[pt] JOVENS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DO RIO DE JANEIRO: MODOS DE USO E HABILIDADES NO COMPUTADOR E NA INTERNET

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RITA REZENDE VIEIRA P MIGLIORA
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37856@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37856@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37856
Resumo: [pt] São os jovens que convivem de modo contínuo e crescente com novos conteúdos, usos e contextos de interação através das novas mídias, sendo assim é importante investigar mais sobre esses usos e suas possíveis relações entre eles e os processos educativos Os objetivos deste estudo, que tem como base a Pesquisa Juventude e Mídia, estão relacionados a identificação, descrição e análise dos modos de uso de mídias digitais, especialmente da internet, construídos por estudantes do nono ano do ensino fundamental da rede pública municipal do Rio de Janeiro, em contexto escolar e no seu tempo livre e as habilidades desenvolvidas por estes jovens a partir dos usos. A realização desse estudo envolveu a construção e aplicação de questionários junto a 3705 alunos do nono ano do Ensino Fundamental em uma amostra de 39 escolas. A análise dos dados foi baseada na aplicação de oito modelos de regressão linear. Os resultados indicam há uma correlação negativa entre a defasagem idade/série e habilidades (quanto maior o número de anos de atraso em relação à idade esperada menor a probabilidade de se declarar habilidoso), que pode estar relacionada ao efeito da baixa autoestima. Por outro lado há uma correlação positiva entre o desenvolvimento de habilidades e a presença, no âmbito doméstico, de mídias e livros, assim como a prática de atividades culturais cultivadas (frequência a museus, centros culturais, cinema, teatro, shows etc.) que sugere a necessidade de redução da desigualdade social, o que tornaria tais recursos acessíveis a todos. Nossos resultados sugerem que o ganho mais significativo no uso do computador e da Internet entre os jovens pesquisados se dá no âmbito da sociabilidade, entendida como transmissão de conhecimentos, normas e valores entre pares.
id PUC_RIO-1_8c80531d040f86bae5372ccf23fbdbea
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:37856
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] JOVENS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DO RIO DE JANEIRO: MODOS DE USO E HABILIDADES NO COMPUTADOR E NA INTERNET[en] YOUNG PEOPLE OF THE PUBLIC MUNICIPAL SCHOOLS OF RIO DE JANEIRO: DIGITAL MEDIA USES AND COMPUTER SKILLS[pt] JOVEM[pt] HABILIDADES EDUCACIONAIS[pt] HABILIDADES DE USO DO COMPUTADOR[pt] MODOS DE USO DE MIDIAS[en] YOUNG[en] EDUCATIONAL ABILITIES[en] COMPUTER ABILITIES[en] MEDIA USE[pt] São os jovens que convivem de modo contínuo e crescente com novos conteúdos, usos e contextos de interação através das novas mídias, sendo assim é importante investigar mais sobre esses usos e suas possíveis relações entre eles e os processos educativos Os objetivos deste estudo, que tem como base a Pesquisa Juventude e Mídia, estão relacionados a identificação, descrição e análise dos modos de uso de mídias digitais, especialmente da internet, construídos por estudantes do nono ano do ensino fundamental da rede pública municipal do Rio de Janeiro, em contexto escolar e no seu tempo livre e as habilidades desenvolvidas por estes jovens a partir dos usos. A realização desse estudo envolveu a construção e aplicação de questionários junto a 3705 alunos do nono ano do Ensino Fundamental em uma amostra de 39 escolas. A análise dos dados foi baseada na aplicação de oito modelos de regressão linear. Os resultados indicam há uma correlação negativa entre a defasagem idade/série e habilidades (quanto maior o número de anos de atraso em relação à idade esperada menor a probabilidade de se declarar habilidoso), que pode estar relacionada ao efeito da baixa autoestima. Por outro lado há uma correlação positiva entre o desenvolvimento de habilidades e a presença, no âmbito doméstico, de mídias e livros, assim como a prática de atividades culturais cultivadas (frequência a museus, centros culturais, cinema, teatro, shows etc.) que sugere a necessidade de redução da desigualdade social, o que tornaria tais recursos acessíveis a todos. Nossos resultados sugerem que o ganho mais significativo no uso do computador e da Internet entre os jovens pesquisados se dá no âmbito da sociabilidade, entendida como transmissão de conhecimentos, normas e valores entre pares.[en] The young adults are the ones who interact on a continuous and growing basis with the new contents, uses and interaction contexts through the new media. Therefore, it is important to further investigate these uses and their possible relations between them and with the education processes. The purpose of this study, which has as its basis the Research Youth and Media, are related to the identification, description and analysis of the ways of use of digital media, specially the Internet, developed by students of the 9th grade of the fundamental cycle of the public Municipal schools of Rio de Janeiro in the school context and in their free time and the abilities developed by these young adults as a result of these uses. Carrying out this study involved the development and application of questionnaires to 3,705 students of the 9th grade of the fundamental cycle in a sample of 39 schools. The data analysis was based on the application of eight linear regression models The results show a negative correlation between the gap age/grade and abilities (the higher the number of years of delay