ABOLITION: EXCAVATIONS AND MEMORIES OF ZÓZIMO BULBUL S BLACK CINEMA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARCELL CARRASCO DAVID
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49505@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49505@2
Resumo: Em 1988, ano do centenário da Lei Áurea, o diretor Zózimo Bulbul realiza seu primeiro longa-metragem como diretor intitulado Abolição. O desejo de retomar narrativas negras é o gancho para a produção do documentário, que discute essa temática a partir do olhar de uma equipe formada quase exclusivamente por profissionais negros/as. O objetivo desta dissertação é investigar a obra naquele momento histórico, nos anos 1980, e entender o contexto em que se discutia os cem anos da pós-abolição da escravatura. Dentro da proposta, o filme dialoga com intelectuais, artistas, esportistas que constituíram um pensamento sobre o que é ser negro no Brasil. Tais interlocutores são também personagens do próprio filme, como Lélia Gonzalez, Thereza Santos, Abdias Nascimento, Muniz Sodré, entre outros/as. Como complemento à pesquisa, houve também um registro fílmico de curta duração a partir de entrevistas inéditas realizadas com parte da equipe do filme em 2020. A proposta desse registro é constituir um documento audiovisual com depoimentos da equipe que resgatem a atmosfera da filmagem e o contexto histórico de Abolição.
id PUC_RIO-1_9596d621ca2b65e13c4165d033f596b4
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:49505
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisABOLITION: EXCAVATIONS AND MEMORIES OF ZÓZIMO BULBUL S BLACK CINEMAABOLIÇÃO: ESCAVAÇÕES E MEMÓRIAS SOBRE O CINEMA NEGRO DE ZÓZIMO BULBUL2020-07-06ANDREA FRANCA MARTINS92277195715lattes.cnpq.br/5480574822219430ANDREA FRANCA MARTINSPATRICIA FURTADO MENDES MACHADOPATRICIA FURTADO MENDES MACHADOJANAINA PEREIRA DE OLIVEIRAJANAINA PEREIRA DE OLIVEIRA13119067709lattes.cnpq.br/5546939540777108MARCELL CARRASCO DAVIDPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM COMUNICAÇÃO SOCIALPUC-RioBREm 1988, ano do centenário da Lei Áurea, o diretor Zózimo Bulbul realiza seu primeiro longa-metragem como diretor intitulado Abolição. O desejo de retomar narrativas negras é o gancho para a produção do documentário, que discute essa temática a partir do olhar de uma equipe formada quase exclusivamente por profissionais negros/as. O objetivo desta dissertação é investigar a obra naquele momento histórico, nos anos 1980, e entender o contexto em que se discutia os cem anos da pós-abolição da escravatura. Dentro da proposta, o filme dialoga com intelectuais, artistas, esportistas que constituíram um pensamento sobre o que é ser negro no Brasil. Tais interlocutores são também personagens do próprio filme, como Lélia Gonzalez, Thereza Santos, Abdias Nascimento, Muniz Sodré, entre outros/as. Como complemento à pesquisa, houve também um registro fílmico de curta duração a partir de entrevistas inéditas realizadas com parte da equipe do filme em 2020. A proposta desse registro é constituir um documento audiovisual com depoimentos da equipe que resgatem a atmosfera da filmagem e o contexto histórico de Abolição.In 1988, centenary of the Golden Law, Zózimo Bulbul made his first feature film as a director, called Abolição (Abolition). The desire to reclaim black narratives is the key for the production of the documentary, which discusses the topic from the perspective of a team formed exclusively by black professionals. Thus, the objective of this dissertation is to investigate the piece at that historic moment (1980s) and understand the context in which the hundred years post abolition of slavery were discussed. Within the proposition, this work dialogues with intellectuals, artists, sportsmen who will reflect about what it is to be black in Brazil. These interlocutors are also characters in the film itself, such as Lélia Gonzalez, Thereza Santos, Abdias Nascimento, Muniz Sodré, among others. In addition, a short film will be made based on unpublished interviews conducted with part of the film crew. The proposal is also to establish an audiovisual documentation with testimonials from the team that will revive the atmosphere of the filming and the historical context of Abolition.