[pt] A LINGUAGEM VISUAL DAS VINHETAS DA MTV: VIDEODESIGN COMO EXPRESSÃO DA CULTURA PÓS-MODERNA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8755&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8755&idi=2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8755 |
Resumo: | [pt] A dissertação discute a relação existente entre o videodesign e a cultura pósmoderna, através da análise da linguagem visual das vinhetas da MTV. Porém, há também o estudo do sistema visual da emissora, no qual as vinhetas estão imersas, com referências à história, à programação, aos cenários, aos comerciais, aos videoclipes e aos VJs. A MTV assumiria um lugar de destaque na reprodução das manifestações pós-modernas, por ser um legítimo produto da indústria cultural, tendo como principal audiência o jovem, que costuma consumir diversas mercadorias atreladas à imagem dos artistas que tem seus clipes exibidos pela emissora. Além disso, a MTV procura adotar uma linguagem visual de vanguarda, expressa também em suas vinhetas, para continuar mantendo a atenção de seu jovem público, ávido por novidades que são descartadas de modo contínuo, estando baseadas na efemeridade pós-moderna. O ambiente de criação do videodesigner, repleto de recursos técnicos com o uso maciço do computador, através de programas de edição e manipulação de imagens, faria com que esse profissional fosse ao mesmo tempo produto e reprodutor de determinadas características da cultura pós-moderna, enquanto desenvolve as vinhetas que serão exibidas para milhares de pessoas através da televisão, que é um meio de comunicação de massa. Aspectos concernentes à cultura pós- moderna, como a fragmentação, a efemeridade, o presente contínuo, o pastiche, a globalização, a compressão do tempo-espaço, a indústria cultural, o consumismo generalizado, dentre outros, são expostos sob diferentes ângulos e relacionados à linguagem visual da MTV e de suas vinhetas, que são produtos legítimos do videodesign. |
id |
PUC_RIO-1_941fbb32366e56a40d7952d18c5b067c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:8755 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
[pt] A LINGUAGEM VISUAL DAS VINHETAS DA MTV: VIDEODESIGN COMO EXPRESSÃO DA CULTURA PÓS-MODERNA[en] THE VISUAL LANGUAGE OF MTV SPOTS: VIDEODESIGN AS AN EXPRESSION OF POSTMODERN CULTURE[pt] POS MODERNIDADE[pt] DESIGN POS-MODERNO[pt] POSMODERNISMO[pt] TELEVISAO[en] POST-MODERNITY[en] POSTMODERN DESIGN[en] POSTMODERNISM[en] TELEVISION[pt] A dissertação discute a relação existente entre o videodesign e a cultura pósmoderna, através da análise da linguagem visual das vinhetas da MTV. Porém, há também o estudo do sistema visual da emissora, no qual as vinhetas estão imersas, com referências à história, à programação, aos cenários, aos comerciais, aos videoclipes e aos VJs. A MTV assumiria um lugar de destaque na reprodução das manifestações pós-modernas, por ser um legítimo produto da indústria cultural, tendo como principal audiência o jovem, que costuma consumir diversas mercadorias atreladas à imagem dos artistas que tem seus clipes exibidos pela emissora. Além disso, a MTV procura adotar uma linguagem visual de vanguarda, expressa também em suas vinhetas, para continuar mantendo a atenção de seu jovem público, ávido por novidades que são descartadas de modo contínuo, estando baseadas na efemeridade pós-moderna. O ambiente de criação do videodesigner, repleto de recursos técnicos com o uso maciço do computador, através de programas de edição e manipulação de imagens, faria com que esse profissional fosse ao mesmo tempo produto e reprodutor de determinadas características da cultura pós-moderna, enquanto desenvolve as vinhetas que serão exibidas para milhares de pessoas através da televisão, que é um meio de comunicação de massa. Aspectos concernentes à cultura pós- moderna, como a fragmentação, a efemeridade, o presente contínuo, o pastiche, a globalização, a compressão do tempo-espaço, a indústria cultural, o consumismo generalizado, dentre outros, são expostos sob diferentes ângulos e relacionados à linguagem visual da MTV e de suas vinhetas, que são produtos legítimos do videodesign.[en] The research presents a case study of MTV on-air promos and discusses the relation between the visual language of MTV - with an analysis of its history, programs, sceneries, video clips and VJs -, and postmodern culture. MTV visual language may be considered a privileged locus of reproduction of postmodern expression insofar as it is a legitimate product of the cultural industry. The teen audience of MTV consumes various commodities that are linked to the artists whose video clips are played in the broadcasting station. Besides, MTV adopts an avant-garde language, also expressed in its promos, to continue maintaining the young audience s attention. This kind of public is always eager for novelties that are continually discarded, true to the pattern of postmodern ephemerality. The videodesigner´s workplace consists of a broad array of computer-based technical