[pt] OBSERVANDO A CONEXÃO AFETIVA EM CRIANÇAS AUTISTAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANA MARIA CAMELO CAMPOS
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11625&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11625&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11625
Resumo: [pt] A capacidade de conexão afetiva parece faltar às crianças com autismo o que prejudica as experiências intersubjetivas primária e secundária e, consequentemente, o desenvolvimento simbólico. As pesquisas desenvolvidas para a compreensão dos déficits na capacidade simbólica das crianças com transtorno do espectro autista (TEA) identificam dados quantitavos em relação aos comportamentos sociais, comunicativos pré-verbais e verbais e afetivos. No entanto, existe uma lacuna na tentativa de compreender como é a qualidade das interações sócio- afetivas iniciais destas crianças. Sabe-se que a conexão afetiva é pré-requisito básico para o desenvolvimento típico (DT) da capacidade de simbolizar. Esta pesquisa teve como objetivo investigar se e como ocorreu a conexão afetiva de 2 crianças TEA estando elas em interação com uma terapeuta. Foi incluído um grupo controle composto por 2 crianças DT. A descrição qualitativa de 5 cenas de filmagem mostrou que, apesar de haver diferenças qualitativas entre o grupo TEA e o grupo DT, é possível observar sinais sutis da conexão afetiva entre crianças autistas e a terapeuta.
id PUC_RIO-1_9145d2b0ca1a05e2a6790d56efe6eec6
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:11625
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] OBSERVANDO A CONEXÃO AFETIVA EM CRIANÇAS AUTISTAS [en] OBSERVING THE AFFECTIVE RELATEDNESS IN CHILDREN WITH AUTISM [pt] TRANSTORNO AUTISTA[pt] INTERSUBJETIVIDADE PRIMARIA[pt] INTERSUBJETIVIDADE SECUNDARIA[pt] CAPACIDADE SIMBOLICA[pt] CONEXAO AFETIVA[en] AUTISM SPECTRUM DISORDER[en] PRIMARY INTERSUBJECTIVITY[en] SECONDARY INTERSUBJECTIVITY[en] SYMBOLIZATION ABILITY[en] AFFECTIVE RELATEDNESS[pt] A capacidade de conexão afetiva parece faltar às crianças com autismo o que prejudica as experiências intersubjetivas primária e secundária e, consequentemente, o desenvolvimento simbólico. As pesquisas desenvolvidas para a compreensão dos déficits na capacidade simbólica das crianças com transtorno do espectro autista (TEA) identificam dados quantitavos em relação aos comportamentos sociais, comunicativos pré-verbais e verbais e afetivos. No entanto, existe uma lacuna na tentativa de compreender como é a qualidade das interações sócio- afetivas iniciais destas crianças. Sabe-se que a conexão afetiva é pré-requisito básico para o desenvolvimento típico (DT) da capacidade de simbolizar. Esta pesquisa teve como objetivo investigar se e como ocorreu a conexão afetiva de 2 crianças TEA estando elas em interação com uma terapeuta. Foi incluído um grupo controle composto por 2 crianças DT. A descrição qualitativa de 5 cenas de filmagem mostrou que, apesar de haver diferenças qualitativas entre o grupo TEA e o grupo DT, é possível observar sinais sutis da conexão afetiva entre crianças autistas e a terapeuta.[en] The ability to establish affective relatedness appears to be lacking in children with autism. As a result, the primary and secondary intersubjective engagements with others are impaired and affect the development of the child`s ability to symbolize. Research conducted on children with autism spectrum disorder (ASD) has identified quantitative data in connection with social behavior, pre verbal and verbal communication behavior, and emotional behavior. However, this research has not yet addressed the quality of the initial social and emotional relationships established by children with autism. It is widely known that the emotional connection is an important prerequisite for the symbolization ability in typical development (TD). The present research focuses on the investigation of two ASD children`s affective relatedness during their interaction with a therapist. A control group formed by 2 TD children was included in the