EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO PRÁXIS DIALÓGICA: O OLHAR DAS INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANDREA OLIVEIRA DA SILVA
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59263@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59263@2
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar como as Instituições Comunitárias de Ensino Superior no seu compromisso com a sociedade compreendem a extensão universitária. Sob a ótica da indissociabilidade com o ensino e a pesquisa, a extensão tem caminhado em busca de sua consolidação enquanto espaço de aprendizagem institucionalmente reconhecido na academia contribuindo, assim, para a reflexão da conjuntura social contemporânea, uma vez que a universidade está ligada à sociedade por um fio condutor chamado responsabilidade social. O estudo empírico da pesquisa foi desenvolvido em território nacional, com recorte regional, em seis instituições de ensino superior católicas que atendem ao requisito legal de universidade comunitária. Para tanto, a pesquisa de caráter qualitativo, utilizou-se do método da triangulação, que possibilitou a combinação de coleta de dados, teorias e amostras para consolidar as conclusões a respeito do desenvolvimento da extensão nessas universidades. Foram realizadas individualmente, dezessete entrevistas semiestruturada, via plataforma virtual, tendo como participantes gestores, alunos e professores. Buscou-se informações acerca do desenvolvimento/construção da extensão nessas instituições cujas respostas foram analisadas utilizando a análise de conteúdo como suporte metodológico. Os resultados alcançados apontam que a extensão nestas insituições é compreendida como questão identitária manifestando-se como razão de existir dessas universidades. Contudo, para o reconhecimento do seu verdadeiro valor acadêmico dentro e fora dos muros universitários ainda se faz necessário grande empenho por parte dos atores envolvidos no que se refere a implantação, implementação e, consequentemente, consolidação dessa política como parte fundamental da missão das universidades comunitárias.
id PUC_RIO-1_8c545b4186f20f42879d6546419f06dd
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:59263
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO PRÁXIS DIALÓGICA: O OLHAR DAS INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRASUNIVERSITY EXTENSION AS DIALOGICAL PRAXIS: THE TO LOOK OF BRAZILIAN COMMUNITY INSTITUTIONS OF HIGHER EDUCATION2022-04-28NILZA ROGERIA DE ANDRADE NUNES83024840753lattes.cnpq.br/5912959244625856NILZA ROGERIA DE ANDRADE NUNES83024840753lattes.cnpq.br/5912959244625856WALDECIR GONZAGANILZA ROGERIA DE ANDRADE NUNESNILZA ROGERIA DE ANDRADE NUNESVANESSA DE ALMEIDAWALDECIR GONZAGA01374758701ANDREA OLIVEIRA DA SILVAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM SERVIÇO SOCIALPUC-RioBREste estudo tem como objetivo analisar como as Instituições Comunitárias de Ensino Superior no seu compromisso com a sociedade compreendem a extensão universitária. Sob a ótica da indissociabilidade com o ensino e a pesquisa, a extensão tem caminhado em busca de sua consolidação enquanto espaço de aprendizagem institucionalmente reconhecido na academia contribuindo, assim, para a reflexão da conjuntura social contemporânea, uma vez que a universidade está ligada à sociedade por um fio condutor chamado responsabilidade social. O estudo empírico da pesquisa foi desenvolvido em território nacional, com recorte regional, em seis instituições de ensino superior católicas que atendem ao requisito legal de universidade comunitária. Para tanto, a pesquisa de caráter qualitativo, utilizou-se do método da triangulação, que possibilitou a combinação de coleta de dados, teorias e amostras para consolidar as conclusões a respeito do desenvolvimento da extensão nessas universidades. Foram realizadas individualmente, dezessete entrevistas semiestruturada, via plataforma virtual, tendo como participantes gestores, alunos e professores. Buscou-se informações acerca do desenvolvimento/construção da extensão nessas instituições cujas respostas foram analisadas utilizando a análise de conteúdo como suporte metodológico. Os resultados alcançados apontam que a extensão nestas insituições é compreendida como questão identitária manifestando-se como razão de existir dessas universidades. Contudo, para o reconhecimento do seu verdadeiro valor acadêmico dentro e fora dos muros universitários ainda se faz necessário grande empenho por parte dos atores envolvidos no que se refere a implantação, implementação e, consequentemente, consolidação dessa política como parte fundamental da missão das universidades comunitárias.This study aims to analyze how Community Higher Education Institutions, in their commitment to society, understand university extension. From the point of view of inseparability with teaching and research, extension has walked in search of its consolidation as an institutionally recognized learning space in the academy, thus contributing to the reflection of the contemporary social conjuncture, since the university is linked to society, by a common thread called social responsibility. The empirical study of the research was developed in the national territory, with a regional focus, in six Catholic higher education institutions that meet the legal requirement of a community university. Therefore, the qualitative research used the triangulation method, which allowed the combination of data collection, theories and samples to consolidate the conclusions regarding the development of extension in these universities. Seventeen semi-structured interviews were carried out individually, via a virtual platform, with managers, students and teachers as participants. Information about the development/construction of the extension was sought in the institutions whose responses were analyzed using content analysis as a methodological support. The results achieved indicate that the extension in these institutions is understood as an identity issue manifesting itself as the reason for existing of these universities. However, for the recognition of its true academic value inside and outside the university walls, great commitment is still necessary on the part of the actors involved with regard to the implementation, implementation and, consequently, consolidation of this policy as a fundamental part of the mission of community universities.