[en] EULERIAN GRAPHS IN BASIC EDUCATION

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRUNO NOGUEIRA CARDOSO
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32361@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32361@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32361
Resumo: [pt] O presente trabalho busca apresentar uma proposta de inclusão de tópicos elementares da teoria de Grafos, com destaque para os Grafos Eulerianos, na educação básica. Iniciamos com uma introdução a essa teoria destacando algumas definições importantes que fundamentam o trabalho além de concepções teóricas relevantes para tratar da questão específica dos Grafos Eulerianos. Posteriormente, algumas sugestões de atividades sobre o tema, que podem ser aplicadas em qualquer nível da educação básica desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio, são apresentadas com o intuito de auxiliar e inspirar o professor desse segmento que esteja interessado em utilizar novas propostas na sua prática pedagógica. Assim, esse profissional pode se valer do presente trabalho como um recurso motivador para novas construções ou simplesmente adaptá-lo, alterá-lo e/ou utilizá-lo na realidade da sua sala de aula. Algumas das atividades propostas foram aplicadas com alunos do sétimo ano de uma escola pública do Rio de Janeiro e a metodologia e avaliação desta aplicação encontram-se também descritas no presente estudo. Desta forma, pretende-se promover uma reflexão sobre novas estratégias que incrementem o processo de ensino-aprendizagem da Matemática na busca de uma educação Matemática mais autônoma e mais significativa.
id PUC_RIO-1_8d4de9668465f252e14eb0c02321ab1a
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:32361
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [en] EULERIAN GRAPHS IN BASIC EDUCATION [pt] GRAFOS EULERIANOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA [pt] GRAFO[pt] GRAFOS NO ENSINO FUNDAMENTAL[pt] GRAFOS NA EDUCACAO BASICA[pt] GRAFOS EULERIANOS[en] GRAPH[en] GRAPHS IN THE ELEMENTARY SCHOLL[en] GRAPHS IN BASIC EDUCATION[en] EULERIAN GRAPHS[pt] O presente trabalho busca apresentar uma proposta de inclusão de tópicos elementares da teoria de Grafos, com destaque para os Grafos Eulerianos, na educação básica. Iniciamos com uma introdução a essa teoria destacando algumas definições importantes que fundamentam o trabalho além de concepções teóricas relevantes para tratar da questão específica dos Grafos Eulerianos. Posteriormente, algumas sugestões de atividades sobre o tema, que podem ser aplicadas em qualquer nível da educação básica desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio, são apresentadas com o intuito de auxiliar e inspirar o professor desse segmento que esteja interessado em utilizar novas propostas na sua prática pedagógica. Assim, esse profissional pode se valer do presente trabalho como um recurso motivador para novas construções ou simplesmente adaptá-lo, alterá-lo e/ou utilizá-lo na realidade da sua sala de aula. Algumas das atividades propostas foram aplicadas com alunos do sétimo ano de uma escola pública do Rio de Janeiro e a metodologia e avaliação desta aplicação encontram-se também descritas no presente estudo. Desta forma, pretende-se promover uma reflexão sobre novas estratégias que incrementem o processo de ensino-aprendizagem da Matemática na busca de uma educação Matemática mais autônoma e mais significativa.[en] This paper seeks to show a proposal of inclusion of elementary topics of Graphs theory, with emphasis in Eulerian graphs, on basic school. We begin with an introduction to this theory highlighting some important definitions which underpin this paper beyond relevant theoretical conceptions to deal with the specific issue of Eulerian graphs. In addition, some suggestions of activities on the subject, which can be applied in any level of basic education, from Elementary to High School, are presented with the intention of help teachers interested in using new proposals on their pedagogical practice. So they can use this material as a motivating resource for new constructions