[en] A GALS APPROACH FOR POGRAMMING DISTRIBUTED INTERACTIVE MULTIMEDIA APPLICATIONS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37372@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37372@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37372 |
Resumo: | [pt] Neste trabalho, investigamos como garantir duas propriedades no desenvolvimento de aplicações multimídia distribuídas interativas: determinismo e consistência. Determinismo é uma propriedade individual dos nós em uma aplicação distribuída e refere-se à característica de um programa sempre produzir a mesma saída a partir de uma mesma entrada. Consistência é uma propriedade de todo o sistema e está relacionada a todos os nós terem sempre a mesma visão da ordem dos eventos. Avaliamos o uso da linguagem síncrona Céu no contexto de programação multimídia para garantir o determinismo. Em relação à consistência, avaliamos se a arquitetura GALS (Globally Asynchronous Local Synchronous) é capaz de prover consistência. Tradicionalmente, aplicações multimídia são desenvolvidas usando linguagens de domínio específico ou linguagens de propósito geral utilizando frameworks especializados. Nenhuma dessas duas abordagens promove o desenvolvimento de aplicações multimídia distribuídas interativas determinísticas e consistentes. Nossa investigação sobre o uso de linguagens síncronas no campo de multimídia levou ao desenvolvimento de Céu-Media, uma biblioteca multimídia determinística para a linguagem síncrona Céu, e Mars, um middleware GALS para aplicações multimídia distribuídas interativas. Os resultados desta tese indicam que, usando as garantias da linguagem síncrona Céu, é possível desenvolver aplicações multimídia determinísticas usando Céu-Media. Além disso, eles também indicam que o modelo de consistência implementado pelo middleware GALS Mars garante que todos os nós sempre concordem com a ordem dos eventos em uma apresentação distribuída. Nós validamos nossa proposta discutindo o desenvolvimento de aplicações multimídia distribuídas propostas pela comunidade de pesquisa usando Céu-Media e Mars, destacando as principais vantagens e também as desvantagens em usar nossa abordagem. |
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[en] A GALS APPROACH FOR POGRAMMING DISTRIBUTED INTERACTIVE MULTIMEDIA APPLICATIONS [pt] UMA ABORDAGEM GALS PARA A PROGRAMAÇÃO DE APLICAÇÕES INTERATIVAS MULTUMÍDIA DISTRIBUÍDAS [pt] MULTIMIDIA[pt] MULTI-DISPOSITIVOS[pt] CEU[pt] DETERMINISMO[pt] CONSISTENCIA[en] MULTIMEDIA[en] MULTI-DEVICE[en] CEU[en] DETERMINISM[en] CONSISTENCE[pt] Neste trabalho, investigamos como garantir duas propriedades no desenvolvimento de aplicações multimídia distribuídas interativas: determinismo e consistência. Determinismo é uma propriedade individual dos nós em uma aplicação distribuída e refere-se à característica de um programa sempre produzir a mesma saída a partir de uma mesma entrada. Consistência é uma propriedade de todo o sistema e está relacionada a todos os nós terem sempre a mesma visão da ordem dos eventos. Avaliamos o uso da linguagem síncrona Céu no contexto de programação multimídia para garantir o determinismo. Em relação à consistência, avaliamos se a arquitetura GALS (Globally Asynchronous Local Synchronous) é capaz de prover consistência. Tradicionalmente, aplicações multimídia são desenvolvidas usando linguagens de domínio específico ou linguagens de propósito geral utilizando frameworks especializados. Nenhuma dessas duas abordagens promove o desenvolvimento de aplicações multimídia distribuídas interativas determinísticas e consistentes. Nossa investigação sobre o uso de linguagens síncronas no campo de multimídia levou ao desenvolvimento de Céu-Media, uma biblioteca multimídia determinística para a linguagem síncrona Céu, e Mars, um middleware GALS para aplicações multimídia distribuídas interativas. Os resultados desta tese indicam que, usando as garantias da linguagem síncrona Céu, é possível desenvolver aplicações multimídia determinísticas usando Céu-Media. Além disso, eles também indicam que o modelo de consistência implementado pelo middleware GALS Mars garante que todos os nós sempre concordem com a ordem dos eventos em uma apresentação distribuída. Nós validamos nossa proposta discutindo o desenvolvimento de aplicações multimídia distribuídas propostas pela comunidade de pesquisa usando Céu-Media e Mars, destacando as principais vantagens e também as desvantagens em usar nossa abordagem.[en] In this, work we investigate how to guarantee two properties in the development of interactive distributed multimedia applications: determinism and consistency. Determinism is a property of individual nodes in a distributed application and states that a program always produces the same output when fed with the same input. Consistency is a property of the whole system and states that all nodes should have the same view of the order of events. We evaluate the use of the synchronous language Céu in the context of multimedia programming for guaranteeing the determinism property. Regarding consistency, we evaluate the GALS (Globally Asynchronous Locally Synchronous) architecture for enforcing consistency. Traditionally, multimedia applications are developed using either a domain specific language or a general purpose language supported by specialized frameworks. Neither of the two approaches promotes the development of deterministic and consistent interactive distributed multimedia applications. Our investigation of the use of synchronous languages in the multimedia field led to the development of Céu-Media, a deterministic multimedia library for the synchronous language Céu, and Mars, a GALS middleware for interactive distributed multimedia applications. The results of this thesis indicate that using the guarantees of the synchronous language Céu it is possible to develop deterministic multimedia applications using Céu-Media. Furthermore, they also indicate that the consistency model enforced by the GALS middleware Mars guarantees that all nodes always agree upon the order of events in a distributed presentation. We validate our proposal by discussing the development of real-world distributed multimedia applications proposed by the research community using both, Céu-Media and Mars, highlighting the main advantages and also the drawbacks of using our approach.MAXWELLNOEMI DE LA ROCQUE RODRIGUEZNOEMI DE LA ROCQUE RODRIGUEZRODRIGO COSTA MESQUITA SANTOS2019-03-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37372@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37372@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37372engreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-18T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:37372Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-03-18T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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