GOELDI: O BECO INTERMINÁVEL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24977@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24977@2 |
Resumo: | A abordagem moderna da obra do gravador Oswaldo Goeldi marca um divisor no precário ambiente cultural brasileiro da primeira metade do século vinte. O olhar sobre a cidade degradada, com seus urubus e transeuntes, a dedicação, à xilogravura, resultam em uma poética particular, essencialmente labiríntica. A dissolução do dualismo cartesiano promoveu a restituição do ser ao mundo e cobra do artista uma nova postura. O trabalho tem como objetivo principal refletir sobre o problema da expressão em Goeldi, como fenômeno lírico sempre à margem do contexto modernista, e buscar uma medida do que seria o homem moderno brasileiro a partir da obra. A análise de suas gravuras e desenhos constitui o método que permite recuperar as imagens de energia do artista em seu fazer, sua interação com o meio plástico e, assim, estabelecer uma abordagem sobre a imaginação material, com ênfase nos elementos terrestres. Uma experiência que em Goeldi se deu nos embates diários com a técnica da xilogravura. A associação entre ato expressivo e a imaginação é fundamental para a compreensão da natureza criadora do gravador brasileiro. |
id |
PUC_RIO-1_9065c9898e8f55d12c8de681fd3fa707 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:24977 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisGOELDI: O BECO INTERMINÁVELGOELDI: THE UNNENDING ALLEYWAY2014-11-18RONALDO BRITO FERNANDES26317133700lattes.cnpq.br/2530305358794091JOAO MASAO KAMITARONALDO BRITO FERNANDESFABIO PEREIRA CERDERA07486919796RENATO DE ABREU ALVIMPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURAPUC-RioBRA abordagem moderna da obra do gravador Oswaldo Goeldi marca um divisor no precário ambiente cultural brasileiro da primeira metade do século vinte. O olhar sobre a cidade degradada, com seus urubus e transeuntes, a dedicação, à xilogravura, resultam em uma poética particular, essencialmente labiríntica. A dissolução do dualismo cartesiano promoveu a restituição do ser ao mundo e cobra do artista uma nova postura. O trabalho tem como objetivo principal refletir sobre o problema da expressão em Goeldi, como fenômeno lírico sempre à margem do contexto modernista, e buscar uma medida do que seria o homem moderno brasileiro a partir da obra. A análise de suas gravuras e desenhos constitui o método que permite recuperar as imagens de energia do artista em seu fazer, sua interação com o meio plástico e, assim, estabelecer uma abordagem sobre a imaginação material, com ênfase nos elementos terrestres. Uma experiência que em Goeldi se deu nos embates diários com a técnica da xilogravura. A associação entre ato expressivo e a imaginação é fundamental para a compreensão da natureza criadora do gravador brasileiro.The modern approach to Oswaldo Goeldi s engravings marks a turning point in the precarious Brazilian cultural environment of the first half of the twentieth century. His views on degraded city life with its vultures and passers-by, the dedication to the craft and the detail of the woodcutting result in a particularly labyrinthine and poetic works of art. The end of Cartesian dualism forced the artist to promote a whole new attitude. This work aims to reflect on the problem of expression in Goeldi s life; as a poetic phenomenon he was always outside the modernist context and seeking a way to describe the modern Brazilian man through his work. Analysis of his engravings and drawings allows one to perceive artist s energy in his artistic process; his interaction with physical media establishes an approach to material imagination with emphasis on earthly elements. This was a process that Goeldi faced daily in his woodcutting. The association between expression and imagination is fundamental to understanding the creative nature of the Brazilian engraver.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24977@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24977@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:23:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:24977Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-07-12T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
GOELDI: O BECO INTERMINÁVEL |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
GOELDI: THE UNNENDING ALLEYWAY |
title |
GOELDI: O BECO INTERMINÁVEL |
spellingShingle |
GOELDI: O BECO INTERMINÁVEL RENATO DE ABREU ALVIM |
title_short |
GOELDI: O BECO INTERMINÁVEL |
title_full |
GOELDI: O BECO INTERMINÁVEL |
title_fullStr |
GOELDI: O BECO INTERMINÁVEL |
title_full_unstemmed |
GOELDI: O BECO INTERMINÁVEL |
title_sort |
GOELDI: O BECO INTERMINÁVEL |
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv |
|
author |
RENATO DE ABREU ALVIM |
author_facet |
RENATO DE ABREU ALVIM |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
RONALDO BRITO FERNANDES |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
26317133700 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/2530305358794091 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
JOAO MASAO KAMITA |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
RONALDO BRITO FERNANDES |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
FABIO PEREIRA CERDERA |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
07486919796 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RENATO DE ABREU ALVIM |
contributor_str_mv |
RONALDO BRITO FERNANDES JOAO MASAO KAMITA RONALDO BRITO FERNANDES FABIO PEREIRA CERDERA |
description |
A abordagem moderna da obra do gravador Oswaldo Goeldi marca um divisor no precário ambiente cultural brasileiro da primeira metade do século vinte. O olhar sobre a cidade degradada, com seus urubus e transeuntes, a dedicação, à xilogravura, resultam em uma poética particular, essencialmente labiríntica. A dissolução do dualismo cartesiano promoveu a restituição do ser ao mundo e cobra do artista uma nova postura. O trabalho tem como objetivo principal refletir sobre o problema da expressão em Goeldi, como fenômeno lírico sempre à margem do contexto modernista, e buscar uma medida do que seria o homem moderno brasileiro a partir da obra. A análise de suas gravuras e desenhos constitui o método que permite recuperar as imagens de energia do artista em seu fazer, sua interação com o meio plástico e, assim, estabelecer uma abordagem sobre a imaginação material, com ênfase nos elementos terrestres. Uma experiência que em Goeldi se deu nos embates diários com a técnica da xilogravura. A associação entre ato expressivo e a imaginação é fundamental para a compreensão da natureza criadora do gravador brasileiro. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-11-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24977@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24977@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24977@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24977@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324921343213568 |