[pt] DIGA-ME COM QUEM ANDAS E EU TE DIREI QUEM ÉS: A ESCOLHA DA ESCOLA COMO ESTRATÉGIA DE DISTINÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CRISTIANE GOMES DE OLIVEIRA
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6069&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6069&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6069
Resumo: [pt] Inserida no contexto dos estudos sociológicos sobre a relação família e escola, esta pesquisa focaliza o processo de escolha do estabelecimento de ensino vivenciado por uma fração de famílias consideradas pertencentes às elites econômicas e culturais. Para identificar os aspectos sócio- culturais embutidos no processo de escolha de escola, foram investigadas 81 famílias cujos filhos foram matriculados em uma tradicional escola confessional do sistema privado de ensino no ano de 2003. Através do questionário auto-administrado aplicado aos pais, foi possível identificar o perfil das famílias quanto ao patrimônio econômico, cultural, social e escolar por elas adquirido. Este principal instrumento de investigação, acrescido de outras fontes de dados, permitiu a identificação dos critérios e estratégias de escolha de escola reveladas por essas famílias, assim como a caracterização do processo de escolha de estabelecimento de ensino por elas vivenciado. Foram consideradas ainda, as expectativas das famílias frente à escolarização dos seus filhos. Para a análise dos dados, as informações obtidas foram cotejadas com parte da literatura da sociologia da educação existente, especialmente, com as tipologias estabelecidas em estudos anteriores sobre o processo de escolha de estabelecimento de ensino, para a classificação dos diferentes grupos familiares, das condutas de escolha de escola e dos estabelecimentos escolares da rede privada de ensino. As considerações finais do estudo apontam, no caso das famílias investigadas, para o sentido da escolarização como estratégia de distinção de classe social, cujas condutas que orientaram a escolha foram influenciadas pelo volume e estrutura dos diferentes tipos de capital das famílias, e possivelmente, pelo ethos escolar.Tais constatações indicam novas práticas familiares na relação estabelecida com as escolas, fomentando a luta concorrencial existente na lógica do mercado educacional, onde os diferentes tipos de escolas estão sendo adequados aos diferentes tipos de famílias.
id PUC_RIO-1_9a88a8753140ea22515ed93b97466c06
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:6069
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] DIGA-ME COM QUEM ANDAS E EU TE DIREI QUEM ÉS: A ESCOLHA DA ESCOLA COMO ESTRATÉGIA DE DISTINÇÃO[en] YOU TELL THE WORLD WHO YOU ARE BY CHOOSING YOUR FRIENDS: THE CHOICE OF SCHOOL AS DIFFERENTIATION STRATEGY[pt] ESCOLHA DA ESCOLA[pt] ESTRATEGIAS EDUCATIVAS DAS FAMILIAS[pt] ESCOLARIZACAO DAS ELITES[pt] MERCADO EDUCACIONAL[en] CHOICE OF SCHOOL[en] FAMILIES EDUCATION STRATEGIES[en] ELITE EDUCATION[en] EDUCATION MARKET[pt] Inserida no contexto dos estudos sociológicos sobre a relação família e escola, esta pesquisa focaliza o processo de escolha do estabelecimento de ensino vivenciado por uma fração de famílias consideradas pertencentes às elites econômicas e culturais. Para identificar os aspectos sócio- culturais embutidos no processo de escolha de escola, foram investigadas 81 famílias cujos filhos foram matriculados em uma tradicional escola confessional do sistema privado de ensino no ano de 2003. Através do questionário auto-administrado aplicado aos pais, foi possível identificar o perfil das famílias quanto ao patrimônio econômico, cultural, social e escolar por elas adquirido. Este principal instrumento de investigação, acrescido de outras fontes de dados, permitiu a identificação dos critérios e estratégias de escolha de escola reveladas por essas famílias, assim como a caracterização do processo de escolha de estabelecimento de ensino por elas vivenciado. Foram consideradas ainda, as