resources, such as image edition softwares. These resources are part of the process in which the videodesigner becomes both a product and a reproducer of postmodern culture, while developing the promos that will be displayed to millions of people on television. Postmodern aspects, such as fragmentation of ideas, ephemerality, continuous present, pastiche, globalization, time-space compression, cultural industry, generalized consumerism, and others, will be discussed from different angles and compared to the visual language of MTV and its on-air promos.MAXWELLDENISE BERRUEZO PORTINARICARLA CRISTINA DA COSTA TEIXEIRA2006-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8755&idi=1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8755&idi=2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8755porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-26T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:8755Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-06-26T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[pt] A LINGUAGEM VISUAL DAS VINHETAS DA MTV: VIDEODESIGN COMO EXPRESSÃO DA CULTURA PÓS-MODERNA [en] THE VISUAL LANGUAGE OF MTV SPOTS: VIDEODESIGN AS AN EXPRESSION OF POSTMODERN CULTURE |
title |
[pt] A LINGUAGEM VISUAL DAS VINHETAS DA MTV: VIDEODESIGN COMO EXPRESSÃO DA CULTURA PÓS-MODERNA |
spellingShingle |
[pt] A LINGUAGEM VISUAL DAS VINHETAS DA MTV: VIDEODESIGN COMO EXPRESSÃO DA CULTURA PÓS-MODERNA CARLA CRISTINA DA COSTA TEIXEIRA [pt] POS MODERNIDADE [pt] DESIGN POS-MODERNO [pt] POSMODERNISMO [pt] TELEVISAO [en] POST-MODERNITY [en] POSTMODERN DESIGN [en] POSTMODERNISM [en] TELEVISION |
title_short |
[pt] A LINGUAGEM VISUAL DAS VINHETAS DA MTV: VIDEODESIGN COMO EXPRESSÃO DA CULTURA PÓS-MODERNA |
title_full |
[pt] A LINGUAGEM VISUAL DAS VINHETAS DA MTV: VIDEODESIGN COMO EXPRESSÃO DA CULTURA PÓS-MODERNA |
title_fullStr |
[pt] A LINGUAGEM VISUAL DAS VINHETAS DA MTV: VIDEODESIGN COMO EXPRESSÃO DA CULTURA PÓS-MODERNA |
title_full_unstemmed |
[pt] A LINGUAGEM VISUAL DAS VINHETAS DA MTV: VIDEODESIGN COMO EXPRESSÃO DA CULTURA PÓS-MODERNA |
title_sort |
[pt] A LINGUAGEM VISUAL DAS VINHETAS DA MTV: VIDEODESIGN COMO EXPRESSÃO DA CULTURA PÓS-MODERNA |
author |
CARLA CRISTINA DA COSTA TEIXEIRA |
author_facet |
CARLA CRISTINA DA COSTA TEIXEIRA |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
DENISE BERRUEZO PORTINARI |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CARLA CRISTINA DA COSTA TEIXEIRA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] POS MODERNIDADE [pt] DESIGN POS-MODERNO [pt] POSMODERNISMO [pt] TELEVISAO [en] POST-MODERNITY [en] POSTMODERN DESIGN [en] POSTMODERNISM [en] TELEVISION |
topic |
[pt] POS MODERNIDADE [pt] DESIGN POS-MODERNO [pt] POSMODERNISMO [pt] TELEVISAO [en] POST-MODERNITY [en] POSTMODERN DESIGN [en] POSTMODERNISM [en] TELEVISION |
description |
[pt] A dissertação discute a relação existente entre o videodesign e a cultura pósmoderna, através da análise da linguagem visual das vinhetas da MTV. Porém, há também o estudo do sistema visual da emissora, no qual as vinhetas estão imersas, com referências à história, à programação, aos cenários, aos comerciais, aos videoclipes e aos VJs. A MTV assumiria um lugar de destaque na reprodução das manifestações pós-modernas, por ser um legítimo produto da indústria cultural, tendo como principal audiência o jovem, que costuma consumir diversas mercadorias atreladas à imagem dos artistas que tem seus clipes exibidos pela emissora. Além disso, a MTV procura adotar uma linguagem visual de vanguarda, expressa também em suas vinhetas, para continuar mantendo a atenção de seu jovem público, ávido por novidades que são descartadas de modo contínuo, estando baseadas na efemeridade pós-moderna. O ambiente de criação do videodesigner, repleto de recursos técnicos com o uso maciço do computador, através de programas de edição e manipulação de imagens, faria com que esse profissional fosse ao mesmo tempo produto e reprodutor de determinadas características da cultura pós-moderna, enquanto desenvolve as vinhetas que serão exibidas para milhares de pessoas através da televisão, que é um meio de comunicação de massa. Aspectos concernentes à cultura pós- moderna, como a fragmentação, a efemeridade, o presente contínuo, o pastiche, a globalização, a compressão do tempo-espaço, a indústria cultural, o consumismo generalizado, dentre outros, são expostos sob diferentes ângulos e relacionados à linguagem visual da MTV e de suas vinhetas, que são produtos legítimos do videodesign. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-07-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8755&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8755&idi=2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8755 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8755&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8755&idi=2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8755 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1821790106531397632 |