VALORES QUE MOTIVAM CONSUMIDORES DE BAIXA RENDA A ADERIREM AOS PRODUTOS DE CONTA DIGITAL E CARTÃO DE CRÉDITO DE FINTECHS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARIA MIRELLA C DE M CARVALHO
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48677@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48677@2
Resumo: O surgimento das fintechs tem promovido intensa mudança na relação entre instituições financeiras e clientes, com destaque para consumidores de baixa renda, que representam parcela relevante do consumo de serviços bancários. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo identificar os valores que motivam consumidores de baixa renda a aderirem a contas digitais e cartões de crédito de fintechs. Para tanto, foi realizada pesquisa qualitativa exploratória com dados coletados em 15 entrevistas individuais, junto a consumidores residentes no Rio de Janeiro, com renda de até 2.000,00 reais. Os dados foram analisados por meio de técnicas de análise de conteúdo, bem como a partir da axiologia de consumo de Floch (1990), desenvolvida no contexto teórico da semiótica discursiva de linha francesa. Os resultados indicam a coexistência de valores práticos, críticos e utópicos nos discursos dos consumidores. Os resultados deste estudo apontam para diversas implicações gerenciais, que podem orientar gestores de fintechs que pretendem adaptar ou criar soluções para atender o público de baixa renda, com destaque para a disponibilidade de crédito, humanização do suporte e canais de atendimento, investimento em propaganda boca-a-boca e em influenciadores digitais e locais e aumento da percepção de solidez e segurança.
id PUC_RIO-1_94102900a888729575723931fed985b1
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:48677
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisVALORES QUE MOTIVAM CONSUMIDORES DE BAIXA RENDA A ADERIREM AOS PRODUTOS DE CONTA DIGITAL E CARTÃO DE CRÉDITO DE FINTECHS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIOVALUES THAT MOTIVATE LOW-INCOME CONSUMERS TO JOIN A DIGITAL ACCOUNT AND CREDIT CARD FROM FINTECH: AN EXPLORATORY STUDY2020-05-14LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA01170421709lattes.cnpq.br/7390036540772120LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA01170421709lattes.cnpq.br/7390036540772120DANIEL KAMLOTLUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOALUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOACECILIA LIMA DE QUEIROS MATTOSOCECILIA LIMA DE QUEIROS MATTOSO05187163418lattes.cnpq.br/1967027727536523MARIA MIRELLA C DE M CARVALHOPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASPUC-RioBRO surgimento das fintechs tem promovido intensa mudança na relação entre instituições financeiras e clientes, com destaque para consumidores de baixa renda, que representam parcela relevante do consumo de serviços bancários. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo identificar os valores que motivam consumidores de baixa renda a aderirem a contas digitais e cartões de crédito de fintechs. Para tanto, foi realizada pesquisa qualitativa exploratória com dados coletados em 15 entrevistas individuais, junto a consumidores residentes no Rio de Janeiro, com renda de até 2.000,00 reais. Os dados foram analisados por meio de técnicas de análise de conteúdo, bem como a partir da axiologia de consumo de Floch (1990), desenvolvida no contexto teórico da semiótica discursiva de linha francesa. Os resultados indicam a coexistência de valores práticos, críticos e utópicos nos discursos dos consumidores. Os resultados deste estudo apontam para diversas implicações gerenciais, que podem orientar gestores de fintechs que pretendem adaptar ou criar soluções para atender o público de baixa renda, com destaque para a disponibilidade de crédito, humanização do suporte e canais de atendimento, investimento em propaganda boca-a-boca e em influenciadores digitais e locais e aumento da percepção de solidez e segurança.The emergence of fintech has promoted an intense change in the relationship between financial institutions and customers, with emphasis on low-income consumers who represent relevant participation in the consumption of banking services. In this context, this study aims to identify the values that motivate low-income consumers to join digital accounts and credit cards from fintech. To this end, exploratory qualitative research was carried out with data collected in 15 individual interviews, with consumers residing in Rio de Janeiro, with an income of up to 2,000.00 reais. The data were analyzed using content analysis techniques, as well as from the axiology of consumption by Floch (1990), developed in the theoretical context of the French discursive semiotics. The results indicate the coexistence of practical, critical, and utopian values in the discourse of consumers. The results of this study point to several managerial implications that can guide managers of fintech that intend to adapt or create solutions to serve the low-income public, with emphasis on credit availability, humanization of support and service channels, investment in word-of-mouth advertising and digital and local influencers, and increase the perception of solidity and security.https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48677@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48677@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:53:32Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:48677Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-26T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv VALORES QUE MOTIVAM CONSUMIDORES DE BAIXA RENDA A ADERIREM AOS PRODUTOS DE CONTA DIGITAL E CARTÃO DE CRÉDITO DE FINTECHS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