expectativas das famílias frente à escolarização dos seus filhos. Para a análise dos dados, as informações obtidas foram cotejadas com parte da literatura da sociologia da educação existente, especialmente, com as tipologias estabelecidas em estudos anteriores sobre o processo de escolha de estabelecimento de ensino, para a classificação dos diferentes grupos familiares, das condutas de escolha de escola e dos estabelecimentos escolares da rede privada de ensino. As considerações finais do estudo apontam, no caso das famílias investigadas, para o sentido da escolarização como estratégia de distinção de classe social, cujas condutas que orientaram a escolha foram influenciadas pelo volume e estrutura dos diferentes tipos de capital das famílias, e possivelmente, pelo ethos escolar.Tais constatações indicam novas práticas familiares na relação estabelecida com as escolas, fomentando a luta concorrencial existente na lógica do mercado educacional, onde os diferentes tipos de escolas estão sendo adequados aos diferentes tipos de famílias.[en] The present research is part of a wider field, i.e. sociology studies concerning family/school relationship, and it focuses the choice process that a portion of families (part of the Brazilian elite, culturally and economically speaking) experience when sending their children to school. In order to identify the cultural and social aspects present in the choice process the survey included 81 families who enrolled their children in a traditional confessional private school in 2003. Self-filling questionnaires were handed to the parents, and their answers provided the information needed to build a profile of the families, concerning their net worth, and their cultural, educational and social backgrounds. This main methodological tool, as well as other data sources, allowed the identification of the criteria and the strategies used by these families which provided a description of the whole choice process they experience. The families` expectations concerning their children`s level of education were also considered. In order to analyze the data, the information gathered was confronted with part of existing sociology of education literature, especially with typologies that have been established by previous research on the process of choice of schools. It aimed at classifying different family groups, attitudes concerning choice of school and the private education institutes. The final considerations indicate, in the particular case of the families surveyed, that education is part of a strategy of social differentiation. The behavior that oriented their choice was influenced by the structure and bulk of the families budget, and possibly, by the school ethos. These conclusions indicate new practices amongst families in their relationship with the schools, fomenting the competition that is part of the education market, where different types of schools have been striving to fit different types of families.MAXWELLISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELISCRISTIANE GOMES DE OLIVEIRA2005-03-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6069&idi=1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6069&idi=2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6069porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-14T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:6069Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342017-09-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] DIGA-ME COM QUEM ANDAS E EU TE DIREI QUEM ÉS: A ESCOLHA DA ESCOLA COMO ESTRATÉGIA DE DISTINÇÃO
[en] YOU TELL THE WORLD WHO YOU ARE BY CHOOSING YOUR FRIENDS: THE CHOICE OF SCHOOL AS DIFFERENTIATION STRATEGY
title [pt] DIGA-ME COM QUEM ANDAS E EU TE DIREI QUEM ÉS: A ESCOLHA DA ESCOLA COMO ESTRATÉGIA DE DISTINÇÃO
spellingShingle [pt] DIGA-ME COM QUEM ANDAS E EU TE DIREI QUEM ÉS: A ESCOLHA DA ESCOLA COMO ESTRATÉGIA DE DISTINÇÃO
CRISTIANE GOMES DE OLIVEIRA
[pt] ESCOLHA DA ESCOLA
