[en] IMPACT OF THE STRATEGIES IN THE PERFORMANCE OF THE SIDERURGICAL COMPANIES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERNANDO HOR-MEYLL ALVARES
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2423@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2423@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.2423
Resumo: [pt] Desde o final da década de 70, a indústria siderúrgica brasileira vinha sofrendo com a presença maciça do governo no setor, pois se ressentia da falta dos investimentos necessários para a renovação e ampliação do parque siderúrgico. Esta falta de investimentos provocava, também, a perda de competitividade das empresas siderúrgicas brasileiras frente às suas concorrentes no mercado internacional. A saída do Estado do setor siderúrgico, a partir das privatizações efetuadas no início da década de 90, trouxe novas perspectivas para o setor. No entanto, a passagem das principais empresas siderúrgicas para a iniciativa privada abriu espaços para a entrada de novas empresas no setor, acirrou a rivalidade entre as empresas já estabelecidas na indústria e modificou o poder de negociação relativo entre as empresas siderúrgicas, seus fornecedores e seus compradores. A ameaça de produtos substitutos, apesar de aparentemente baixa, continua a rondar a indústria, impedindo-a de repassar aumentos nos custos e aumentar seus preços livremente. A alteração no controle das empresas, associada às mudanças no ambiente competitivo, têm provocado uma maior difusão do conceito e da importância da estratégia entre as empresas siderúrgicas. Estas empresas, que antes não se preocupavam com a estratégia ou não apresentavam consistência nas estratégias escolhidas, agora demonstram reduções significativas em seus custos e exibem padrões de diferenciação ou de escolha de nichos de mercado onde atuar. É importante ressaltar que estas novas escolhas estratégicas também são influenciadas pela relação que algumas das empresas possuem com suas matrizes e com os governos brasileiro, dos países de suas matrizes e dos países onde possuem interesses comerciais, como Argentina, Chile e Estados Unidos. Os estudos de Porter (1980, 1985) foram a base para a caracterização do ambiente competitivo e a identificação das estratégias competitivas abordadas neste trabalho. O ambiente competitivo foi detalhado utilizando o modelo das cinco forças de Porter: ameaça de novos entrantes, ameaça de produtos substitutos, poder de negociação dos fornecedores, poder de negociação dos compradores e rivalidade entre as empresas já estabelecidas na indústria. A classificação das estratégias competitivas das empresas, por sua vez, teve como base a tipologia de estratégias genéricas de Porter, com sua definição de estratégias de liderança em custo total, diferenciação e enfoque. O referencial teórico deste trabalho também apresenta tipologias alternativas à de Porter, como a proposta por Mintzberg (1988) e a Resource-Based View, que é uma corrente que enfoca a empresa do ponto de vista dos insumos e vai contra diversas idéias de Porter, porém ainda necessita de validação por meio de pesquisas empíricas. A tipologia de Porter se mostrou adequada à classificação das estratégias das empresas siderúrgicas brasileiras, porém ainda é uma incógnita se o poder explanatório adicional que poderia ser proporcionado pela tipologia de Mintzberg compensaria seu menor nível de parcimônia em relação à tipologia de Porter.
