[pt] A ESTÉTICA DE INVENÇÃO NA OBRA DOS IRMÃOS CAMPOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRAULIO SEBASTIAO ALVES FERNANDES
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47057@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47057@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47057
Resumo: [pt] O foco principal desta dissertação é a investigação das propostas estéticas para a poesia que se desdobram do segundo ciclo das vanguardas no Brasil, especificamente as da poesia concreta, em uma perspectiva de sua importância no contemporâneo. Tomando como referência a produção de Augusto de Campos e Haroldo de Campos, o objetivo é identificar o conjunto conceitual e criativo ligado aos postulados de uma poética de invenção que, desde a criação do concretismo em meados da década de 1950 – mas sobretudo depois, na condição de pós ou ex-concretos –, vem inserindo informações significativas no debate estético do fim da modernidade. O espectro dessa atuação é amplo, orientado tanto pelo espírito transgressivo próprio da vanguarda quanto pela recuperação de uma tradição do novo amparada em um paideuma estético-teórico, tradutório. O trabalho se orienta pela hipótese de que a proposta de uma estética de invenção como tarefa incondicional da criação artística sobreviveu (e sobrevive) ao ocaso dessas mesmas vanguardas. Nesse sentido, uma parte da pesquisa busca avaliar as soluções formuladas pelos irmãos Campos — soluções que incidem sobre o princípio de uma poética de invenção vinculada à atuação no limite da linguagem pautada pela experiência incondicional do novo. Outra parte, que é o que buscamos avaliar, é a medida dessa perspectiva hoje: se ela consegue significar mais do que informações vindas de experiências de uma vanguarda histórica; se há elementos suficientes para postular que o legado de invenção, tal como proposto desde o instante inaugural do concretismo, continua a ser referência incontornável também no contemporâneo.
id PUC_RIO-1_a119f00351ec33b4e9a61b41f6cee2ba
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:47057
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] A ESTÉTICA DE INVENÇÃO NA OBRA DOS IRMÃOS CAMPOS [en] THE AESTHETICS OF INVENTION IN THE CAMPOS BOTHERS [pt] POESIA CONCRETA[pt] TRADICAO DO NOVO[pt] OCASO DAS VANGUARDAS[pt] VANGUARDA E MODERNIDADE[pt] POS-CONCRETISMO[en] CONCRETE POETRY[en] THE TRADITION OF THE NEW[en] DECLINE OF THE AVANT-GARDE[en] AVANT-GARDE AND MODERNITY[en] POST-CONCRETISM[pt] O foco principal desta dissertação é a investigação das propostas estéticas para a poesia que se desdobram do segundo ciclo das vanguardas no Brasil, especificamente as da poesia concreta, em uma perspectiva de sua importância no contemporâneo. Tomando como referência a produção de Augusto de Campos e Haroldo de Campos, o objetivo é identificar o conjunto conceitual e criativo ligado aos postulados de uma poética de invenção que, desde a criação do concretismo em meados da década de 1950 – mas sobretudo depois, na condição de pós ou ex-concretos –, vem inserindo informações significativas no debate estético do fim da modernidade. O espectro dessa atuação é amplo, orientado tanto pelo espírito transgressivo próprio da vanguarda quanto pela recuperação de uma tradição do novo amparada em um paideuma estético-teórico, tradutório. O trabalho se orienta pela hipótese de que a proposta de uma estética de invenção como tarefa incondicional da criação artística sobreviveu (e sobrevive) ao ocaso dessas mesmas vanguardas. Nesse sentido, uma parte da pesquisa busca avaliar as soluções formuladas pelos irmãos Campos — soluções que incidem sobre o princípio de uma poética de invenção vinculada à atuação no limite da linguagem pautada pela experiência incondicional do novo. Outra parte, que é o que buscamos avaliar, é a medida dessa perspectiva hoje: se ela consegue significar mais do que informações vindas de experiências de uma vanguarda histórica; se há elementos suficientes para postular que o legado de invenção, tal como proposto desde o instante inaugural do concretismo, continua a ser referência incontornável também no contemporâneo.