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS DE ENSINO PARTICULAREShttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49505@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49505@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:56:53Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:49505Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342020-09-21T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv ABOLITION: EXCAVATIONS AND MEMORIES OF ZÓZIMO BULBUL S BLACK CINEMA
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv ABOLIÇÃO: ESCAVAÇÕES E MEMÓRIAS SOBRE O CINEMA NEGRO DE ZÓZIMO BULBUL
title ABOLITION: EXCAVATIONS AND MEMORIES OF ZÓZIMO BULBUL S BLACK CINEMA
spellingShingle ABOLITION: EXCAVATIONS AND MEMORIES OF ZÓZIMO BULBUL S BLACK CINEMA
MARCELL CARRASCO DAVID
title_short ABOLITION: EXCAVATIONS AND MEMORIES OF ZÓZIMO BULBUL S BLACK CINEMA
title_full ABOLITION: EXCAVATIONS AND MEMORIES OF ZÓZIMO BULBUL S BLACK CINEMA
title_fullStr ABOLITION: EXCAVATIONS AND MEMORIES OF ZÓZIMO BULBUL S BLACK CINEMA
title_full_unstemmed ABOLITION: EXCAVATIONS AND MEMORIES OF ZÓZIMO BULBUL S BLACK CINEMA
title_sort ABOLITION: EXCAVATIONS AND MEMORIES OF ZÓZIMO BULBUL S BLACK CINEMA
author MARCELL CARRASCO DAVID
author_facet MARCELL CARRASCO DAVID
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv ANDREA FRANCA MARTINS
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 92277195715
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/5480574822219430
dc.contributor.referee1.fl_str_mv ANDREA FRANCA MARTINS
dc.contributor.referee2.fl_str_mv PATRICIA FURTADO MENDES MACHADO
dc.contributor.referee3.fl_str_mv PATRICIA FURTADO MENDES MACHADO
dc.contributor.referee4.fl_str_mv JANAINA PEREIRA DE OLIVEIRA
dc.contributor.referee5.fl_str_mv JANAINA PEREIRA DE OLIVEIRA
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 13119067709
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/5546939540777108
dc.contributor.author.fl_str_mv MARCELL CARRASCO DAVID
contributor_str_mv ANDREA FRANCA MARTINS
ANDREA FRANCA MARTINS
PATRICIA FURTADO MENDES MACHADO
PATRICIA FURTADO MENDES MACHADO
JANAINA PEREIRA DE OLIVEIRA
JANAINA PEREIRA DE OLIVEIRA
description Em 1988, ano do centenário da Lei Áurea, o diretor Zózimo Bulbul realiza seu primeiro longa-metragem como diretor intitulado Abolição. O desejo de retomar narrativas negras é o gancho para a produção do documentário, que discute essa temática a partir do olhar de uma equipe formada quase exclusivamente por profissionais negros/as. O objetivo desta dissertação é investigar a obra naquele momento histórico, nos anos 1980, e entender o contexto em que se discutia os cem anos da pós-abolição da escravatura. Dentro da proposta, o filme dialoga com intelectuais, artistas, esportistas que constituíram um pensamento sobre o que é ser negro no Brasil. Tais interlocutores são também personagens do próprio filme, como Lélia Gonzalez, Thereza Santos, Abdias Nascimento, Muniz Sodré, entre outros/as. Como complemento à pesquisa, houve também um registro fílmico de curta duração a partir de entrevistas inéditas realizadas com parte da equipe do filme em 2020. A proposta desse registro é constituir um documento audiovisual com depoimentos da equipe que resgatem a atmosfera da filmagem e o contexto histórico de Abolição.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-07-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49505@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49505@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49505@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49505@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM COMUNICAÇÃO SOCIAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324951616651264