[pt] COMO ME TORNEI CLARICE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34125@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34125@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34125 |
Resumo: | [pt] Como me tornei Clarice divide-se em três partes. A primeira parte se intitulada Cansaço e se constitui de contos que reconstituem o final da vida de seis autores de literatura brasileira. A saber: Clarice Lispector, Ana Cristina Cesar, Paulo Leminski, Torquato Neto, Caio Fernando Abreu e Hilda Hilst. Misturando elementos ficcionais com biográficos, os contos almejam elaborar um jogo narrativo em que os fatos possam ser tomados pela ficção. A segunda parte se constitui do par de contos Latejos e Enxame. Neles, a voz que narra revela um escritor que passava seus dias se sentindo só em meio ao caos urbano (Latejos) que decide, então, promover fisicamente a imagem do isolamento ao se mudar para um sítio rural a fim de cultivar abelhas (Enxame). A terceira e última parte, que dá título à dissertação, é o ensaio autobiográfico Como me tornei Clarice, que dá sequência às partes ficcionais I e II explicita o processo de composição dos contos de Cansaço bem como busca demonstrar o estado de perturbação necessário para a escrita do homem de trinta anos resistindo à ânsia de seu próprio fim elaborado em Latejos e aprofundado em Enxame. |
id |
PUC_RIO-1_8b4a57cbb4ddcb9fad80da2da74e1c90 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:34125 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
[pt] COMO ME TORNEI CLARICE [en] HOW I BECAME CLARICE [pt] ESCRITA[pt] DESISTENCIA[pt] TORQUATO NETO[pt] ANA CRISTINA CESAR[pt] HILDA HILST[pt] CAIO FERNANDO ABREU[pt] PAULO LEMINSKI[pt] ABANDONO[pt] CLARICE LISPECTOR[pt] CORPO[en] WRITING[en] RENUNCIATION[en] TORQUATO NETO[en] ANA CRISTINA CESAR[en] HILDA HILST[en] CAIO FERNANDO ABREU[en] PAULO LEMINSKI[en] ABANDONMENT[en] CLARICE LISPECTOR[en] BODY[pt] Como me tornei Clarice divide-se em três partes. A primeira parte se intitulada Cansaço e se constitui de contos que reconstituem o final da vida de seis autores de literatura brasileira. A saber: Clarice Lispector, Ana Cristina Cesar, Paulo Leminski, Torquato Neto, Caio Fernando Abreu e Hilda Hilst. Misturando elementos ficcionais com biográficos, os contos almejam elaborar um jogo narrativo em que os fatos possam ser tomados pela ficção. A segunda parte se constitui do par de contos Latejos e Enxame. Neles, a voz que narra revela um escritor que passava seus dias se sentindo só em meio ao caos urbano (Latejos) que decide, então, promover fisicamente a imagem do isolamento ao se mudar para um sítio rural a fim de cultivar abelhas (Enxame). A terceira e última parte, que dá título à dissertação, é o ensaio autobiográfico Como me tornei Clarice, que dá sequência às partes ficcionais I e II explicita o processo de composição dos contos de Cansaço bem como busca demonstrar o estado de perturbação necessário para a escrita do homem de trinta anos resistindo à ânsia de seu próprio fim elaborado em Latejos e aprofundado em Enxame.[en] How I Became Clarice is divided in three sections. The first, Tiredness, is made up of six short stories that re-create the last moments of the lives of six Brazilian authors: Clarice Lispector, Ana Cristina Cesar, Paulo Leminski, Torquato Neto, Caio Fernando Abreu, and Hilda Hilst. These stories combine biographical information and fictional elements in a narrative game where the reader cannot tell fact from fiction. The second section includes two stories, Throb and Swarm, narrated by a writer who spends his lonely days immersed in urban chaos (Throb) and decides to physically promote the image of isolation by leaving the city to live in the country, working as a beekeeper (Swarm). The third and last section, which has the same title as the thesis, How I Became Clarice, is an autobiographical essay; sections I and II deal with the process of creating the short stories of Tiredness and also show the