[pt] A REFORMA COUTO FERRAZ E O ESTABELECIMENTO DE UMA DIREÇÃO PARA A INSTRUÇÃO PRIMÁRIA E SECUNDÁRIA NO IMPÉRIO DO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VINICIUS LIORDE PONTES
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15106@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=15106@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15106
Resumo: [pt] O presente trabalho examina as motivações e implicações iniciais da Reforma Couto Ferraz, entendida como primeiro esforço oficial de sistematização e controle da instrução primária e secundária no Império do Brasil, a partir de sua relação com as concepções engendradas pela chamada boa sociedade sobre este tema. O estudo analisou o papel das políticas públicas de instrução nos processos de construção do Estado imperial e de constituição e expansão da classe senhorial, e dos argumentos produzidos em resposta aos direcionamentos impostos às iniciativas de regulamentação e fiscalização das práticas educacionais públicas e particulares.
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