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No entanto, a passagem das principais empresas siderúrgicas para a iniciativa privada abriu espaços para a entrada de novas empresas no setor, acirrou a rivalidade entre as empresas já estabelecidas na indústria e modificou o poder de negociação relativo entre as empresas siderúrgicas, seus fornecedores e seus compradores. A ameaça de produtos substitutos, apesar de aparentemente baixa, continua a rondar a indústria, impedindo-a de repassar aumentos nos custos e aumentar seus preços livremente. A alteração no controle das empresas, associada às mudanças no ambiente competitivo, têm provocado uma maior difusão do conceito e da importância da estratégia entre as empresas siderúrgicas. Estas empresas, que antes não se preocupavam com a estratégia ou não apresentavam consistência nas estratégias escolhidas, agora demonstram reduções significativas em seus custos e exibem padrões de diferenciação ou de escolha de nichos de mercado onde atuar. É importante ressaltar que estas novas escolhas estratégicas também são influenciadas pela relação que algumas das empresas possuem com suas matrizes e com os governos brasileiro, dos países de suas matrizes e dos países onde possuem interesses comerciais, como Argentina, Chile e Estados Unidos. Os estudos de Porter (1980, 1985) foram a base para a caracterização do ambiente competitivo e a identificação das estratégias competitivas abordadas neste trabalho. O ambiente competitivo foi detalhado utilizando o modelo das cinco forças de Porter: ameaça de novos entrantes, ameaça de produtos substitutos, poder de negociação dos fornecedores, poder de negociação dos compradores e rivalidade entre as empresas já estabelecidas na indústria. A classificação das estratégias competitivas das empresas, por sua vez, teve como base a tipologia de estratégias genéricas de Porter, com sua definição de estratégias de liderança em custo total, diferenciação e enfoque. O referencial teórico deste trabalho também apresenta tipologias alternativas à de Porter, como a proposta por Mintzberg (1988) e a Resource-Based View, que é uma corrente que enfoca a empresa do ponto de vista dos insumos e vai contra diversas idéias de Porter, porém ainda necessita de validação por meio de pesquisas empíricas. A tipologia de Porter se mostrou adequada à classificação das estratégias das empresas siderúrgicas brasileiras, porém ainda é uma incógnita se o poder explanatório adicional que poderia ser proporcionado pela tipologia de Mintzberg compensaria seu menor nível de parcimônia em relação à tipologia de Porter.[en] Since the end of the decade of 70, the siderurgical industry Brazilian vine Suffering with the massive presence of the government in the sector, therefore if resented at the lack of the necessary investments for the renewal and magnifying of the siderurgical park. This lack of investments provoked, also, the loss of competitiveness of the Brazilian siderurgical companies front to its competitors in the international market. The exit of the State of the siderurgical sector, from the privatizations effected in the beginning of the decade of 90, brought new perspectives for the sector. However, the ticket of the main siderurgical companies for the private initiative opened spaces for the entrance of new companies in the sector, incited the rivalry enters the established companies already in the industry and modified the relative power of negotiation between the siderurgical companies, its suppliers and its purchasers. The threat of substitute products, although pparently low, continues to go up to around the industry, being hindered it to repass increases in the costs and to increase its prices freely. The alteration in the control of the companies, associated to the Changes in the competitive environment, has provoked a bigger diffusion of the concept and the importance of the strategy between the siderurgical companies. These companies, who before were not worried about the strategy or they did not present consistency in the chosen strategies, now demonstrate significant reductions in its costs and show standards of differentiation or choice of market niches where to act. It is important to stand out that these new strategical choices also are influenced by the relation that some of the companies possess with its matrices and the governments Brazilian, of the countries of its matrices and the countries where they possess commercial interests, as Argentina, Chile and United States. The studies of Porter (1980, 1985) had been the base for the Characterization of the competitive environment and the identification of the boarded competitive strategies in this work. The competitive environment was detailed using the model of the five forces of Porter: threat of new incoming, threat of substitute products, to be able of negotiation of the suppliers, power of negotiation of the purchasers and rivalry enters the established companies already in the industry. The classification of the competitive strategies of the companies, in turn, had as base the tipologia of generic strategies of Porter, with its definition of strategies of leadership in total cost, differentiation and approach. Referencial theoretical of this work also presents tipologias alternative to the one of Porter, as proposal for Mintzberg (1988) and Resource-Based View, that it is a chain that focuses the company of the point of view of the insumos and goes against diverse ideas of Porter, however still needs validation by means of empirical research. The tipologia of Porter if showed adequate to the classification of the strategies of the Brazilian siderurgical companies, however still it is an incognito if the additional Explanatory power that could be proportionate for the tipologia of Mintzberg would compensate its lesser level of parsimony in relation to the tipologia of Porter. 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