[pt] MILLÔR FERNANDES: A VITÓRIA DO HUMOR DIANTE DO ESTABELECIDO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3535@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3535@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3535 |
Resumo: | [pt] O humor é visto geralmente como característica de diversas manifestações culturais do povo brasileiro. O presente trabalho tem o objetivo de investigar o humor como uma modalidade de expressão literária, explorando como estudo de caso a obra de Millôr Fernandes. Partindo do pressuposto de que o humor é dotado de propriedades críticas, a investigação busca entendê-lo como um agente de questionamento das verdades estabelecidas, considerando os referenciais sociais e históricos definidores do que é ou não risível. Os aspectos lingüístico, religioso e político são observados na obra de Millôr Fernandes como exemplos de transgressão humorística. |
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[pt] MILLÔR FERNANDES: A VITÓRIA DO HUMOR DIANTE DO ESTABELECIDO [en] MILLÔR FERNANDES: THE HUMOR S VICTORY OVER THE ESTABLISHED [pt] HUMOR[pt] POLITICA[pt] MILLOR FERNANDES[pt] COMICO[pt] SOCIEDADE[en] HUMOR[en] POLICY[en] MILLOR FERNANDES[en] COMIC[en] SOCIETY[pt] O humor é visto geralmente como característica de diversas manifestações culturais do povo brasileiro. O presente trabalho tem o objetivo de investigar o humor como uma modalidade de expressão literária, explorando como estudo de caso a obra de Millôr Fernandes. Partindo do pressuposto de que o humor é dotado de propriedades críticas, a investigação busca entendê-lo como um agente de questionamento das verdades estabelecidas, considerando os referenciais sociais e históricos definidores do que é ou não risível. Os aspectos lingüístico, religioso e político são observados na obra de Millôr Fernandes como exemplos de transgressão humorística.[en] The humor is generally seen as characteristic of several cultural manifestations of the Brazilian people. The present work has the objective of investigating the humor as a modality of literary expression, exploring as case study Millôr Ferna ndes work. Taking to account that the humor is endowed with critical properties, the investigation looks to understand it as a way of objecting to the established truths, considering the social and historical references which define what can be laughable or not. The linguistic, religious and political aspects are observed in Millôr Fernandes work as examples of humorous transgression.MAXWELLRENATO CORDEIRO GOMESHENRIQUE RODRIGUES PINTO2003-05-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3535@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=3535@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3535porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-18T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:3535Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-02-18T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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