[pt] AS MÚLTIPLAS FACES DE MADAME SATÃ : ESTÉTICAS E POLÍTICAS DO CORPO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GEISA RODRIGUES LEITE DA SILVA
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17353@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17353@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17353
Resumo: [pt] Madame Satã é sem dúvida um dos representantes mais ilustres da malandragem da Lapa boêmia da primeira metade do século XX. Mas o personagem reúne, ainda, traços que o inserem em outras categorias, tais como, negro, homossexual e marginal. Esta tese busca desvendar um complexo processo em que se imbricam a apropriação (e resignificação) simbólica do malandro e a aplicação de estratégias biopolíticas sobre os corpos fora da norma. Os desdobramentos identitários de Madame Satã sugerem também uma potência política a ser explorada. Ao longo dos anos, as interpretações do personagem vão das mais conservadoras às mais transgressoras, deixando entrever, além dos diferentes contextos em que se inserem, os distintos projetos estéticos e políticos delineados. O objetivo principal deste trabalho é analisar o percurso de Madame Satã e promover uma reflexão sobre o poder de instrumentalização do corpo, tendo como horizonte a produção de subjetividades contemporâneas. Além do período em que o personagem se insere, dois momentos específicos são analisados: a década de setenta, quando retornará à cena midiática via uma entrevista concedida ao jornal O Pasquim e publicará uma autobiografia, e o início do século XXI, a partir do lançamento do filme Madame Satã, de Karim Aïnouz.
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