[pt] PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA PARA OBRAS DE REFORMA E MODERNIZAÇÃO DO COMPLEXO DO MINEIRÃO: UMA ANÁLISE POR OPÇÕES REAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROBERTO SILVA DOS SANTOS
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25259@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25259@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25259
Resumo: [pt] Diante do comprometimento do Brasil com a FIFA (Federação Internacional de Futebol) para realização de eventos esportivos, mais precisamente a Copa das Confederações em 2013 e a Copa do Mundo em 2014, o Governo do Estado de Minas Gerais utilizou o modelo de Parcerias Público-Privadas (PPP) para promover as obras de reforma e modernização do Complexo do Mineirão, em Belo Horizonte. A PPP tem como objetivo a viabilização de projetos de infraestrutura que exigem grandes aportes financeiros. No entanto, a incerteza sobre a demanda de público de jogo de futebol é elevada e isso pode fazer com que algumas empresas que poderiam estar interessadas na realização da obra, não participem da concessão. Assim, uma das formas para reduzir esse risco é o governo oferecer uma garantia de demanda, na qual é garantida uma receita pré-determinada sempre que os resultados do investidor forem abaixo do esperado. Essa garantia é vista como uma opção de Put para a Minas Arena, empresa privada, e como uma Call para o governo. Nesse contexto, este trabalho desenvolveu um modelo respaldado na teoria de opções reais com o objetivo de valorar as opções presentes do projeto e estabelecer os limites de risco para cada um dos stakeholders. O resultado da análise mostrou que a estratégia de associar uma garantia de demanda a um teto de desembolsos (proposta vencedora do processo licitatório) tem valor positivo para o governo e negativo para o concessionário. Foi utilizada a média de público mensal histórica, na qual a demanda média não ultrapassa 50 porcento da capacidade do estádio. Além disso, algumas sensibilidades dos principais parâmetros do modelo sugeriram uma alta sensibilidade do valor da opção para pouca variação desses parâmetros. Esses resultados revelam que a empresa privada poderia ter assinado o projeto sem a necessidade da opção de garantia de público, uma vez que os principais jogos do estádio do Mineirão são altamente concentrados no time Cruzeiro, que possuem um comportamento estável de jogos ao longo do ano, com exceção dos dias de clássico.
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No entanto, a incerteza sobre a demanda de público de jogo de futebol é elevada e isso pode fazer com que algumas empresas que poderiam estar interessadas na realização da obra, não participem da concessão. Assim, uma das formas para reduzir esse risco é o governo oferecer uma garantia de demanda, na qual é garantida uma receita pré-determinada sempre que os resultados do investidor forem abaixo do esperado. Essa garantia é vista como uma opção de Put para a Minas Arena, empresa privada, e como uma Call para o governo. Nesse contexto, este trabalho desenvolveu um modelo respaldado na teoria de opções reais com o objetivo de valorar as opções presentes do projeto e estabelecer os limites de risco para cada um dos stakeholders. O resultado da análise mostrou que a estratégia de associar uma garantia de demanda a um teto de desembolsos (proposta vencedora do processo licitatório) tem valor positivo para o governo e negativo para o concessionário. Foi utilizada a média de público mensal histórica, na qual a demanda média não ultrapassa 50 porcento da capacidade do estádio. Além disso, algumas sensibilidades dos principais parâmetros do modelo sugeriram uma alta sensibilidade do valor da opção para pouca variação desses parâmetros. Esses resultados revelam que a empresa privada poderia ter assinado o projeto sem a necessidade da opção de garantia de público, uma vez que os principais jogos do estádio do Mineirão são altamente concentrados no time Cruzeiro, que possuem um comportamento estável de jogos ao longo do ano, com exceção dos dias de clássico.[en] Given the commitment of Brazil with FIFA (International Football Federation) to perform sporting events, specifically the Confederations Cup in 2013 and World Cup in 2014, the Government of the State of Minas Gerais used the Public-Private Partnership model (PPP) to promote the works of reform and modernization of Mineirão Complex in Belo Horizonte. The PPP aims at enabling infrastructure projects that require large financial investments. However, uncertainty about the football game public demand is high and this may cause some companies that might be interested in doing the work, not participate in the award. Thus, one way to reduce this risk is the government offer a warranty claim, which is guaranteed a predetermined recipe whenever the investor s results are below expectations. This guarantee is seen as a put option for the Minas Arena, a private company, and as a call for the government. In this context, this paper developed a model supported the theory of real options with the objective of evaluating these design options and establish risk limits for each of the stakeholders. The analysis showed that the strategy of associating a warranty claim to a ceiling disbursements (winning bid of the bidding process) has positive value to the government and negative for the dealer. Average monthly historical square was used, in which the average demand does not exceed 50 percent of the capacity of the stadium. In addition, some sensitivities of the main model parameters suggested a high sensitivity of the option value to little variation of these parameters. These results reveal that private enterprise could have signed the project without the need for public assurance option, since the main games of the Mineirão stadium are highly concentrated in Cruzeiro team, who have a stable behavior of games throughout the year with the exception of classical days.MAXWELLLEONARDO LIMA GOMESLEONARDO LIMA GOMESLEONARDO LIMA GOMESLEONARDO LIMA GOMESROBERTO SILVA DOS SANTOS2015-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25259@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25259@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25259porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-12T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:25259Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-07-12T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
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