[pt] O USO DE CASOS NA REFLEXÃO EM AÇÃO EM ATIVIDADES DE DESIGN DE IHC
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16990@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16990@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16990 |
Resumo: | [pt] O processo de design envolve investigar a situação atual para definir um problema de design, elaborar uma proposta de intervenção na forma de uma solução e avaliar se ela é satisfatória (Lawson, 2006). Schön (1983) investiga a epistemologia da prática de design como um processo de reflexão em ação. Nesse contexto, exploramos conceitos de raciocínio baseado em casos (Kolodner e Leake, 1996) para indexar e recuperar casos de design de IHC. Um caso de design de IHC pode ser compreendido como uma definição do problema e da solução de IHC registrada em representações e modelos durante a atividade design. Schön argumenta que um designer pode enriquecer seu processo de reflexão em ação quando identifica similaridades e diferenças do caso de design atual em relação a outros casos que já conhece. Esta tese apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa sobre os efeitos da consulta a casos de design no processo de reflexão em ação de alunos de graduação e pós-graduação em Informática durante atividades de design de IHC. Em particular, consideramos uma base de casos com contribuições de terceiros, ou seja, aqueles que consultaram os casos não participaram da definição do problema, nem da solução. Nas sessões de design observadas, a consulta a casos de design existentes enriqueceu o processo de reflexão dos participantes através de uma conversa com artefatos de design. Esse resultado estende os resultados de Schön porque trata da consulta a vários casos de design vivenciados por terceiros. Além disso, percebemos que as diferenças e semelhanças entre as soluções de IHC propostas e as consultadas dependem do julgamento dos participantes sobre os casos de design consultados, podendo variar em diferentes momentos do mesmo processo de design realizado pela mesma pessoa. |
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[pt] O USO DE CASOS NA REFLEXÃO EM AÇÃO EM ATIVIDADES DE DESIGN DE IHC [en] USING CASES IN REFLECTION IN ACTION IN HCI DESIGN ACTIVITIES [pt] DESIGN DE INTERFACE[pt] REFLEXAO[pt] INTERACAO HUMANO-COMPUTADOR[en] INTERFACE DESIGN[en] REFLECTION[en] HUMAN-COMPUTER INTERACTION[pt] O processo de design envolve investigar a situação atual para definir um problema de design, elaborar uma proposta de intervenção na forma de uma solução e avaliar se ela é satisfatória (Lawson, 2006). Schön (1983) investiga a epistemologia da prática de design como um processo de reflexão em ação. Nesse contexto, exploramos conceitos de raciocínio baseado em casos (Kolodner e Leake, 1996) para indexar e recuperar casos de design de IHC. Um caso de design de IHC pode ser compreendido como uma definição do problema e da solução de IHC registrada em representações e modelos durante a atividade design. Schön argumenta que um designer pode enriquecer seu processo de reflexão em ação quando identifica similaridades e diferenças do caso de design atual em relação a outros casos que já conhece. Esta tese apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa sobre os efeitos da consulta a casos de design no processo de reflexão em ação de alunos de graduação e pós-graduação em Informática durante atividades de design de IHC. Em particular, consideramos uma base de casos com contribuições de terceiros, ou seja, aqueles que consultaram os casos não participaram da definição do problema, nem da solução. Nas sessões de design observadas, a consulta a casos de design existentes enriqueceu o processo de reflexão dos participantes através de uma conversa com artefatos de design. Esse resultado estende os resultados de Schön porque trata da consulta a vários casos de design vivenciados por terceiros. Além disso, percebemos que as diferenças e semelhanças entre as soluções de IHC propostas e as consultadas dependem do julgamento dos participantes sobre os casos de design consultados, podendo variar em diferentes momentos do mesmo processo de design realizado pela mesma pessoa.[en] The design process involves investigating the current situation to define a design problem, to propose an intervention in form of a solution and to evaluate whether it is satisfactory (Lawson, 2006). Schön (1983) investigates the design practice epistemology as a process of reflection in action. In this context, we explore case-based reasoning concepts (Kolodner e Leake, 1996) to index and recover HCI design cases. An HCI design case can be understood as an HCI problem and solution definition recorded in representations and models during the design activity. Schön (1983) argues that a designer can enrich his reflection in action process when he/she identifies similarities and differences between the current case and other cases he/she already knows. This thesis presents the results of a qualitative research study about the effects of consulting design cases in the reflection in action process of undergraduate and graduate Computer Science students during HCI design activities. In particular, we consider a base of cases with contributions of third parties, that is, those who consulted the cases did not participate in the definition of the problem nor of the solution. In the observed sessions, consulting existing design cases enriches the participants’ reflection in action process through conversation with design artifacts. This result extends Schön’s result considering the consultation of several design cases experienced by third parties. Furthermore, we realized that differences and similarities between the proposed HCI solutions and those consulted depend on the participants’ judgment on the consulted design cases. This judgment may vary at different moments of a design process conducted by the same person. MAXWELLSIMONE DINIZ JUNQUEIRA BARBOSASIMONE DINIZ JUNQUEIRA BARBOSABRUNO SANTANA DA SILVA2011-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16990@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16990@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16990porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-14T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:16990Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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