or just adapt it, change it and/or use it in his classroom routine. Some of the proposed activities were applied with seventh year students from a public school of Rio de Janeiro and the methodology and evaluation of this application are also described on this present work. Therefore it is intended to promote a reflection about new strategies that increase the teaching-learning process of Mathematics in the searching for more autonomy and more meaningful mathematical education.MAXWELLCHRISTINE SERTA COSTACHRISTINE SERTA COSTABRUNO NOGUEIRA CARDOSO2017-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32361@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32361@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32361porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-08T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:32361Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-06-08T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [en] EULERIAN GRAPHS IN BASIC EDUCATION
[pt] GRAFOS EULERIANOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title [en] EULERIAN GRAPHS IN BASIC EDUCATION
spellingShingle [en] EULERIAN GRAPHS IN BASIC EDUCATION
BRUNO NOGUEIRA CARDOSO
[pt] GRAFO
[pt] GRAFOS NO ENSINO FUNDAMENTAL
[pt] GRAFOS NA EDUCACAO BASICA
[pt] GRAFOS EULERIANOS
[en] GRAPH
[en] GRAPHS IN THE ELEMENTARY SCHOLL
[en] GRAPHS IN BASIC EDUCATION
[en] EULERIAN GRAPHS
title_short [en] EULERIAN GRAPHS IN BASIC EDUCATION
title_full [en] EULERIAN GRAPHS IN BASIC EDUCATION
title_fullStr [en] EULERIAN GRAPHS IN BASIC EDUCATION
title_full_unstemmed [en] EULERIAN GRAPHS IN BASIC EDUCATION
title_sort [en] EULERIAN GRAPHS IN BASIC EDUCATION
author BRUNO NOGUEIRA CARDOSO
author_facet BRUNO NOGUEIRA CARDOSO
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CHRISTINE SERTA COSTA
CHRISTINE SERTA COSTA
dc.contributor.author.fl_str_mv BRUNO NOGUEIRA CARDOSO
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] GRAFO
[pt] GRAFOS NO ENSINO FUNDAMENTAL
[pt] GRAFOS NA EDUCACAO BASICA
[pt] GRAFOS EULERIANOS
[en] GRAPH
[en] GRAPHS IN THE ELEMENTARY SCHOLL
[en] GRAPHS IN BASIC EDUCATION
[en] EULERIAN GRAPHS
topic [pt] GRAFO
[pt] GRAFOS NO ENSINO FUNDAMENTAL
[pt] GRAFOS NA EDUCACAO BASICA
[pt] GRAFOS EULERIANOS
[en] GRAPH
[en] GRAPHS IN THE ELEMENTARY SCHOLL
[en] GRAPHS IN BASIC EDUCATION
[en] EULERIAN GRAPHS
description [pt] O presente trabalho busca apresentar uma proposta de inclusão de tópicos elementares da teoria de Grafos, com destaque para os Grafos Eulerianos, na educação básica. Iniciamos com uma introdução a essa teoria destacando algumas definições importantes que fundamentam o trabalho além de concepções teóricas relevantes para tratar da questão específica dos Grafos Eulerianos. Posteriormente, algumas sugestões de atividades sobre o tema, que podem ser aplicadas em qualquer nível da educação básica desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio, são apresentadas com o intuito de auxiliar e inspirar o professor desse segmento que esteja interessado em utilizar novas propostas na sua prática pedagógica. Assim, esse profissional pode se valer do presente trabalho como um recurso motivador para novas construções ou simplesmente adaptá-lo, alterá-lo e/ou utilizá-lo na realidade da sua sala de aula. Algumas das atividades propostas foram aplicadas com alunos do sétimo ano de uma escola pública do Rio de Janeiro e a metodologia e avaliação desta aplicação encontram-se também descritas no presente estudo. Desta forma, pretende-se promover uma reflexão sobre novas estratégias que incrementem o processo de ensino-aprendizagem da Matemática na busca de uma educação Matemática mais autônoma e mais significativa.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32361@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32361@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32361
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32361@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=32361@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32361
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822605191905280