dc.title.alternative.en.fl_str_mv VALUES THAT MOTIVATE LOW-INCOME CONSUMERS TO JOIN A DIGITAL ACCOUNT AND CREDIT CARD FROM FINTECH: AN EXPLORATORY STUDY
title VALORES QUE MOTIVAM CONSUMIDORES DE BAIXA RENDA A ADERIREM AOS PRODUTOS DE CONTA DIGITAL E CARTÃO DE CRÉDITO DE FINTECHS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
spellingShingle VALORES QUE MOTIVAM CONSUMIDORES DE BAIXA RENDA A ADERIREM AOS PRODUTOS DE CONTA DIGITAL E CARTÃO DE CRÉDITO DE FINTECHS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
MARIA MIRELLA C DE M CARVALHO
title_short VALORES QUE MOTIVAM CONSUMIDORES DE BAIXA RENDA A ADERIREM AOS PRODUTOS DE CONTA DIGITAL E CARTÃO DE CRÉDITO DE FINTECHS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
title_full VALORES QUE MOTIVAM CONSUMIDORES DE BAIXA RENDA A ADERIREM AOS PRODUTOS DE CONTA DIGITAL E CARTÃO DE CRÉDITO DE FINTECHS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
title_fullStr VALORES QUE MOTIVAM CONSUMIDORES DE BAIXA RENDA A ADERIREM AOS PRODUTOS DE CONTA DIGITAL E CARTÃO DE CRÉDITO DE FINTECHS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
title_full_unstemmed VALORES QUE MOTIVAM CONSUMIDORES DE BAIXA RENDA A ADERIREM AOS PRODUTOS DE CONTA DIGITAL E CARTÃO DE CRÉDITO DE FINTECHS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
title_sort VALORES QUE MOTIVAM CONSUMIDORES DE BAIXA RENDA A ADERIREM AOS PRODUTOS DE CONTA DIGITAL E CARTÃO DE CRÉDITO DE FINTECHS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
author MARIA MIRELLA C DE M CARVALHO
author_facet MARIA MIRELLA C DE M CARVALHO
author_role author
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv 01170421709
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 01170421709
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/7390036540772120
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/7390036540772120
dc.contributor.referee1.fl_str_mv DANIEL KAMLOT
dc.contributor.referee2.fl_str_mv LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA
dc.contributor.referee3.fl_str_mv LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA
dc.contributor.referee4.fl_str_mv CECILIA LIMA DE QUEIROS MATTOSO
dc.contributor.referee5.fl_str_mv CECILIA LIMA DE QUEIROS MATTOSO
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 05187163418
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/1967027727536523
dc.contributor.author.fl_str_mv MARIA MIRELLA C DE M CARVALHO
contributor_str_mv LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA
LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA
DANIEL KAMLOT
LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA
LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA
CECILIA LIMA DE QUEIROS MATTOSO
CECILIA LIMA DE QUEIROS MATTOSO
description O surgimento das fintechs tem promovido intensa mudança na relação entre instituições financeiras e clientes, com destaque para consumidores de baixa renda, que representam parcela relevante do consumo de serviços bancários. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo identificar os valores que motivam consumidores de baixa renda a aderirem a contas digitais e cartões de crédito de fintechs. Para tanto, foi realizada pesquisa qualitativa exploratória com dados coletados em 15 entrevistas individuais, junto a consumidores residentes no Rio de Janeiro, com renda de até 2.000,00 reais. Os dados foram analisados por meio de técnicas de análise de conteúdo, bem como a partir da axiologia de consumo de Floch (1990), desenvolvida no contexto teórico da semiótica discursiva de linha francesa. Os resultados indicam a coexistência de valores práticos, críticos e utópicos nos discursos dos consumidores. Os resultados deste estudo apontam para diversas implicações gerenciais, que podem orientar gestores de fintechs que pretendem adaptar ou criar soluções para atender o público de baixa renda, com destaque para a disponibilidade de crédito, humanização do suporte e canais de atendimento, investimento em propaganda boca-a-boca e em influenciadores digitais e locais e aumento da percepção de solidez e segurança.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-05-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48677@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48677@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48677@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48677@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324950273425408