state of mental disorder that allows the thirty-year-old author depicted in Throb and Swarm to write even as he resists his own death drive.MAXWELLPAULO FERNANDO HENRIQUES BRITTORAMON GILABERTE RAMOS2018-06-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34125@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34125@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34125porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-11T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:34125Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-06-11T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[pt] COMO ME TORNEI CLARICE [en] HOW I BECAME CLARICE |
title |
[pt] COMO ME TORNEI CLARICE |
spellingShingle |
[pt] COMO ME TORNEI CLARICE RAMON GILABERTE RAMOS [pt] ESCRITA [pt] DESISTENCIA [pt] TORQUATO NETO [pt] ANA CRISTINA CESAR [pt] HILDA HILST [pt] CAIO FERNANDO ABREU [pt] PAULO LEMINSKI [pt] ABANDONO [pt] CLARICE LISPECTOR [pt] CORPO [en] WRITING [en] RENUNCIATION [en] TORQUATO NETO [en] ANA CRISTINA CESAR [en] HILDA HILST [en] CAIO FERNANDO ABREU [en] PAULO LEMINSKI [en] ABANDONMENT [en] CLARICE LISPECTOR [en] BODY |
title_short |
[pt] COMO ME TORNEI CLARICE |
title_full |
[pt] COMO ME TORNEI CLARICE |
title_fullStr |
[pt] COMO ME TORNEI CLARICE |
title_full_unstemmed |
[pt] COMO ME TORNEI CLARICE |
title_sort |
[pt] COMO ME TORNEI CLARICE |
author |
RAMON GILABERTE RAMOS |
author_facet |
RAMON GILABERTE RAMOS |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
PAULO FERNANDO HENRIQUES BRITTO |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RAMON GILABERTE RAMOS |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] ESCRITA [pt] DESISTENCIA [pt] TORQUATO NETO [pt] ANA CRISTINA CESAR [pt] HILDA HILST [pt] CAIO FERNANDO ABREU [pt] PAULO LEMINSKI [pt] ABANDONO [pt] CLARICE LISPECTOR [pt] CORPO [en] WRITING [en] RENUNCIATION [en] TORQUATO NETO [en] ANA CRISTINA CESAR [en] HILDA HILST [en] CAIO FERNANDO ABREU [en] PAULO LEMINSKI [en] ABANDONMENT [en] CLARICE LISPECTOR [en] BODY |
topic |
[pt] ESCRITA [pt] DESISTENCIA [pt] TORQUATO NETO [pt] ANA CRISTINA CESAR [pt] HILDA HILST [pt] CAIO FERNANDO ABREU [pt] PAULO LEMINSKI [pt] ABANDONO [pt] CLARICE LISPECTOR [pt] CORPO [en] WRITING [en] RENUNCIATION [en] TORQUATO NETO [en] ANA CRISTINA CESAR [en] HILDA HILST [en] CAIO FERNANDO ABREU [en] PAULO LEMINSKI [en] ABANDONMENT [en] CLARICE LISPECTOR [en] BODY |
description |
[pt] Como me tornei Clarice divide-se em três partes. A primeira parte se intitulada Cansaço e se constitui de contos que reconstituem o final da vida de seis autores de literatura brasileira. A saber: Clarice Lispector, Ana Cristina Cesar, Paulo Leminski, Torquato Neto, Caio Fernando Abreu e Hilda Hilst. Misturando elementos ficcionais com biográficos, os contos almejam elaborar um jogo narrativo em que os fatos possam ser tomados pela ficção. A segunda parte se constitui do par de contos Latejos e Enxame. Neles, a voz que narra revela um escritor que passava seus dias se sentindo só em meio ao caos urbano (Latejos) que decide, então, promover fisicamente a imagem do isolamento ao se mudar para um sítio rural a fim de cultivar abelhas (Enxame). A terceira e última parte, que dá título à dissertação, é o ensaio autobiográfico Como me tornei Clarice, que dá sequência às partes ficcionais I e II explicita o processo de composição dos contos de Cansaço bem como busca demonstrar o estado de perturbação necessário para a escrita do homem de trinta anos resistindo à ânsia de seu próprio fim elaborado em Latejos e aprofundado em Enxame. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34125@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34125@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34125 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34125@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34125@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34125 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814822607964340224 |