as compared to the expected age the lower the probability of the student declaring him/herself skillful)., what may be related to the effect of low self esteem. On the other hand, there is a positive correlation between the development of abilities and the presence in the domestic environment of media and books, as well as the engagement in cultural activities (visits to museums, cultural centers, movie theatres, plays, shows etc) what suggests the need of reducing the social differences, what would make these resources available to all. Our results suggest that the most significant gain resulting from the use of computer and internet among the young adults subject of the research is verified in their sociability, understood as transmission of knowledge, rules and value between the pairs.MAXWELLROSALIA MARIA DUARTERITA REZENDE VIEIRA P MIGLIORA2019-04-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37856@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37856@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37856porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-30T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:37856Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-04-30T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] JOVENS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DO RIO DE JANEIRO: MODOS DE USO E HABILIDADES NO COMPUTADOR E NA INTERNET
[en] YOUNG PEOPLE OF THE PUBLIC MUNICIPAL SCHOOLS OF RIO DE JANEIRO: DIGITAL MEDIA USES AND COMPUTER SKILLS
title [pt] JOVENS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DO RIO DE JANEIRO: MODOS DE USO E HABILIDADES NO COMPUTADOR E NA INTERNET
spellingShingle [pt] JOVENS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DO RIO DE JANEIRO: MODOS DE USO E HABILIDADES NO COMPUTADOR E NA INTERNET
RITA REZENDE VIEIRA P MIGLIORA
[pt] JOVEM
[pt] HABILIDADES EDUCACIONAIS
[pt] HABILIDADES DE USO DO COMPUTADOR
[pt] MODOS DE USO DE MIDIAS
[en] YOUNG
[en] EDUCATIONAL ABILITIES
[en] COMPUTER ABILITIES
[en] MEDIA USE
title_short [pt] JOVENS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DO RIO DE JANEIRO: MODOS DE USO E HABILIDADES NO COMPUTADOR E NA INTERNET
title_full [pt] JOVENS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DO RIO DE JANEIRO: MODOS DE USO E HABILIDADES NO COMPUTADOR E NA INTERNET
title_fullStr [pt] JOVENS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DO RIO DE JANEIRO: MODOS DE USO E HABILIDADES NO COMPUTADOR E NA INTERNET
title_full_unstemmed [pt] JOVENS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DO RIO DE JANEIRO: MODOS DE USO E HABILIDADES NO COMPUTADOR E NA INTERNET
title_sort [pt] JOVENS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DO RIO DE JANEIRO: MODOS DE USO E HABILIDADES NO COMPUTADOR E NA INTERNET
author RITA REZENDE VIEIRA P MIGLIORA
author_facet RITA REZENDE VIEIRA P MIGLIORA
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ROSALIA MARIA DUARTE
dc.contributor.author.fl_str_mv RITA REZENDE VIEIRA P MIGLIORA
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] JOVEM
[pt] HABILIDADES EDUCACIONAIS
[pt] HABILIDADES DE USO DO COMPUTADOR
[pt] MODOS DE USO DE MIDIAS
[en] YOUNG
[en] EDUCATIONAL ABILITIES
[en] COMPUTER ABILITIES
[en] MEDIA USE
topic [pt] JOVEM
[pt] HABILIDADES EDUCACIONAIS
[pt] HABILIDADES DE USO DO COMPUTADOR
[pt] MODOS DE USO DE MIDIAS
[en] YOUNG
[en] EDUCATIONAL ABILITIES
[en] COMPUTER ABILITIES
[en] MEDIA USE
description [pt] São os jovens que convivem de modo contínuo e crescente com novos conteúdos, usos e contextos de interação através das novas mídias, sendo assim é importante investigar mais sobre esses usos e suas possíveis relações entre eles e os processos educativos Os objetivos deste estudo, que tem como base a Pesquisa Juventude e Mídia, estão relacionados a identificação, descrição e análise dos modos de uso de mídias digitais, especialmente da internet, construídos por estudantes do nono ano do ensino fundamental da rede pública municipal do Rio de Janeiro, em contexto escolar e no seu tempo livre e as habilidades desenvolvidas por estes jovens a partir dos usos. A realização desse estudo envolveu a construção e aplicação de questionários junto a 3705 alunos do nono ano do Ensino Fundamental em uma amostra de 39 escolas. A análise dos dados foi baseada na aplicação de oito modelos de regressão linear. Os resultados indicam há uma correlação negativa entre a defasagem idade/série e habilidades (quanto maior o número de anos de atraso em relação à idade esperada menor a probabilidade de se declarar habilidoso), que pode estar relacionada ao efeito da baixa autoestima. Por outro lado há uma correlação positiva entre o desenvolvimento de habilidades e a presença, no âmbito doméstico, de mídias e livros, assim como a prática de atividades culturais cultivadas (frequência a museus, centros culturais, cinema, teatro, shows etc.) que sugere a necessidade de redução da desigualdade social, o que tornaria tais recursos acessíveis a todos. Nossos resultados sugerem que o ganho mais significativo no uso do computador e da Internet entre os jovens pesquisados se dá no âmbito da sociabilidade, entendida como transmissão de conhecimentos, normas e valores entre pares.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37856@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37856@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37856
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37856@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37856@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37856
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822615690248192