[pt] COMO ME TORNEI CLARICE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RAMON GILABERTE RAMOS
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34125@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34125@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34125
Resumo: [pt] Como me tornei Clarice divide-se em três partes. A primeira parte se intitulada Cansaço e se constitui de contos que reconstituem o final da vida de seis autores de literatura brasileira. A saber: Clarice Lispector, Ana Cristina Cesar, Paulo Leminski, Torquato Neto, Caio Fernando Abreu e Hilda Hilst. Misturando elementos ficcionais com biográficos, os contos almejam elaborar um jogo narrativo em que os fatos possam ser tomados pela ficção. A segunda parte se constitui do par de contos Latejos e Enxame. Neles, a voz que narra revela um escritor que passava seus dias se sentindo só em meio ao caos urbano (Latejos) que decide, então, promover fisicamente a imagem do isolamento ao se mudar para um sítio rural a fim de cultivar abelhas (Enxame). A terceira e última parte, que dá título à dissertação, é o ensaio autobiográfico Como me tornei Clarice, que dá sequência às partes ficcionais I e II explicita o processo de composição dos contos de Cansaço bem como busca demonstrar o estado de perturbação necessário para a escrita do homem de trinta anos resistindo à ânsia de seu próprio fim elaborado em Latejos e aprofundado em Enxame.
id PUC_RIO-1_8b4a57cbb4ddcb9fad80da2da74e1c90
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:34125
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] COMO ME TORNEI CLARICE [en] HOW I BECAME CLARICE [pt] ESCRITA[pt] DESISTENCIA[pt] TORQUATO NETO[pt] ANA CRISTINA CESAR[pt] HILDA HILST[pt] CAIO FERNANDO ABREU[pt] PAULO LEMINSKI[pt] ABANDONO[pt] CLARICE LISPECTOR[pt] CORPO[en] WRITING[en] RENUNCIATION[en] TORQUATO NETO[en] ANA CRISTINA CESAR[en] HILDA HILST[en] CAIO FERNANDO ABREU[en] PAULO LEMINSKI[en] ABANDONMENT[en] CLARICE LISPECTOR[en] BODY[pt] Como me tornei Clarice divide-se em três partes. A primeira parte se intitulada Cansaço e se constitui de contos que reconstituem o final da vida de seis autores de literatura brasileira. A saber: Clarice Lispector, Ana Cristina Cesar, Paulo Leminski, Torquato Neto, Caio Fernando Abreu e Hilda Hilst. Misturando elementos ficcionais com biográficos, os contos almejam elaborar um jogo narrativo em que os fatos possam ser tomados pela ficção. A segunda parte se constitui do par de contos Latejos e Enxame. Neles, a voz que narra revela um escritor que passava seus dias se sentindo só em meio ao caos urbano (Latejos) que decide, então, promover fisicamente a imagem do isolamento ao se mudar para um sítio rural a fim de cultivar abelhas (Enxame). A terceira e última parte, que dá título à dissertação, é o ensaio autobiográfico Como me tornei Clarice, que dá sequência às partes ficcionais I e II explicita o processo de composição dos contos de Cansaço bem como busca demonstrar o estado de perturbação necessário para a escrita do homem de trinta anos resistindo à ânsia de seu próprio fim elaborado em Latejos e aprofundado em Enxame.[en] How I Became Clarice is divided in three sections. The first, Tiredness, is made up of six short stories that re-create the last moments of the lives of six Brazilian authors: Clarice Lispector, Ana Cristina Cesar, Paulo Leminski, Torquato Neto, Caio Fernando Abreu, and Hilda Hilst. These stories combine biographical information and fictional elements in a narrative game where the reader cannot tell fact from fiction. The second section includes two stories, Throb and Swarm, narrated by a writer who spends his lonely days immersed in urban chaos (Throb) and decides to physically promote the image of isolation by leaving the city to live in the country, working as a beekeeper (Swarm). The third and last section, which has the same title as the thesis, How I Became Clarice, is an autobiographical essay; sections