MULTI-RESOLUTION VISUALIZATION OF DIGITAL ELEVATION MODELS USING GPU SHADERS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANDREY D ALMEIDA ROCHA RODRIGUES
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33436@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33436@2
Resumo: A visualização eficiente de grandes modelos digitais de elevação continua sendo um desafio para aplicações em tempo real. O uso direto de novas tecnologias de triangulação em placas gráficas tem uma aplicabilidade limitada no gerenciamento dos níveis de detalhe para grandes modelos. Embora o hardware gráfico seja capaz de controlar a resolução do modelo de um modo bastante eficiente, todos os dados devem estar em memória. Isso compromete a escalabilidade de soluções simples baseadas em GPU para controlar o nível de detalhe. Neste trabalho, é proposto um novo algoritmo eficiente e escalável para lidar com grandes modelos digitais de elevação. A proposta combina efetivamente a triangulação em GPU com a gerência de ladrilhos em CPU, tirando proveito da capacidade de processamento da GPU ao mesmo tempo que mantém o uso de memória gráfica dentro dos limites práticos. Também é proposta uma técnica para gerenciar o nível de detalhe da imagem aérea mapeada sobre o modelo de elevação como texturas. Ambas gerências de níveis de detalhe (geometria e textura) executam separadamente, e os ladrilhos são combinados sem a necessidade de carregar qualquer dado adicional. O gerenciamento de níveis de detalhe é então estendido para lidar com modelos com bordas irregulares e buracos.
id PUC_RIO-1_919e4eaf0f69ed1fdc448e321689483a
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:33436
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMULTI-RESOLUTION VISUALIZATION OF DIGITAL ELEVATION MODELS USING GPU SHADERS VISUALIZAÇÃO DE MODELOS DIGITAIS DE ELEVAÇÃO EM MULTIRESOLUÇÃO UTILIZANDO PROGRAMAÇÃO EM GPU 2016-04-07WALDEMAR CELES FILHO91390451704lattes.cnpq.br/6533801740375459HELIO CORTES VIEIRA LOPESWALDEMAR CELES FILHOMARCELO GATTASS LUIZ HENRIQUE DE FIGUEIREDO01003574904lattes.cnpq.br/0376032371785569ANDREY D ALMEIDA ROCHA RODRIGUESPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM INFORMÁTICAPUC-RioBRA visualização eficiente de grandes modelos digitais de elevação continua sendo um desafio para aplicações em tempo real. O uso direto de novas tecnologias de triangulação em placas gráficas tem uma aplicabilidade limitada no gerenciamento dos níveis de detalhe para grandes modelos. Embora o hardware gráfico seja capaz de controlar a resolução do modelo de um modo bastante eficiente, todos os dados devem estar em memória. Isso compromete a escalabilidade de soluções simples baseadas em GPU para controlar o nível de detalhe. Neste trabalho, é proposto um novo algoritmo eficiente e escalável para lidar com grandes modelos digitais de elevação. A proposta combina efetivamente a triangulação em GPU com a gerência de ladrilhos em CPU, tirando proveito da capacidade de processamento da GPU ao mesmo tempo que mantém o uso de memória gráfica dentro dos limites práticos. Também é proposta uma técnica para gerenciar o nível de detalhe da imagem aérea mapeada sobre o modelo de elevação como texturas. Ambas gerências de níveis de detalhe (geometria e textura) executam separadamente, e os ladrilhos são combinados sem a necessidade de carregar qualquer dado adicional. O gerenciamento de níveis de detalhe é então estendido para lidar com modelos com bordas irregulares e buracos.Efficient rendering of large digital elevation models remains as a challenge for real-time applications. The direct use of hardware tessellation has limited applicability for managing level of detail of large models. Although the graphics hardware is capable of controlling the resolution of patches in a very efficient manner, the whole patch data must be loaded in memory. This compromises the scalability of GPU-based naive solutions for controlling level of detail. In this work, we propose an efficient and scalable new algorithm for large digital elevation models. Our proposal effectively combines GPU tessellation with CPU tile management, taking full advantage of GPU processing capabilities while maintaining graphics-memory use under practical limits. We also propose a technique to manage level of detail of aerial imagery mapped on top of elevation models as textures. Both geometry and texture level of detail management run independently, and tiles are combined with no need to load extra data. The proposed level of detail management is then extended to handle model with irregular border and holes. