[pt] A ESCRITA DE NATIVOS DIGITAIS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17716@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17716@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17716 |
Resumo: | [pt] Este estudo teve como objetivo investigar práticas e significados da escrita, manuscrita e digital, entre nativos digitais, numa abordagem micro social e se inscreve como pesquisa no campo dos New Literacy Studies. Em diálogo com autores como Chartier, Jenkins, Livingstone, Rivoltella e Caron & Caronia, o trabalho de campo, de tipo etnográfico, acompanhou cinco adolescentes cariocas em suas casas, em encontros semanais, registrando a interação dos mesmos com seus computadores, conectados à Internet. Procurou-se identificar, além das práticas escritoras, representações e significados que esses adolescentes atribuem à escrita digital e manuscrita e as comparações que estabelecem entre as mesmas. A análise de conteúdo do material empírico permitiu que fossem identificadas variações significativas entre a escrita para falar (em interação com a rede, pelo teclado), a escrita para si, a escrita para o outro e a escrita na e para a escola, variações, estas, associadas ao suporte. Percebeu-se a existência de um corte de gênero no que se refere à escrita para si: as meninas encontram no papel espaço para a produção de textos e relatos voltados para o autoconhecimento e para a expressão de sentimentos íntimos. Para ambos os gêneros, as redes sociais online se apresentam como espaços privilegiados de experiências de sociabilidade, configuradas na troca de mensagens síncronas e assíncronas, como recursos de comunicação, mas também na escrita literária, de jovens para jovens, na qual se destacam fanfictions e webnovelas. |
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[pt] A ESCRITA DE NATIVOS DIGITAIS [en] THE WRITING OF DIGITAL NATIVES [pt] ESCRITA[pt] ADOLESCENTE[en] WRITING[en] TEENAGER[pt] Este estudo teve como objetivo investigar práticas e significados da escrita, manuscrita e digital, entre nativos digitais, numa abordagem micro social e se inscreve como pesquisa no campo dos New Literacy Studies. Em diálogo com autores como Chartier, Jenkins, Livingstone, Rivoltella e Caron & Caronia, o trabalho de campo, de tipo etnográfico, acompanhou cinco adolescentes cariocas em suas casas, em encontros semanais, registrando a interação dos mesmos com seus computadores, conectados à Internet. Procurou-se identificar, além das práticas escritoras, representações e significados que esses adolescentes atribuem à escrita digital e manuscrita e as comparações que estabelecem entre as mesmas. A análise de conteúdo do material empírico permitiu que fossem identificadas variações significativas entre a escrita para falar (em interação com a rede, pelo teclado), a escrita para si, a escrita para o outro e a escrita na e para a escola, variações, estas, associadas ao suporte. Percebeu-se a existência de um corte de gênero no que se refere à escrita para si: as meninas encontram no papel espaço para a produção de textos e relatos voltados para o autoconhecimento e para a expressão de sentimentos íntimos. Para ambos os gêneros, as redes sociais online se apresentam como espaços privilegiados de experiências de sociabilidade, configuradas na troca de mensagens síncronas e assíncronas, como recursos de comunicação, mas também na escrita literária, de jovens para jovens, na qual se destacam fanfictions e webnovelas.[en] The aim of this study is to investigate practises and meanings regarding byhand and digital writing among digital natives under a micro-social approach that is related to New Literacy Studies. Taking the authors Chartier, Jenkins, Livingstone, Rivoltella and Caron & Caronia into account, this study, based on ethnographic research, focused on five carioca adolescents in their homes, during weekly meetings, keeping records of their interaction with computers connected to the Internet and by-hand writing. There has been an attempt to recognize not only production practises, but also representations and meanings that such adolescents construct from by-hand and digital writing and the comparisons teenagers make regarding such representations and meanings. Analysis of the empirical data has shown significant variation among writing to speak (related to the web, through the keyboard), writing for the self, writing for the other and writing to school. Such variations are associated to the support. It has been noticed a distinctive difference concerning gender when it comes to writing for the self: the adolescent girls see the paper as a locus for self- discovery and for the expression of inner feelings. To both genders online social networks are seen as privileged spaces to share experiences, based on synchronous and asynchronous messages exchange as resources of communication, but also on literary writing, from and to young people. Among such pieces of writing, fanfictions and webnovelas stand out.MAXWELLROSALIA MARIA DUARTEILANA ELEA SANTIAGO2011-06-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17716@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17716@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17716porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-17T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:17716Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342024-04-17T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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