[pt] AMBIENTE VIOLENTO, INFÂNCIA PERDIDA?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37449@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=37449@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.37449 |
Resumo: | [pt] O potencial criativo e de simbolização de crianças de duas favelas do Rio de Janeiro, Turano e Chapéu Mangueira, foi o ponto de partida para a presente pesquisa que se propõe a investigar a estruturação e as estratégias de subjetivação apresentadas neste contexto sócio-cultural, muitas vezes hostil e violento. Utilizamos casos e experiências vividas na ONG Casa da Árvore para desenvolver este estudo e retratar a realidade revelada nas falas e brincadeiras das crianças. O objetivo desta dissertação é investigar como se constitui um sujeito que vive constantemente em uma realidade onde o medo, o terror e o desamparo se apresentam de forma tão intensa e o potencial traumático precisa ser considerado. Trabalhamos com a hipótese de que neste ambiente traumático a comunidade e os laços afetivos existentes amenizam o potencial desestruturante. Com a sua hospitalidade e empatia, a comunidade forneceria o acolhimento necessário para propiciar um desenvolvimento saudável. No entanto, acreditamos também que o excesso de desamparo do ambiente pode acarretar um amadurecimento precoce da criança como uma tentativa de cura, de sabiamente cuidar de si. |
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