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORPROGRAMA DE EXCELENCIA ACADEMICAhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33436@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33436@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:39:44Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:33436Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-03-28T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv MULTI-RESOLUTION VISUALIZATION OF DIGITAL ELEVATION MODELS USING GPU SHADERS
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv VISUALIZAÇÃO DE MODELOS DIGITAIS DE ELEVAÇÃO EM MULTIRESOLUÇÃO UTILIZANDO PROGRAMAÇÃO EM GPU
title MULTI-RESOLUTION VISUALIZATION OF DIGITAL ELEVATION MODELS USING GPU SHADERS
spellingShingle MULTI-RESOLUTION VISUALIZATION OF DIGITAL ELEVATION MODELS USING GPU SHADERS
ANDREY D ALMEIDA ROCHA RODRIGUES
title_short MULTI-RESOLUTION VISUALIZATION OF DIGITAL ELEVATION MODELS USING GPU SHADERS
title_full MULTI-RESOLUTION VISUALIZATION OF DIGITAL ELEVATION MODELS USING GPU SHADERS
title_fullStr MULTI-RESOLUTION VISUALIZATION OF DIGITAL ELEVATION MODELS USING GPU SHADERS
title_full_unstemmed MULTI-RESOLUTION VISUALIZATION OF DIGITAL ELEVATION MODELS USING GPU SHADERS
title_sort MULTI-RESOLUTION VISUALIZATION OF DIGITAL ELEVATION MODELS USING GPU SHADERS
author ANDREY D ALMEIDA ROCHA RODRIGUES
author_facet ANDREY D ALMEIDA ROCHA RODRIGUES
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv WALDEMAR CELES FILHO
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 91390451704
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/6533801740375459
dc.contributor.referee1.fl_str_mv HELIO CORTES VIEIRA LOPES
dc.contributor.referee2.fl_str_mv WALDEMAR CELES FILHO
dc.contributor.referee3.fl_str_mv MARCELO GATTASS
dc.contributor.referee4.fl_str_mv LUIZ HENRIQUE DE FIGUEIREDO
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 01003574904
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/0376032371785569
dc.contributor.author.fl_str_mv ANDREY D ALMEIDA ROCHA RODRIGUES
contributor_str_mv WALDEMAR CELES FILHO
HELIO CORTES VIEIRA LOPES
WALDEMAR CELES FILHO
MARCELO GATTASS
LUIZ HENRIQUE DE FIGUEIREDO
description A visualização eficiente de grandes modelos digitais de elevação continua sendo um desafio para aplicações em tempo real. O uso direto de novas tecnologias de triangulação em placas gráficas tem uma aplicabilidade limitada no gerenciamento dos níveis de detalhe para grandes modelos. Embora o hardware gráfico seja capaz de controlar a resolução do modelo de um modo bastante eficiente, todos os dados devem estar em memória. Isso compromete a escalabilidade de soluções simples baseadas em GPU para controlar o nível de detalhe. Neste trabalho, é proposto um novo algoritmo eficiente e escalável para lidar com grandes modelos digitais de elevação. A proposta combina efetivamente a triangulação em GPU com a gerência de ladrilhos em CPU, tirando proveito da capacidade de processamento da GPU ao mesmo tempo que mantém o uso de memória gráfica dentro dos limites práticos. Também é proposta uma técnica para gerenciar o nível de detalhe da imagem aérea mapeada sobre o modelo de elevação como texturas. Ambas gerências de níveis de detalhe (geometria e textura) executam separadamente, e os ladrilhos são combinados sem a necessidade de carregar qualquer dado adicional. O gerenciamento de níveis de detalhe é então estendido para lidar com modelos com bordas irregulares e buracos.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-04-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33436@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33436@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33436@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=33436@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM INFORMÁTICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324936912470016