ABOLITION: EXCAVATIONS AND MEMORIES OF ZÓZIMO BULBUL S BLACK CINEMA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49505@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49505@2 |
Resumo: | Em 1988, ano do centenário da Lei Áurea, o diretor Zózimo Bulbul realiza seu primeiro longa-metragem como diretor intitulado Abolição. O desejo de retomar narrativas negras é o gancho para a produção do documentário, que discute essa temática a partir do olhar de uma equipe formada quase exclusivamente por profissionais negros/as. O objetivo desta dissertação é investigar a obra naquele momento histórico, nos anos 1980, e entender o contexto em que se discutia os cem anos da pós-abolição da escravatura. Dentro da proposta, o filme dialoga com intelectuais, artistas, esportistas que constituíram um pensamento sobre o que é ser negro no Brasil. Tais interlocutores são também personagens do próprio filme, como Lélia Gonzalez, Thereza Santos, Abdias Nascimento, Muniz Sodré, entre outros/as. Como complemento à pesquisa, houve também um registro fílmico de curta duração a partir de entrevistas inéditas realizadas com parte da equipe do filme em 2020. A proposta desse registro é constituir um documento audiovisual com depoimentos da equipe que resgatem a atmosfera da filmagem e o contexto histórico de Abolição. |
id |
PUC_RIO-1_9596d621ca2b65e13c4165d033f596b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:49505 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisABOLITION: EXCAVATIONS AND MEMORIES OF ZÓZIMO BULBUL S BLACK CINEMAABOLIÇÃO: ESCAVAÇÕES E MEMÓRIAS SOBRE O CINEMA NEGRO DE ZÓZIMO BULBUL2020-07-06ANDREA FRANCA MARTINS92277195715lattes.cnpq.br/5480574822219430ANDREA FRANCA MARTINSPATRICIA FURTADO MENDES MACHADOPATRICIA FURTADO MENDES MACHADOJANAINA PEREIRA DE OLIVEIRAJANAINA PEREIRA DE OLIVEIRA13119067709lattes.cnpq.br/5546939540777108MARCELL CARRASCO DAVIDPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM COMUNICAÇÃO SOCIALPUC-RioBREm 1988, ano do centenário da Lei Áurea, o diretor Zózimo Bulbul realiza seu primeiro longa-metragem como diretor intitulado Abolição. O desejo de retomar narrativas negras é o gancho para a produção do documentário, que discute essa temática a partir do olhar de uma equipe formada quase exclusivamente por profissionais negros/as. O objetivo desta dissertação é investigar a obra naquele momento histórico, nos anos 1980, e entender o contexto em que se discutia os cem anos da pós-abolição da escravatura. Dentro da proposta, o filme dialoga com intelectuais, artistas, esportistas que constituíram um pensamento sobre o que é ser negro no Brasil. Tais interlocutores são também personagens do próprio filme, como Lélia Gonzalez, Thereza Santos, Abdias Nascimento, Muniz Sodré, entre outros/as. Como complemento à pesquisa, houve também um registro fílmico de curta duração a partir de entrevistas inéditas realizadas com parte da equipe do filme em 2020. A proposta desse registro é constituir um documento audiovisual com depoimentos da equipe que resgatem a atmosfera da filmagem e o contexto histórico de Abolição.In 1988, centenary of the Golden Law, Zózimo Bulbul made his first feature film as a director, called Abolição (Abolition). The desire to reclaim black narratives is the key for the production of the documentary, which discusses the topic from the perspective of a team formed exclusively by black professionals. Thus, the objective of this dissertation is to investigate the piece at that historic moment (1980s) and understand the context in which the hundred years post abolition of slavery were discussed. Within the proposition, this work dialogues with intellectuals, artists, sportsmen who will reflect about what it is to be black in Brazil. These interlocutors are also characters in the film itself, such as Lélia Gonzalez, Thereza Santos, Abdias Nascimento, Muniz Sodré, among others. In addition, a short film will be made based on unpublished interviews conducted with part of the film crew. The proposal is also to establish an audiovisual documentation with testimonials from the team that will revive the atmosphere of the filming and the historical context of Abolition.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS DE ENSINO PARTICULAREShttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49505@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49505@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:56:53Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:49505Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342020-09-21T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
ABOLITION: EXCAVATIONS AND MEMORIES OF ZÓZIMO BULBUL S BLACK CINEMA |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
ABOLIÇÃO: ESCAVAÇÕES E MEMÓRIAS SOBRE O CINEMA NEGRO DE ZÓZIMO BULBUL |
title |
ABOLITION: EXCAVATIONS AND MEMORIES OF ZÓZIMO BULBUL S BLACK CINEMA |
spellingShingle |
ABOLITION: EXCAVATIONS AND MEMORIES OF ZÓZIMO BULBUL S BLACK CINEMA MARCELL CARRASCO DAVID |
title_short |
ABOLITION: EXCAVATIONS AND MEMORIES OF ZÓZIMO BULBUL S BLACK CINEMA |
title_full |
ABOLITION: EXCAVATIONS AND MEMORIES OF ZÓZIMO BULBUL S BLACK CINEMA |
title_fullStr |
ABOLITION: EXCAVATIONS AND MEMORIES OF ZÓZIMO BULBUL S BLACK CINEMA |
title_full_unstemmed |
ABOLITION: EXCAVATIONS AND MEMORIES OF ZÓZIMO BULBUL S BLACK CINEMA |
title_sort |
ABOLITION: EXCAVATIONS AND MEMORIES OF ZÓZIMO BULBUL S BLACK CINEMA |
author |
MARCELL CARRASCO DAVID |
author_facet |
MARCELL CARRASCO DAVID |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
ANDREA FRANCA MARTINS |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
92277195715 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/5480574822219430 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
ANDREA FRANCA MARTINS |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
PATRICIA FURTADO MENDES MACHADO |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
PATRICIA FURTADO MENDES MACHADO |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
JANAINA PEREIRA DE OLIVEIRA |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
JANAINA PEREIRA DE OLIVEIRA |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
13119067709 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/5546939540777108 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MARCELL CARRASCO DAVID |
contributor_str_mv |
ANDREA FRANCA MARTINS ANDREA FRANCA MARTINS PATRICIA FURTADO MENDES MACHADO PATRICIA FURTADO MENDES MACHADO JANAINA PEREIRA DE OLIVEIRA JANAINA PEREIRA DE OLIVEIRA |
description |
Em 1988, ano do centenário da Lei Áurea, o diretor Zózimo Bulbul realiza seu primeiro longa-metragem como diretor intitulado Abolição. O desejo de retomar narrativas negras é o gancho para a produção do documentário, que discute essa temática a partir do olhar de uma equipe formada quase exclusivamente por profissionais negros/as. O objetivo desta dissertação é investigar a obra naquele momento histórico, nos anos 1980, e entender o contexto em que se discutia os cem anos da pós-abolição da escravatura. Dentro da proposta, o filme dialoga com intelectuais, artistas, esportistas que constituíram um pensamento sobre o que é ser negro no Brasil. Tais interlocutores são também personagens do próprio filme, como Lélia Gonzalez, Thereza Santos, Abdias Nascimento, Muniz Sodré, entre outros/as. Como complemento à pesquisa, houve também um registro fílmico de curta duração a partir de entrevistas inéditas realizadas com parte da equipe do filme em 2020. A proposta desse registro é constituir um documento audiovisual com depoimentos da equipe que resgatem a atmosfera da filmagem e o contexto histórico de Abolição. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-07-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49505@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49505@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49505@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=49505@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM COMUNICAÇÃO SOCIAL |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324951616651264 |