[pt] A LINGUAGEM VISUAL DAS VINHETAS DA MTV: VIDEODESIGN COMO EXPRESSÃO DA CULTURA PÓS-MODERNA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARLA CRISTINA DA COSTA TEIXEIRA
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8755&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8755&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8755
Resumo: [pt] A dissertação discute a relação existente entre o videodesign e a cultura pósmoderna, através da análise da linguagem visual das vinhetas da MTV. Porém, há também o estudo do sistema visual da emissora, no qual as vinhetas estão imersas, com referências à história, à programação, aos cenários, aos comerciais, aos videoclipes e aos VJs. A MTV assumiria um lugar de destaque na reprodução das manifestações pós-modernas, por ser um legítimo produto da indústria cultural, tendo como principal audiência o jovem, que costuma consumir diversas mercadorias atreladas à imagem dos artistas que tem seus clipes exibidos pela emissora. Além disso, a MTV procura adotar uma linguagem visual de vanguarda, expressa também em suas vinhetas, para continuar mantendo a atenção de seu jovem público, ávido por novidades que são descartadas de modo contínuo, estando baseadas na efemeridade pós-moderna. O ambiente de criação do videodesigner, repleto de recursos técnicos com o uso maciço do computador, através de programas de edição e manipulação de imagens, faria com que esse profissional fosse ao mesmo tempo produto e reprodutor de determinadas características da cultura pós-moderna, enquanto desenvolve as vinhetas que serão exibidas para milhares de pessoas através da televisão, que é um meio de comunicação de massa. Aspectos concernentes à cultura pós- moderna, como a fragmentação, a efemeridade, o presente contínuo, o pastiche, a globalização, a compressão do tempo-espaço, a indústria cultural, o consumismo generalizado, dentre outros, são expostos sob diferentes ângulos e relacionados à linguagem visual da MTV e de suas vinhetas, que são produtos legítimos do videodesign.
id PUC_RIO-1_941fbb32366e56a40d7952d18c5b067c
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:8755
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] A LINGUAGEM VISUAL DAS VINHETAS DA MTV: VIDEODESIGN COMO EXPRESSÃO DA CULTURA PÓS-MODERNA[en] THE VISUAL LANGUAGE OF MTV SPOTS: VIDEODESIGN AS AN EXPRESSION OF POSTMODERN CULTURE[pt] POS MODERNIDADE[pt] DESIGN POS-MODERNO[pt] POSMODERNISMO[pt] TELEVISAO[en] POST-MODERNITY[en] POSTMODERN DESIGN[en] POSTMODERNISM[en] TELEVISION[pt] A dissertação discute a relação existente entre o videodesign e a cultura pósmoderna, através da análise da linguagem visual das vinhetas da MTV. Porém, há também o estudo do sistema visual da emissora, no qual as vinhetas estão imersas, com referências à história, à programação, aos cenários, aos comerciais, aos videoclipes e aos VJs. A MTV assumiria um lugar de destaque na reprodução das manifestações pós-modernas, por ser um legítimo produto da indústria cultural, tendo como principal audiência o jovem, que costuma consumir diversas mercadorias atreladas à imagem dos artistas que tem seus clipes exibidos pela emissora. Além disso, a MTV procura adotar uma linguagem visual de vanguarda, expressa também em suas vinhetas, para continuar mantendo a atenção de seu jovem público, ávido por novidades que são descartadas de modo contínuo, estando baseadas na efemeridade pós-moderna. O ambiente de criação do videodesigner, repleto de recursos técnicos com o uso maciço do computador, através de programas de edição e manipulação de imagens, faria com que esse profissional fosse ao mesmo tempo produto e reprodutor de determinadas características da cultura pós-moderna, enquanto desenvolve as vinhetas que serão exibidas para milhares de pessoas através da televisão, que é um meio de comunicação de massa. Aspectos concernentes à cultura pós- moderna, como a fragmentação, a efemeridade, o presente contínuo, o pastiche, a globalização, a compressão do tempo-espaço, a indústria cultural, o consumismo generalizado, dentre outros, são expostos sob diferentes ângulos e relacionados à linguagem visual da MTV e de suas vinhetas, que são produtos legítimos do videodesign.[en] The research presents a case study of MTV on-air promos and discusses the relation between the visual language of MTV - with an analysis of its history, programs, sceneries, video clips and VJs -, and postmodern culture. MTV visual language may be considered a privileged locus of reproduction of postmodern expression insofar as it is a legitimate product of the cultural industry. The teen audience of MTV consumes various commodities that are linked to the artists whose video clips are played in the broadcasting station. Besides, MTV adopts an avant-garde language, also expressed in its promos, to continue maintaining the young audience s attention. This kind of public is always eager for novelties that are continually discarded, true to the pattern of postmodern ephemerality. The