[pt] A ESCRITA DE NATIVOS DIGITAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ILANA ELEA SANTIAGO
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17716@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17716@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17716
Resumo: [pt] Este estudo teve como objetivo investigar práticas e significados da escrita, manuscrita e digital, entre nativos digitais, numa abordagem micro social e se inscreve como pesquisa no campo dos New Literacy Studies. Em diálogo com autores como Chartier, Jenkins, Livingstone, Rivoltella e Caron & Caronia, o trabalho de campo, de tipo etnográfico, acompanhou cinco adolescentes cariocas em suas casas, em encontros semanais, registrando a interação dos mesmos com seus computadores, conectados à Internet. Procurou-se identificar, além das práticas escritoras, representações e significados que esses adolescentes atribuem à escrita digital e manuscrita e as comparações que estabelecem entre as mesmas. A análise de conteúdo do material empírico permitiu que fossem identificadas variações significativas entre a escrita para falar (em interação com a rede, pelo teclado), a escrita para si, a escrita para o outro e a escrita na e para a escola, variações, estas, associadas ao suporte. Percebeu-se a existência de um corte de gênero no que se refere à escrita para si: as meninas encontram no papel espaço para a produção de textos e relatos voltados para o autoconhecimento e para a expressão de sentimentos íntimos. Para ambos os gêneros, as redes sociais online se apresentam como espaços privilegiados de experiências de sociabilidade, configuradas na troca de mensagens síncronas e assíncronas, como recursos de comunicação, mas também na escrita literária, de jovens para jovens, na qual se destacam fanfictions e webnovelas.
id PUC_RIO-1_937e6966ef9fff6c95379c8c0af44078
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:17716
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] A ESCRITA DE NATIVOS DIGITAIS [en] THE WRITING OF DIGITAL NATIVES [pt] ESCRITA[pt] ADOLESCENTE[en] WRITING[en] TEENAGER[pt] Este estudo teve como objetivo investigar práticas e significados da escrita, manuscrita e digital, entre nativos digitais, numa abordagem micro social e se inscreve como pesquisa no campo dos New Literacy Studies. Em diálogo com autores como Chartier, Jenkins, Livingstone, Rivoltella e Caron & Caronia, o trabalho de campo, de tipo etnográfico, acompanhou cinco adolescentes cariocas em suas casas, em encontros semanais, registrando a interação dos mesmos com seus computadores, conectados à Internet. Procurou-se identificar, além das práticas escritoras, representações e significados que esses adolescentes atribuem à escrita digital e manuscrita e as comparações que estabelecem entre as mesmas. A análise de conteúdo do material empírico permitiu que fossem identificadas variações significativas entre a escrita para falar (em interação com a rede, pelo teclado), a escrita para si, a escrita para o outro e a escrita na e para a escola, variações, estas, associadas ao suporte. Percebeu-se a existência de um corte de gênero no que se refere à escrita para si: as meninas encontram no papel espaço para a produção de textos e relatos voltados para o autoconhecimento e para a expressão de sentimentos íntimos. Para ambos os gêneros, as redes sociais online se apresentam como espaços privilegiados de experiências de sociabilidade, configuradas na troca de mensagens síncronas e assíncronas, como recursos de comunicação, mas também na escrita literária, de jovens para jovens, na qual se destacam fanfictions e webnovelas.[en] The aim of this study is to investigate practises and meanings regarding byhand and digital writing among digital natives under a micro-social approach that is related to New Literacy Studies. Taking the authors Chartier, Jenkins, Livingstone, Rivoltella and Caron & Caronia into account, this study, based on ethnographic research, focused on five carioca adolescents in their homes, during weekly meetings, keeping records of their interaction with computers connected to the Internet and by-hand writing. There has been an attempt to recognize not only production practises, but also representations and meanings that such adolescents construct from by-hand and digital writing and the comparisons teenagers make regarding such representations and meanings. Analysis of the empirical data has shown significant variation among writing to speak (related to the web, through the keyboard), writing for the self, writing for the other and writing to school. Such variations are associated to the support. It has been noticed a distinctive difference concerning gender when it comes to writing for the self: the adolescent girls see the paper as a locus for self- discovery and for the expression of inner feelings. To both genders online social networks are seen as privileged spaces to share experiences, based on synchronous and asynchronous messages exchange as resources of communication, but also on literary writing, from and to young people. Among such pieces of writing, fanfictions and webnovelas stand out.MAXWELLROSALIA MARIA DUARTEILANA ELEA SANTIAGO2011-06-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17716@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17716@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17716porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-17T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:17716Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342024-04-17T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] A ESCRITA DE NATIVOS DIGITAIS
[en] THE WRITING OF DIGITAL NATIVES
title [pt] A ESCRITA DE NATIVOS DIGITAIS
spellingShingle [pt] A ESCRITA DE NATIVOS DIGITAIS
ILANA ELEA SANTIAGO
[pt] ESCRITA
[pt] ADOLESCENTE
[en] WRITING
[en] TEENAGER
title_short [pt] A ESCRITA DE NATIVOS DIGITAIS
title_full [pt] A ESCRITA DE NATIVOS DIGITAIS
title_fullStr [pt] A ESCRITA DE NATIVOS DIGITAIS
title_full_unstemmed [pt] A ESCRITA DE NATIVOS DIGITAIS
title_sort [pt] A ESCRITA DE NATIVOS DIGITAIS
author ILANA ELEA SANTIAGO
author_facet ILANA ELEA SANTIAGO
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ROSALIA MARIA DUARTE
dc.contributor.author.fl_str_mv ILANA ELEA SANTIAGO
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] ESCRITA
[pt] ADOLESCENTE
[en] WRITING
[en] TEENAGER
topic [pt] ESCRITA
[pt] ADOLESCENTE
[en] WRITING
[en] TEENAGER
description [pt] Este estudo teve como objetivo investigar práticas e significados da escrita, manuscrita e digital, entre nativos digitais, numa abordagem micro social e se inscreve como pesquisa no campo dos New Literacy Studies. Em diálogo com autores como Chartier, Jenkins, Livingstone, Rivoltella e Caron & Caronia, o trabalho de campo, de tipo etnográfico, acompanhou cinco adolescentes cariocas em suas casas, em encontros semanais, registrando a interação dos mesmos com seus computadores, conectados à Internet. Procurou-se identificar, além das práticas escritoras, representações e significados que esses adolescentes atribuem à escrita digital e manuscrita e as comparações que estabelecem entre as mesmas. A análise de conteúdo do material empírico permitiu que fossem identificadas variações significativas entre a escrita para falar (em interação com a rede, pelo teclado), a escrita para si, a escrita para o outro e a escrita na e para a escola, variações, estas, associadas ao suporte. Percebeu-se a existência de um corte de gênero no que se refere à escrita para si: as meninas encontram no papel espaço para a produção de textos e relatos voltados para o autoconhecimento e para a expressão de sentimentos íntimos. Para ambos os gêneros, as redes sociais online se apresentam como espaços privilegiados de experiências de sociabilidade, configuradas na troca de mensagens síncronas e assíncronas, como recursos de comunicação, mas também na escrita literária, de jovens para jovens, na qual se destacam fanfictions e webnovelas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17716@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17716@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17716
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17716@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=17716@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17716
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822579470336000