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59263@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59263@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T14:07:28Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:59263Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-12T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO PRÁXIS DIALÓGICA: O OLHAR DAS INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRAS
dc.title.alternative.en.fl_str_mv UNIVERSITY EXTENSION AS DIALOGICAL PRAXIS: THE TO LOOK OF BRAZILIAN COMMUNITY INSTITUTIONS OF HIGHER EDUCATION
title EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO PRÁXIS DIALÓGICA: O OLHAR DAS INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRAS
spellingShingle EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO PRÁXIS DIALÓGICA: O OLHAR DAS INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRAS
ANDREA OLIVEIRA DA SILVA
title_short EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO PRÁXIS DIALÓGICA: O OLHAR DAS INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRAS
title_full EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO PRÁXIS DIALÓGICA: O OLHAR DAS INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRAS
title_fullStr EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO PRÁXIS DIALÓGICA: O OLHAR DAS INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRAS
title_full_unstemmed EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO PRÁXIS DIALÓGICA: O OLHAR DAS INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRAS
title_sort EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO PRÁXIS DIALÓGICA: O OLHAR DAS INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRAS
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author ANDREA OLIVEIRA DA SILVA
author_facet ANDREA OLIVEIRA DA SILVA
author_role author
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv 83024840753
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv NILZA ROGERIA DE ANDRADE NUNES
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 83024840753
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/5912959244625856
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv NILZA ROGERIA DE ANDRADE NUNES
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/5912959244625856
dc.contributor.referee1.fl_str_mv WALDECIR GONZAGA
dc.contributor.referee2.fl_str_mv NILZA ROGERIA DE ANDRADE NUNES
dc.contributor.referee3.fl_str_mv NILZA ROGERIA DE ANDRADE NUNES
dc.contributor.referee4.fl_str_mv VANESSA DE ALMEIDA
dc.contributor.referee5.fl_str_mv WALDECIR GONZAGA
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 01374758701
dc.contributor.author.fl_str_mv ANDREA OLIVEIRA DA SILVA
contributor_str_mv NILZA ROGERIA DE ANDRADE NUNES
NILZA ROGERIA DE ANDRADE NUNES
WALDECIR GONZAGA
NILZA ROGERIA DE ANDRADE NUNES
NILZA ROGERIA DE ANDRADE NUNES
VANESSA DE ALMEIDA
WALDECIR GONZAGA
description Este estudo tem como objetivo analisar como as Instituições Comunitárias de Ensino Superior no seu compromisso com a sociedade compreendem a extensão universitária. Sob a ótica da indissociabilidade com o ensino e a pesquisa, a extensão tem caminhado em busca de sua consolidação enquanto espaço de aprendizagem institucionalmente reconhecido na academia contribuindo, assim, para a reflexão da conjuntura social contemporânea, uma vez que a universidade está ligada à sociedade por um fio condutor chamado responsabilidade social. O estudo empírico da pesquisa foi desenvolvido em território nacional, com recorte regional, em seis instituições de ensino superior católicas que atendem ao requisito legal de universidade comunitária. Para tanto, a pesquisa de caráter qualitativo, utilizou-se do método da triangulação, que possibilitou a combinação de coleta de dados, teorias e amostras para consolidar as conclusões a respeito do desenvolvimento da extensão nessas universidades. Foram realizadas individualmente, dezessete entrevistas semiestruturada, via plataforma virtual, tendo como participantes gestores, alunos e professores. Buscou-se informações acerca do desenvolvimento/construção da extensão nessas instituições cujas respostas foram analisadas utilizando a análise de conteúdo como suporte metodológico. Os resultados alcançados apontam que a extensão nestas insituições é compreendida como questão identitária manifestando-se como razão de existir dessas universidades. Contudo, para o reconhecimento do seu verdadeiro valor acadêmico dentro e fora dos muros universitários ainda se faz necessário grande empenho por parte dos atores envolvidos no que se refere a implantação, implementação e, consequentemente, consolidação dessa política como parte fundamental da missão das universidades comunitárias.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-04-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59263@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59263@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59263@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=59263@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM SERVIÇO SOCIAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324963787472896