videodesigner´s workplace consists of a broad array of computer-based technical resources, such as image edition softwares. These resources are part of the process in which the videodesigner becomes both a product and a reproducer of postmodern culture, while developing the promos that will be displayed to millions of people on television. Postmodern aspects, such as fragmentation of ideas, ephemerality, continuous present, pastiche, globalization, time-space compression, cultural industry, generalized consumerism, and others, will be discussed from different angles and compared to the visual language of MTV and its on-air promos.MAXWELLDENISE BERRUEZO PORTINARICARLA CRISTINA DA COSTA TEIXEIRA2006-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8755&idi=1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8755&idi=2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8755porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-26T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:8755Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-06-26T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] A LINGUAGEM VISUAL DAS VINHETAS DA MTV: VIDEODESIGN COMO EXPRESSÃO DA CULTURA PÓS-MODERNA
[en] THE VISUAL LANGUAGE OF MTV SPOTS: VIDEODESIGN AS AN EXPRESSION OF POSTMODERN CULTURE
title [pt] A LINGUAGEM VISUAL DAS VINHETAS DA MTV: VIDEODESIGN COMO EXPRESSÃO DA CULTURA PÓS-MODERNA
spellingShingle [pt] A LINGUAGEM VISUAL DAS VINHETAS DA MTV: VIDEODESIGN COMO EXPRESSÃO DA CULTURA PÓS-MODERNA
CARLA CRISTINA DA COSTA TEIXEIRA
[pt] POS MODERNIDADE
[pt] DESIGN POS-MODERNO
[pt] POSMODERNISMO
[pt] TELEVISAO
[en] POST-MODERNITY
[en] POSTMODERN DESIGN
[en] POSTMODERNISM
[en] TELEVISION
title_short [pt] A LINGUAGEM VISUAL DAS VINHETAS DA MTV: VIDEODESIGN COMO EXPRESSÃO DA CULTURA PÓS-MODERNA
title_full [pt] A LINGUAGEM VISUAL DAS VINHETAS DA MTV: VIDEODESIGN COMO EXPRESSÃO DA CULTURA PÓS-MODERNA
title_fullStr [pt] A LINGUAGEM VISUAL DAS VINHETAS DA MTV: VIDEODESIGN COMO EXPRESSÃO DA CULTURA PÓS-MODERNA
title_full_unstemmed [pt] A LINGUAGEM VISUAL DAS VINHETAS DA MTV: VIDEODESIGN COMO EXPRESSÃO DA CULTURA PÓS-MODERNA
title_sort [pt] A LINGUAGEM VISUAL DAS VINHETAS DA MTV: VIDEODESIGN COMO EXPRESSÃO DA CULTURA PÓS-MODERNA
author CARLA CRISTINA DA COSTA TEIXEIRA
author_facet CARLA CRISTINA DA COSTA TEIXEIRA
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DENISE BERRUEZO PORTINARI
dc.contributor.author.fl_str_mv CARLA CRISTINA DA COSTA TEIXEIRA
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] POS MODERNIDADE
[pt] DESIGN POS-MODERNO
[pt] POSMODERNISMO
[pt] TELEVISAO
[en] POST-MODERNITY
[en] POSTMODERN DESIGN
[en] POSTMODERNISM
[en] TELEVISION
topic [pt] POS MODERNIDADE
[pt] DESIGN POS-MODERNO
[pt] POSMODERNISMO
[pt] TELEVISAO
[en] POST-MODERNITY
[en] POSTMODERN DESIGN
[en] POSTMODERNISM
[en] TELEVISION
description [pt] A dissertação discute a relação existente entre o videodesign e a cultura pósmoderna, através da análise da linguagem visual das vinhetas da MTV. Porém, há também o estudo do sistema visual da emissora, no qual as vinhetas estão imersas, com referências à história, à programação, aos cenários, aos comerciais, aos videoclipes e aos VJs. A MTV assumiria um lugar de destaque na reprodução das manifestações pós-modernas, por ser um legítimo produto da indústria cultural, tendo como principal audiência o jovem, que costuma consumir diversas mercadorias atreladas à imagem dos artistas que tem seus clipes exibidos pela emissora. Além disso, a MTV procura adotar uma linguagem visual de vanguarda, expressa também em suas vinhetas, para continuar mantendo a atenção de seu jovem público, ávido por novidades que são descartadas de modo contínuo, estando baseadas na efemeridade pós-moderna. O ambiente de criação do videodesigner, repleto de recursos técnicos com o uso maciço do computador, através de programas de edição e manipulação de imagens, faria com que esse profissional fosse ao mesmo tempo produto e reprodutor de determinadas características da cultura pós-moderna, enquanto desenvolve as vinhetas que serão exibidas para milhares de pessoas através da televisão, que é um meio de comunicação de massa. Aspectos concernentes à cultura pós- moderna, como a fragmentação, a efemeridade, o presente contínuo, o pastiche, a globalização, a compressão do tempo-espaço, a indústria cultural, o consumismo generalizado, dentre outros, são expostos sob diferentes ângulos e relacionados à linguagem visual da MTV e de suas vinhetas, que são produtos legítimos do videodesign.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-07-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8755&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8755&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8755
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8755&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8755&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8755
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1821790106531397632