sistêmica de M. A K. Halliday que apresenta o sujeito desempenhando papéis definidos pelos verbos. A partir das questões levantadas e da análise das definições dadas temos a convicção de que aquilo que a prática tradicional convencionou como modelo para o ensino de análise sintática precisa ser reavaliado, uma vez que verificamos severas contradições entre a teoria e prática.[en] The study of the subject is of distinct importance for the pedagogical practice of the Portuguese language teaching. Many issues have been raised about the inadequacy of the definitions applied to the examples and exercises in grammars. In this dissertation, we present a review of these definitions, stablishing comparisons among the examples given in traditional grammars, teaching materials and sentences that appear in the non-pattern use of the language. Our theoretical framework is based on the functionalist approach, in which we have chosen the valency grammar which classifies the grammatical subject as a complement and the systemic grammar of M.A. K. Halliday which presents the subject performing papers defined by the verbs. Based on the issues raised and based on the analysis of the definitions we are convinced that that model which the traditional practice has established as the model for the teaching of syntatic analysis must be re-evaluated, since we have noticed many serious contradictions between the theory and the practice.MAXWELLENEIDA DO REGO MONTEIRO BOMFIMCRISTINA LIMA SIQUEIRA2003-09-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3875@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3875@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3875porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-11T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:3875Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-02-11T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] A TRADIÇÃO GRAMATICAL E A ÓTICA FUNCIONALISTA: UM ESTUDO DAS DEFINIÇÕES DE SUJEITO
[en] THE GRAMMATICAL TRADITION AND THE FUNCIONALIST PERSPECTIVE: A STUDY OF THE SUBJECT DEFINITIONS
title [pt] A TRADIÇÃO GRAMATICAL E A ÓTICA FUNCIONALISTA: UM ESTUDO DAS DEFINIÇÕES DE SUJEITO
spellingShingle [pt] A TRADIÇÃO GRAMATICAL E A ÓTICA FUNCIONALISTA: UM ESTUDO DAS DEFINIÇÕES DE SUJEITO
CRISTINA LIMA SIQUEIRA
[pt] SUJEITO
[pt] TOPICO
[pt] VALENCIAS
[pt] VERBO
[pt] DEFINICOES
[pt] ENSINO
[pt] GRAMATICA
[en] SUBJECT
[en] TOPIC
[en] VALENCIES
[en] VERB
[en] DEFINITIONS
[en] TEACHING
[en] GRAMMAR
title_short [pt] A TRADIÇÃO GRAMATICAL E A ÓTICA FUNCIONALISTA: UM ESTUDO DAS DEFINIÇÕES DE SUJEITO
title_full [pt] A TRADIÇÃO GRAMATICAL E A ÓTICA FUNCIONALISTA: UM ESTUDO DAS DEFINIÇÕES DE SUJEITO
title_fullStr [pt] A TRADIÇÃO GRAMATICAL E A ÓTICA FUNCIONALISTA: UM ESTUDO DAS DEFINIÇÕES DE SUJEITO
title_full_unstemmed [pt] A TRADIÇÃO GRAMATICAL E A ÓTICA FUNCIONALISTA: UM ESTUDO DAS DEFINIÇÕES DE SUJEITO
title_sort [pt] A TRADIÇÃO GRAMATICAL E A ÓTICA FUNCIONALISTA: UM ESTUDO DAS DEFINIÇÕES DE SUJEITO
author CRISTINA LIMA SIQUEIRA
author_facet CRISTINA LIMA SIQUEIRA
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ENEIDA DO REGO MONTEIRO BOMFIM
dc.contributor.author.fl_str_mv CRISTINA LIMA SIQUEIRA
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] SUJEITO
[pt] TOPICO
[pt] VALENCIAS
[pt] VERBO
[pt] DEFINICOES
[pt] ENSINO
[pt] GRAMATICA
[en] SUBJECT
[en] TOPIC
[en] VALENCIES
[en] VERB
[en] DEFINITIONS
[en] TEACHING
[en] GRAMMAR
topic [pt] SUJEITO
[pt] TOPICO
[pt] VALENCIAS
[pt] VERBO
[pt] DEFINICOES
[pt] ENSINO
[pt] GRAMATICA
[en] SUBJECT
[en] TOPIC
[en] VALENCIES
[en] VERB
[en] DEFINITIONS
[en] TEACHING
[en] GRAMMAR
description [pt] O estudo do sujeito é de extrema importância na prática pedagógica do ensino da Língua Portuguesa. Muitas questões têm sido levantadas sobre a impropriedade com que as definições se aplicam aos exemplos e exercícios das gramáticas escolares. Nessa dissertação apresentamos uma revisão dessas definições, estabelecendo comparações com os exemplos dados nas gramáticas tradicionais, materiais didáticos e frases que surgem no uso não-padrão da língua. Nosso arcabouço teórico é pautado na abordagem funcionalista, na qual priorizamos a gramática de valências que coloca o sujeito gramatical como um complemento e a gramática sistêmica de M. A K. Halliday que apresenta o sujeito desempenhando papéis definidos pelos verbos. A partir das questões levantadas e da análise das definições dadas temos a convicção de que aquilo que a prática tradicional convencionou como modelo para o ensino de análise sintática precisa ser reavaliado, uma vez que verificamos severas contradições entre a teoria e prática.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-09-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3875@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3875@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3875
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3875@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3875@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3875
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822545991401472