investigation. The description of 5 taped scenes demonstrates that regardless of the qualitative differences among the ASD and TD groups, it is possible to observe a subtle trace of affective relatedness between the autistic children and the therapist.MAXWELLCAROLINA LAMPREIAANA MARIA CAMELO CAMPOS2008-05-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11625&idi=1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11625&idi=2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11625porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-11T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:11625Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-07-11T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] OBSERVANDO A CONEXÃO AFETIVA EM CRIANÇAS AUTISTAS
[en] OBSERVING THE AFFECTIVE RELATEDNESS IN CHILDREN WITH AUTISM
title [pt] OBSERVANDO A CONEXÃO AFETIVA EM CRIANÇAS AUTISTAS
spellingShingle [pt] OBSERVANDO A CONEXÃO AFETIVA EM CRIANÇAS AUTISTAS
ANA MARIA CAMELO CAMPOS
[pt] TRANSTORNO AUTISTA
[pt] INTERSUBJETIVIDADE PRIMARIA
[pt] INTERSUBJETIVIDADE SECUNDARIA
[pt] CAPACIDADE SIMBOLICA
[pt] CONEXAO AFETIVA
[en] AUTISM SPECTRUM DISORDER
[en] PRIMARY INTERSUBJECTIVITY
[en] SECONDARY INTERSUBJECTIVITY
[en] SYMBOLIZATION ABILITY
[en] AFFECTIVE RELATEDNESS
title_short [pt] OBSERVANDO A CONEXÃO AFETIVA EM CRIANÇAS AUTISTAS
title_full [pt] OBSERVANDO A CONEXÃO AFETIVA EM CRIANÇAS AUTISTAS
title_fullStr [pt] OBSERVANDO A CONEXÃO AFETIVA EM CRIANÇAS AUTISTAS
title_full_unstemmed [pt] OBSERVANDO A CONEXÃO AFETIVA EM CRIANÇAS AUTISTAS
title_sort [pt] OBSERVANDO A CONEXÃO AFETIVA EM CRIANÇAS AUTISTAS
author ANA MARIA CAMELO CAMPOS
author_facet ANA MARIA CAMELO CAMPOS
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAROLINA LAMPREIA
dc.contributor.author.fl_str_mv ANA MARIA CAMELO CAMPOS
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] TRANSTORNO AUTISTA
[pt] INTERSUBJETIVIDADE PRIMARIA
[pt] INTERSUBJETIVIDADE SECUNDARIA
[pt] CAPACIDADE SIMBOLICA
[pt] CONEXAO AFETIVA
[en] AUTISM SPECTRUM DISORDER
[en] PRIMARY INTERSUBJECTIVITY
[en] SECONDARY INTERSUBJECTIVITY
[en] SYMBOLIZATION ABILITY
[en] AFFECTIVE RELATEDNESS
topic [pt] TRANSTORNO AUTISTA
[pt] INTERSUBJETIVIDADE PRIMARIA
[pt] INTERSUBJETIVIDADE SECUNDARIA
[pt] CAPACIDADE SIMBOLICA
[pt] CONEXAO AFETIVA
[en] AUTISM SPECTRUM DISORDER
[en] PRIMARY INTERSUBJECTIVITY
[en] SECONDARY INTERSUBJECTIVITY
[en] SYMBOLIZATION ABILITY
[en] AFFECTIVE RELATEDNESS
description [pt] A capacidade de conexão afetiva parece faltar às crianças com autismo o que prejudica as experiências intersubjetivas primária e secundária e, consequentemente, o desenvolvimento simbólico. As pesquisas desenvolvidas para a compreensão dos déficits na capacidade simbólica das crianças com transtorno do espectro autista (TEA) identificam dados quantitavos em relação aos comportamentos sociais, comunicativos pré-verbais e verbais e afetivos. No entanto, existe uma lacuna na tentativa de compreender como é a qualidade das interações sócio- afetivas iniciais destas crianças. Sabe-se que a conexão afetiva é pré-requisito básico para o desenvolvimento típico (DT) da capacidade de simbolizar. Esta pesquisa teve como objetivo investigar se e como ocorreu a conexão afetiva de 2 crianças TEA estando elas em interação com uma terapeuta. Foi incluído um grupo controle composto por 2 crianças DT. A descrição qualitativa de 5 cenas de filmagem mostrou que, apesar de haver diferenças qualitativas entre o grupo TEA e o grupo DT, é possível observar sinais sutis da conexão afetiva entre crianças autistas e a terapeuta.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-05-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11625&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11625&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11625
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11625&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11625&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11625
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1821790115094069248