[pt] COTIDIANO ESCOLAR E RELIGIÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONCEPÇÕES E RELAÇÕES NO ESPAÇO ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FABIANO TARANTO PEREIRA RODRIGUES
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46804&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46804&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46804
Resumo: [pt] A escola é um local onde convivem pessoas com diversas crenças religiosas. A presença da religião na escola passa por vários fatores, como a presença do ensino religioso. Mas passa também pelas concepções religiosas que os atores escolares tem e como eles lidam com a religião no espaço escolar. Nesta pesquisa, investigamos o a relação da escola com a religião através de um estudo que envolveu 10 escolas da Zona Sul do Rio de Janeiro, em duas etapas, durante os anos de 2017 e 2018. Aplicamos questionário nas 10 escolas, durante o ano de 2017 e escolhemos uma para realização de observações e entrevistas no ano de 2018. Os resultados da pesquisa indicam que existe uma variedade de concepções religiosas entre os atores escolares. No entanto, é possível notar que estão presentes concepções intolerantes em uma parte dos alunos e que as religiões que eles pertencem tem influência sobre essas concepções. É possível também indicar que esse não é uma temática que seja uma preocupação central no ambiente escolar. Concluímos que mais pesquisas sobre essa discussão são essenciais para entendermos melhor sobre essa temática.
id PUC_RIO-1_8523b380da6f12bce24ec48e9729cb4d
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:46804
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] COTIDIANO ESCOLAR E RELIGIÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONCEPÇÕES E RELAÇÕES NO ESPAÇO ESCOLAR[en] DAILY LIFE AND RELIGION IN ELEMENTARY SCHOOL: CONCEPTIONS AND RELATIONSHIPS IN SCHOOL SPACE[pt] DIVERSIDADE[pt] ENSINO RELIGIOSO[pt] ESCOLA[pt] RELIGIAO[en] DIVERSITY[en] RELIGIOUS TEACHING[en] SCHOOL[en] RELIGION [pt] A escola é um local onde convivem pessoas com diversas crenças religiosas. A presença da religião na escola passa por vários fatores, como a presença do ensino religioso. Mas passa também pelas concepções religiosas que os atores escolares tem e como eles lidam com a religião no espaço escolar. Nesta pesquisa, investigamos o a relação da escola com a religião através de um estudo que envolveu 10 escolas da Zona Sul do Rio de Janeiro, em duas etapas, durante os anos de 2017 e 2018. Aplicamos questionário nas 10 escolas, durante o ano de 2017 e escolhemos uma para realização de observações e entrevistas no ano de 2018. Os resultados da pesquisa indicam que existe uma variedade de concepções religiosas entre os atores escolares. No entanto, é possível notar que estão presentes concepções intolerantes em uma parte dos alunos e que as religiões que eles pertencem tem influência sobre essas concepções. É possível também indicar que esse não é uma temática que seja uma preocupação central no ambiente escolar. Concluímos que mais pesquisas sobre essa discussão são essenciais para entendermos melhor sobre essa temática.[en] The school is a place where people with diverse religious beliefs coexist. The presence of religion in school goes through several factors, such as the presence of religious teaching. But it also goes through the religious conceptions that the school actors have and how they deal with religion in the school space. In this research, we investigated the relationship between school and religion through a study that involved 10 schools in the South Zone of Rio de Janeiro, in two stages, during the years 2017 and 2018. We applied a questionnaire in the 10 schools during the year 2017 and we chose one to conduct observations and interviews in the year 2018. The survey results indicate that there is a variety of religious conceptions among school actors. However, it is possible to notice that intolerant conceptions are present in a part of the students and that the religions that they belong to have influence on these conceptions. It is also possible to indicate that this is not a theme that is a central