[en] FUNK OSTENTAÇÃO AND THE LULA AND DILMA YEARS: IMAGINARIES OF SOCIAL ASCENSION IN THE CONTEXT OF PLATFORM MUSIC
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62496@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62496@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62496 |
Resumo: | [pt] O objetivo desta tese é contribuir para o debate da relação entre contexto socioeconômico e artes a partir da análise do fenômeno do funk ostentação. Surgido ao longo dos anos de crescimento econômico dos governos do Partido dos Trabalhadores, o funk ostentação foi entendido como uma representação do que se rotulou, à época, de nova classe média, um fenômeno socioeconômico que foi associado ao êxito das políticas econômicas e sociais do PT. À medida que ganhavam destaque na indústria da música, uma parte expressiva dos artistas do funk ostentação passou a defender um discurso explicitamente neoliberal, ressaltando a meritocracia e o empreendedorismo como fatores determinantes de seu êxito (individual), ignorando o papel das políticas para a formação do próprio subgênero. No campo da música, foi dada maior atenção à economia do funk e às inovações de um modelo de negócio engendrado pela produtora Kondzilla destacando a centralidade do audiovisual e das redes sociais digitais, notadamente o YouTube. A tese se detém justamente sobre essa aparente contradição entre os contextos socioeconômico e cultural realizando uma análise interpretativa de conteúdo de entrevistas de alguns personagens mais destacados dentro do subgênero musical postadas na plataforma YouTube entre 2011 e 2015. Ainda que as políticas neoliberais de consumo não produzam necessariamente impactos políticos lineares, totalizantes e homogêneos, verificou-se nas falas dos MCs a recorrência de um discurso marcado pelo individualismo e pela cultura motivacional, aparentemente antitéticos a um contexto econômico de maior socialização do poder de compra via políticas públicas de Estado. |
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[en] FUNK OSTENTAÇÃO AND THE LULA AND DILMA YEARS: IMAGINARIES OF SOCIAL ASCENSION IN THE CONTEXT OF PLATFORM MUSIC[pt] FUNK OSTENTAÇÃO E OS ANOS LULA E DILMA: CULTURA BRASILEIRA, POLÍTICAS DESENVOLVIMENTISTAS E SUBJETIVIDADE NEOLIBERAL[pt] CONSUMO[pt] NEODESENVOLVIMENTISMO[pt] FUNK OSTENTACAO[pt] INDUSTRIA DA MUSICA[pt] NEOLIBERALISMO[en] CONSUMPTION[en] NEODEVELOPMENTALISM[en] OSTENTATION FUNK[en] THE MUSIC INDUSTRY[en] NEOLIBERALISM[pt] O objetivo desta tese é contribuir para o debate da relação entre contexto socioeconômico e artes a partir da análise do fenômeno do funk ostentação. Surgido ao longo dos anos de crescimento econômico dos governos do Partido dos Trabalhadores, o funk ostentação foi entendido como uma representação do que se rotulou, à época, de nova classe média, um fenômeno socioeconômico que foi associado ao êxito das políticas econômicas e sociais do PT. À medida que ganhavam destaque na indústria da música, uma parte expressiva dos artistas do funk ostentação passou a defender um discurso explicitamente neoliberal, ressaltando a meritocracia e o empreendedorismo como fatores determinantes de seu êxito (individual), ignorando o papel das políticas para a formação do próprio subgênero. No campo da música, foi dada maior atenção à economia do funk e às inovações de um modelo de negócio engendrado pela produtora Kondzilla destacando a centralidade do audiovisual e das redes sociais digitais, notadamente o YouTube. A tese se detém justamente sobre essa aparente contradição entre os contextos socioeconômico e cultural realizando uma análise interpretativa de conteúdo de entrevistas de alguns personagens mais destacados dentro do subgênero musical postadas na plataforma YouTube entre 2011 e 2015. Ainda que as políticas neoliberais de consumo não produzam necessariamente impactos políticos lineares, totalizantes e homogêneos, verificou-se nas falas dos MCs a recorrência de um discurso marcado pelo individualismo e pela cultura motivacional, aparentemente antitéticos a um contexto econômico de maior socialização do poder de compra via políticas públicas de Estado.[en] The aim of this thesis is to contribute to the debate on the relationship between the socioeconomic context and the arts based on the analysis of the funk ostentação phenomenon. Emerged over the years of economic growth of the Workers Party governments, funk ostentação was understood as a representation of what was labeled, at the time, the new middle class, a socioeconomic phenomenon that was associated with the success of economic and social policies of the PT. As they gained prominence in the music industry, a significant number of funk ostentação artists began to defend an explicitly neoliberal discourse, emphasizing meritocracy and entrepreneurship as determining factors for their (individual) success, ignoring the role of policies for training of the subgenus itself. In the field of music, greater attention was given to the economy of funk and to the innovations of a business model engendered by the producer Kondzilla, highlighting the centrality of audiovisual and digital social networks, notably YouTube, in this process. The thesis dwells precisely on this apparent contradiction between the socioeconomic and cultural contexts, performing an interpretative content analysis of interviews with some of the most prominent characters within the musical subgenre posted on the YouTube platform between 2011 and 2015. Although neoliberal consumer policies do not produce necessarily linear, totalizing and homogeneous political impacts, it was verified in the speeches of the MCs the recurrence of a discourse marked by individualism and motivational culture, apparently antithetical to an economic context of greater socialization of purchasing power via public State policies.MAXWELLCLAUDIA DA SILVA PEREIRARAFAEL GIURUMAGLIA ZINCONE BRAGA2023-05-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62496@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62496@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62496porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-11T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:62496Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342023-05-11T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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