I and II deal with the process of creating the short stories of Tiredness and also show the state of mental disorder that allows the thirty-year-old author depicted in Throb and Swarm to write even as he resists his own death drive.MAXWELLPAULO FERNANDO HENRIQUES BRITTORAMON GILABERTE RAMOS2018-06-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34125@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34125@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34125porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-11T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:34125Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-06-11T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] COMO ME TORNEI CLARICE
[en] HOW I BECAME CLARICE
title [pt] COMO ME TORNEI CLARICE
spellingShingle [pt] COMO ME TORNEI CLARICE
RAMON GILABERTE RAMOS
[pt] ESCRITA
[pt] DESISTENCIA
[pt] TORQUATO NETO
[pt] ANA CRISTINA CESAR
[pt] HILDA HILST
[pt] CAIO FERNANDO ABREU
[pt] PAULO LEMINSKI
[pt] ABANDONO
[pt] CLARICE LISPECTOR
[pt] CORPO
[en] WRITING
[en] RENUNCIATION
[en] TORQUATO NETO
[en] ANA CRISTINA CESAR
[en] HILDA HILST
[en] CAIO FERNANDO ABREU
[en] PAULO LEMINSKI
[en] ABANDONMENT
[en] CLARICE LISPECTOR
[en] BODY
title_short [pt] COMO ME TORNEI CLARICE
title_full [pt] COMO ME TORNEI CLARICE
title_fullStr [pt] COMO ME TORNEI CLARICE
title_full_unstemmed [pt] COMO ME TORNEI CLARICE
title_sort [pt] COMO ME TORNEI CLARICE
author RAMON GILABERTE RAMOS
author_facet RAMON GILABERTE RAMOS
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PAULO FERNANDO HENRIQUES BRITTO
dc.contributor.author.fl_str_mv RAMON GILABERTE RAMOS
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] ESCRITA
[pt] DESISTENCIA
[pt] TORQUATO NETO
[pt] ANA CRISTINA CESAR
[pt] HILDA HILST
[pt] CAIO FERNANDO ABREU
[pt] PAULO LEMINSKI
[pt] ABANDONO
[pt] CLARICE LISPECTOR
[pt] CORPO
[en] WRITING
[en] RENUNCIATION
[en] TORQUATO NETO
[en] ANA CRISTINA CESAR
[en] HILDA HILST
[en] CAIO FERNANDO ABREU
[en] PAULO LEMINSKI
[en] ABANDONMENT
[en] CLARICE LISPECTOR
[en] BODY
topic [pt] ESCRITA
[pt] DESISTENCIA
[pt] TORQUATO NETO
[pt] ANA CRISTINA CESAR
[pt] HILDA HILST
[pt] CAIO FERNANDO ABREU
[pt] PAULO LEMINSKI
[pt] ABANDONO
[pt] CLARICE LISPECTOR
[pt] CORPO
[en] WRITING
[en] RENUNCIATION
[en] TORQUATO NETO
[en] ANA CRISTINA CESAR
[en] HILDA HILST
[en] CAIO FERNANDO ABREU
[en] PAULO LEMINSKI
[en] ABANDONMENT
[en] CLARICE LISPECTOR
[en] BODY
description [pt] Como me tornei Clarice divide-se em três partes. A primeira parte se intitulada Cansaço e se constitui de contos que reconstituem o final da vida de seis autores de literatura brasileira. A saber: Clarice Lispector, Ana Cristina Cesar, Paulo Leminski, Torquato Neto, Caio Fernando Abreu e Hilda Hilst. Misturando elementos ficcionais com biográficos, os contos almejam elaborar um jogo narrativo em que os fatos possam ser tomados pela ficção. A segunda parte se constitui do par de contos Latejos e Enxame. Neles, a voz que narra revela um escritor que passava seus dias se sentindo só em meio ao caos urbano (Latejos) que decide, então, promover fisicamente a imagem do isolamento ao se mudar para um sítio rural a fim de cultivar abelhas (Enxame). A terceira e última parte, que dá título à dissertação, é o ensaio autobiográfico Como me tornei Clarice, que dá sequência às partes ficcionais I e II explicita o processo de composição dos contos de Cansaço bem como busca demonstrar o estado de perturbação necessário para a escrita do homem de trinta anos resistindo à ânsia de seu próprio fim elaborado em Latejos e aprofundado em Enxame.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34125@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34125@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34125
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34125@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34125@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822607964340224