ENTRE O QUINTAL, A CASA E A RUA, O OFÍCIO DOCENTE EM CONTEXTO RURAL: UM ESTUDO DE CASO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ELOIZA DIAS NEVES
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12931@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12931@2
Resumo: A escola no meio rural é um tema periférico no meio acadêmico educacional brasileiro. Conhecer quem são os professores brasileiros que atuam em contexto rural constitui condição essencial para que se possam efetivar as expectativas ligadas à profissão e à valorização deste trabalhador. A presente investigação se situa no universo das pesquisas sobre o trabalho dos profissionais docentes, sua formação e o exercício do seu ofício. Filia-se aos estudos que privilegiam, por um lado, a importância dos contextos e organizações escolares, e, por outro, o realce da singularidade dos sujeitos. O objetivo foi conhecer os modos de exercício do ofício de professores que lecionam várias disciplinas, em todas as séries, há mais de dez anos, em uma escola pública situada no meio rural fluminense, cujos estudantes têm tido o melhor desempenho regional no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O estudo de caso de base etnográfica fez uso de técnicas associadas à etnografia (observação participante, análise de documentos e entrevista biográfica), além de questionário, e procurou compreender quais os sentidos os professores dão àquela escola, qual a imagem que têm de si e de sua profissão, assim como quais os estilos de ensinar desenvolvem. Para a interpretação dos dados, a interlocução foi feita com autores da sociologia e da antropologia, como Dubar, Dubet, Canário, Tardif, Geertz e Roberto DaMatta. O grupo docente parece ter elevada auto-estima, sendo a escola percebida pelo menos por três modos: uma escola-família; um espaço de se ensinar-aprender; e, ainda, o quintal da casa (baseada em categorização de DaMatta, 1997). Os estilos de ensinar variam de acordo com estas representações anteriores tanto sobre a escola como sobre os estudantes.
id PUC_RIO-1_8c5f69df8bb41785db7923e490cba97c
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:12931
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisENTRE O QUINTAL, A CASA E A RUA, O OFÍCIO DOCENTE EM CONTEXTO RURAL: UM ESTUDO DE CASOTHE BACKYARD, THE HOUSE AND THE STREET - TEACHING IN RURAL REGIONS: A CASE STUDY2008-12-12ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS33953252704lattes.cnpq.br/6837272300775720ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELISMENGA LUDKETANIA DAUSTERANA MARIA FERREIRA DA COSTA MONTEIROPEDRO BENJAMIN CARVALHO SILVA76319130725lattes.cnpq.br/7354833234269403ELOIZA DIAS NEVESPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM EDUCAÇÃOPUC-RioBRA escola no meio rural é um tema periférico no meio acadêmico educacional brasileiro. Conhecer quem são os professores brasileiros que atuam em contexto rural constitui condição essencial para que se possam efetivar as expectativas ligadas à profissão e à valorização deste trabalhador. A presente investigação se situa no universo das pesquisas sobre o trabalho dos profissionais docentes, sua formação e o exercício do seu ofício. Filia-se aos estudos que privilegiam, por um lado, a importância dos contextos e organizações escolares, e, por outro, o realce da singularidade dos sujeitos. O objetivo foi conhecer os modos de exercício do ofício de professores que lecionam várias disciplinas, em todas as séries, há mais de dez anos, em uma escola pública situada no meio rural fluminense, cujos estudantes têm tido o melhor desempenho regional no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O estudo de caso de base etnográfica fez uso de técnicas associadas à etnografia (observação participante, análise de documentos e entrevista biográfica), além de questionário, e procurou compreender quais os sentidos os professores dão àquela escola, qual a imagem que têm de si e de sua profissão, assim como quais os estilos de ensinar desenvolvem. Para a interpretação dos dados, a interlocução foi feita com autores da sociologia e da antropologia, como Dubar, Dubet, Canário, Tardif, Geertz e Roberto DaMatta. O grupo docente parece ter elevada auto-estima, sendo a escola percebida pelo menos por três modos: uma escola-família; um espaço de se ensinar-aprender; e, ainda, o quintal da casa (baseada em categorização de DaMatta, 1997). Os estilos de ensinar variam de acordo com estas representações anteriores tanto sobre a escola como sobre os estudantes.Rural schooling is a peripheral issue in Brazilian Schools of Education. In order to meet teachers expectations and to value those from schools in the countryside, it is a crucial condition to know what type of professionals they are. The present research is on teachers training and performance. It is part of several studies that, on one hand, emphasize the importance of school context and organization and, on the other hand, emphasize the uniqueness of each research subject. It aims at understanding the procedures of teachers who, for more than ten years, have been teaching different subjects to primary and secondary school students at a public school in Rio de Janeiro agricultural area. These students have had the best regional