concern in the school environment. We conclude that more research on this discussion is essential to better understand this issue.MAXWELLPEDRO PINHEIRO TEIXEIRAPEDRO PINHEIRO TEIXEIRAPEDRO PINHEIRO TEIXEIRAFABIANO TARANTO PEREIRA RODRIGUES2020-02-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46804&idi=1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46804&idi=2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46804porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-04T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:46804Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-04T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] COTIDIANO ESCOLAR E RELIGIÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONCEPÇÕES E RELAÇÕES NO ESPAÇO ESCOLAR
[en] DAILY LIFE AND RELIGION IN ELEMENTARY SCHOOL: CONCEPTIONS AND RELATIONSHIPS IN SCHOOL SPACE
title [pt] COTIDIANO ESCOLAR E RELIGIÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONCEPÇÕES E RELAÇÕES NO ESPAÇO ESCOLAR
spellingShingle [pt] COTIDIANO ESCOLAR E RELIGIÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONCEPÇÕES E RELAÇÕES NO ESPAÇO ESCOLAR
FABIANO TARANTO PEREIRA RODRIGUES
[pt] DIVERSIDADE
[pt] ENSINO RELIGIOSO
[pt] ESCOLA
[pt] RELIGIAO
[en] DIVERSITY
[en] RELIGIOUS TEACHING
[en] SCHOOL
[en] RELIGION
title_short [pt] COTIDIANO ESCOLAR E RELIGIÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONCEPÇÕES E RELAÇÕES NO ESPAÇO ESCOLAR
title_full [pt] COTIDIANO ESCOLAR E RELIGIÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONCEPÇÕES E RELAÇÕES NO ESPAÇO ESCOLAR
title_fullStr [pt] COTIDIANO ESCOLAR E RELIGIÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONCEPÇÕES E RELAÇÕES NO ESPAÇO ESCOLAR
title_full_unstemmed [pt] COTIDIANO ESCOLAR E RELIGIÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONCEPÇÕES E RELAÇÕES NO ESPAÇO ESCOLAR
title_sort [pt] COTIDIANO ESCOLAR E RELIGIÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONCEPÇÕES E RELAÇÕES NO ESPAÇO ESCOLAR
author FABIANO TARANTO PEREIRA RODRIGUES
author_facet FABIANO TARANTO PEREIRA RODRIGUES
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PEDRO PINHEIRO TEIXEIRA
PEDRO PINHEIRO TEIXEIRA
PEDRO PINHEIRO TEIXEIRA
dc.contributor.author.fl_str_mv FABIANO TARANTO PEREIRA RODRIGUES
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] DIVERSIDADE
[pt] ENSINO RELIGIOSO
[pt] ESCOLA
[pt] RELIGIAO
[en] DIVERSITY
[en] RELIGIOUS TEACHING
[en] SCHOOL
[en] RELIGION
topic [pt] DIVERSIDADE
[pt] ENSINO RELIGIOSO
[pt] ESCOLA
[pt] RELIGIAO
[en] DIVERSITY
[en] RELIGIOUS TEACHING
[en] SCHOOL
[en] RELIGION
description [pt] A escola é um local onde convivem pessoas com diversas crenças religiosas. A presença da religião na escola passa por vários fatores, como a presença do ensino religioso. Mas passa também pelas concepções religiosas que os atores escolares tem e como eles lidam com a religião no espaço escolar. Nesta pesquisa, investigamos o a relação da escola com a religião através de um estudo que envolveu 10 escolas da Zona Sul do Rio de Janeiro, em duas etapas, durante os anos de 2017 e 2018. Aplicamos questionário nas 10 escolas, durante o ano de 2017 e escolhemos uma para realização de observações e entrevistas no ano de 2018. Os resultados da pesquisa indicam que existe uma variedade de concepções religiosas entre os atores escolares. No entanto, é possível notar que estão presentes concepções intolerantes em uma parte dos alunos e que as religiões que eles pertencem tem influência sobre essas concepções. É possível também indicar que esse não é uma temática que seja uma preocupação central no ambiente escolar. Concluímos que mais pesquisas sobre essa discussão são essenciais para entendermos melhor sobre essa temática.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46804&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46804&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46804
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46804&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=46804&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46804
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817789490015502336