[pt] ESTRATEGIAS EDUCATIVAS DAS FAMILIAS
[pt] ESCOLARIZACAO DAS ELITES
[pt] MERCADO EDUCACIONAL
[en] CHOICE OF SCHOOL
[en] FAMILIES EDUCATION STRATEGIES
[en] ELITE EDUCATION
[en] EDUCATION MARKET
title_short [pt] DIGA-ME COM QUEM ANDAS E EU TE DIREI QUEM ÉS: A ESCOLHA DA ESCOLA COMO ESTRATÉGIA DE DISTINÇÃO
title_full [pt] DIGA-ME COM QUEM ANDAS E EU TE DIREI QUEM ÉS: A ESCOLHA DA ESCOLA COMO ESTRATÉGIA DE DISTINÇÃO
title_fullStr [pt] DIGA-ME COM QUEM ANDAS E EU TE DIREI QUEM ÉS: A ESCOLHA DA ESCOLA COMO ESTRATÉGIA DE DISTINÇÃO
title_full_unstemmed [pt] DIGA-ME COM QUEM ANDAS E EU TE DIREI QUEM ÉS: A ESCOLHA DA ESCOLA COMO ESTRATÉGIA DE DISTINÇÃO
title_sort [pt] DIGA-ME COM QUEM ANDAS E EU TE DIREI QUEM ÉS: A ESCOLHA DA ESCOLA COMO ESTRATÉGIA DE DISTINÇÃO
author CRISTIANE GOMES DE OLIVEIRA
author_facet CRISTIANE GOMES DE OLIVEIRA
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS
dc.contributor.author.fl_str_mv CRISTIANE GOMES DE OLIVEIRA
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] ESCOLHA DA ESCOLA
[pt] ESTRATEGIAS EDUCATIVAS DAS FAMILIAS
[pt] ESCOLARIZACAO DAS ELITES
[pt] MERCADO EDUCACIONAL
[en] CHOICE OF SCHOOL
[en] FAMILIES EDUCATION STRATEGIES
[en] ELITE EDUCATION
[en] EDUCATION MARKET
topic [pt] ESCOLHA DA ESCOLA
[pt] ESTRATEGIAS EDUCATIVAS DAS FAMILIAS
[pt] ESCOLARIZACAO DAS ELITES
[pt] MERCADO EDUCACIONAL
[en] CHOICE OF SCHOOL
[en] FAMILIES EDUCATION STRATEGIES
[en] ELITE EDUCATION
[en] EDUCATION MARKET
description [pt] Inserida no contexto dos estudos sociológicos sobre a relação família e escola, esta pesquisa focaliza o processo de escolha do estabelecimento de ensino vivenciado por uma fração de famílias consideradas pertencentes às elites econômicas e culturais. Para identificar os aspectos sócio- culturais embutidos no processo de escolha de escola, foram investigadas 81 famílias cujos filhos foram matriculados em uma tradicional escola confessional do sistema privado de ensino no ano de 2003. Através do questionário auto-administrado aplicado aos pais, foi possível identificar o perfil das famílias quanto ao patrimônio econômico, cultural, social e escolar por elas adquirido. Este principal instrumento de investigação, acrescido de outras fontes de dados, permitiu a identificação dos critérios e estratégias de escolha de escola reveladas por essas famílias, assim como a caracterização do processo de escolha de estabelecimento de ensino por elas vivenciado. Foram consideradas ainda, as expectativas das famílias frente à escolarização dos seus filhos. Para a análise dos dados, as informações obtidas foram cotejadas com parte da literatura da sociologia da educação existente, especialmente, com as tipologias estabelecidas em estudos anteriores sobre o processo de escolha de estabelecimento de ensino, para a classificação dos diferentes grupos familiares, das condutas de escolha de escola e dos estabelecimentos escolares da rede privada de ensino. As considerações finais do estudo apontam, no caso das famílias investigadas, para o sentido da escolarização como estratégia de distinção de classe social, cujas condutas que orientaram a escolha foram influenciadas pelo volume e estrutura dos diferentes tipos de capital das famílias, e possivelmente, pelo ethos escolar.Tais constatações indicam novas práticas familiares na relação estabelecida com as escolas, fomentando a luta concorrencial existente na lógica do mercado educacional, onde os diferentes tipos de escolas estão sendo adequados aos diferentes tipos de famílias.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-03-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6069&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6069&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6069
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6069&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6069&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6069
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1821790100274544640