performance at ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio (Brazilian National Exam of Secondary Education). The present ethnographically-based case study made use of ethnographic techniques (participative observation, document analysis and biographic interviews) and questionnaires, so that we could understand teachers` views of the school they work at, the image they have of themselves and of their profession, as well as the type of teaching they develop. The analysis of the data was based on sociologists and anthropologists, such as Dubar, Dubet, Canário, Tardif, Geertz and Roberto DaMatta. The teaching staff we studied seem to have high self-esteem and see their school in at least one of three perspectives: the family-school, the teaching-learning environment and the backyard (based on 1997 DaMattas category). Their different teaching styles vary according to these representations of school and students.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12931@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12931@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:02:23Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:12931Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-07-10T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv ENTRE O QUINTAL, A CASA E A RUA, O OFÍCIO DOCENTE EM CONTEXTO RURAL: UM ESTUDO DE CASO
dc.title.alternative.en.fl_str_mv THE BACKYARD, THE HOUSE AND THE STREET - TEACHING IN RURAL REGIONS: A CASE STUDY
title ENTRE O QUINTAL, A CASA E A RUA, O OFÍCIO DOCENTE EM CONTEXTO RURAL: UM ESTUDO DE CASO
spellingShingle ENTRE O QUINTAL, A CASA E A RUA, O OFÍCIO DOCENTE EM CONTEXTO RURAL: UM ESTUDO DE CASO
ELOIZA DIAS NEVES
title_short ENTRE O QUINTAL, A CASA E A RUA, O OFÍCIO DOCENTE EM CONTEXTO RURAL: UM ESTUDO DE CASO
title_full ENTRE O QUINTAL, A CASA E A RUA, O OFÍCIO DOCENTE EM CONTEXTO RURAL: UM ESTUDO DE CASO
title_fullStr ENTRE O QUINTAL, A CASA E A RUA, O OFÍCIO DOCENTE EM CONTEXTO RURAL: UM ESTUDO DE CASO
title_full_unstemmed ENTRE O QUINTAL, A CASA E A RUA, O OFÍCIO DOCENTE EM CONTEXTO RURAL: UM ESTUDO DE CASO
title_sort ENTRE O QUINTAL, A CASA E A RUA, O OFÍCIO DOCENTE EM CONTEXTO RURAL: UM ESTUDO DE CASO
author ELOIZA DIAS NEVES
author_facet ELOIZA DIAS NEVES
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 33953252704
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/6837272300775720
dc.contributor.referee1.fl_str_mv ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS
dc.contributor.referee2.fl_str_mv MENGA LUDKE
dc.contributor.referee3.fl_str_mv TANIA DAUSTER
dc.contributor.referee4.fl_str_mv ANA MARIA FERREIRA DA COSTA MONTEIRO
dc.contributor.referee5.fl_str_mv PEDRO BENJAMIN CARVALHO SILVA
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 76319130725
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/7354833234269403
dc.contributor.author.fl_str_mv ELOIZA DIAS NEVES
contributor_str_mv ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS
ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS
MENGA LUDKE
TANIA DAUSTER
ANA MARIA FERREIRA DA COSTA MONTEIRO
PEDRO BENJAMIN CARVALHO SILVA
description A escola no meio rural é um tema periférico no meio acadêmico educacional brasileiro. Conhecer quem são os professores brasileiros que atuam em contexto rural constitui condição essencial para que se possam efetivar as expectativas ligadas à profissão e à valorização deste trabalhador. A presente investigação se situa no universo das pesquisas sobre o trabalho dos profissionais docentes, sua formação e o exercício do seu ofício. Filia-se aos estudos que privilegiam, por um lado, a importância dos contextos e organizações escolares, e, por outro, o realce da singularidade dos sujeitos. O objetivo foi conhecer os modos de exercício do ofício de professores que lecionam várias disciplinas, em todas as séries, há mais de dez anos, em uma escola pública situada no meio rural fluminense, cujos estudantes têm tido o melhor desempenho regional no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O estudo de caso de base etnográfica fez uso de técnicas associadas à etnografia (observação participante, análise de documentos e entrevista biográfica), além de questionário, e procurou compreender quais os sentidos os professores dão àquela escola, qual a imagem que têm de si e de sua profissão, assim como quais os estilos de ensinar desenvolvem. Para a interpretação dos dados, a interlocução foi feita com autores da sociologia e da antropologia, como Dubar, Dubet, Canário, Tardif, Geertz e Roberto DaMatta. O grupo docente parece ter elevada auto-estima, sendo a escola percebida pelo menos por três modos: uma escola-família; um espaço de se ensinar-aprender; e, ainda, o quintal da casa (baseada em categorização de DaMatta, 1997). Os estilos de ensinar variam de acordo com estas representações anteriores tanto sobre a escola como sobre os estudantes.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-12-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12931@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12931@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12931@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12931@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324900170366976