[en] The main focus of this dissertation is to investigate the aesthetic proposals for poetry that unfold from the second cycle of avant-garde in Brazil, specifically those of concrete poetry, from a perspective of their effects on present days. Taking as a reference the works of Augusto de Campos and Haroldo de Campos, the aim is to identify the conceptual and creative set connected to the postulates of a poetics of invention which, from the moment of the creation of concretism in the middle of the 1950 s – but especially afterwards, in the condition of post or ex-concretes –, has been inserting significant information in the aesthetic debates of the end of modernity. The scope of this action is broad, oriented both by the transgressive spirit of the avant-garde and by the recovery of a tradition of the new sustained in an aesthetic-theoretical, translational paideuma. This work is guided by the hypothesis that the proposal of a new aesthetic of invention as an unconditional task in artistic creation survived (and survives) the decline of these same avant-gardes. In this sense, a part of the research aims at evaluating the solutions formulated by the Campos brothers — solutions that focus on the principle of a poetics of invention bound to acting in the limits of language based on the unconditional experience of the new. Another part, which is what we aim to evaluate, is the measure of this perspective today: if it can mean more than information coming from experiences of a historical avant-garde; if there are enough elements to postulate that the legacy of invention, as proposed since the inaugural moment of concretism, remains an unavoidable reference also contemporaneously.MAXWELLMARILIA ROTHIER CARDOSOBRAULIO SEBASTIAO ALVES FERNANDES2020-03-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47057@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47057@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47057porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-04T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:47057Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-04T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] A ESTÉTICA DE INVENÇÃO NA OBRA DOS IRMÃOS CAMPOS
[en] THE AESTHETICS OF INVENTION IN THE CAMPOS BOTHERS
title [pt] A ESTÉTICA DE INVENÇÃO NA OBRA DOS IRMÃOS CAMPOS
spellingShingle [pt] A ESTÉTICA DE INVENÇÃO NA OBRA DOS IRMÃOS CAMPOS
BRAULIO SEBASTIAO ALVES FERNANDES
[pt] POESIA CONCRETA
[pt] TRADICAO DO NOVO
[pt] OCASO DAS VANGUARDAS
[pt] VANGUARDA E MODERNIDADE
[pt] POS-CONCRETISMO
[en] CONCRETE POETRY
[en] THE TRADITION OF THE NEW
[en] DECLINE OF THE AVANT-GARDE
[en] AVANT-GARDE AND MODERNITY
[en] POST-CONCRETISM
title_short [pt] A ESTÉTICA DE INVENÇÃO NA OBRA DOS IRMÃOS CAMPOS
title_full [pt] A ESTÉTICA DE INVENÇÃO NA OBRA DOS IRMÃOS CAMPOS
title_fullStr [pt] A ESTÉTICA DE INVENÇÃO NA OBRA DOS IRMÃOS CAMPOS
title_full_unstemmed [pt] A ESTÉTICA DE INVENÇÃO NA OBRA DOS IRMÃOS CAMPOS
title_sort [pt] A ESTÉTICA DE INVENÇÃO NA OBRA DOS IRMÃOS CAMPOS
author BRAULIO SEBASTIAO ALVES FERNANDES
author_facet BRAULIO SEBASTIAO ALVES FERNANDES
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MARILIA ROTHIER CARDOSO
dc.contributor.author.fl_str_mv BRAULIO SEBASTIAO ALVES FERNANDES
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] POESIA CONCRETA
[pt] TRADICAO DO NOVO
[pt] OCASO DAS VANGUARDAS
[pt] VANGUARDA E MODERNIDADE
[pt] POS-CONCRETISMO
[en] CONCRETE POETRY
[en] THE TRADITION OF THE NEW
[en] DECLINE OF THE AVANT-GARDE
[en] AVANT-GARDE AND MODERNITY
[en] POST-CONCRETISM
topic [pt] POESIA CONCRETA
[pt] TRADICAO DO NOVO
[pt] OCASO DAS VANGUARDAS
[pt] VANGUARDA E MODERNIDADE
[pt] POS-CONCRETISMO
[en] CONCRETE POETRY
[en] THE TRADITION OF THE NEW
[en] DECLINE OF THE AVANT-GARDE
[en] AVANT-GARDE AND MODERNITY
[en] POST-CONCRETISM
description [pt] O foco principal desta dissertação é a investigação das propostas estéticas para a poesia que se desdobram do segundo ciclo das vanguardas no Brasil, especificamente as da poesia concreta, em uma perspectiva de sua importância no contemporâneo. Tomando como referência a produção de Augusto de Campos e Haroldo de Campos, o objetivo é identificar o conjunto conceitual e criativo ligado aos postulados de uma poética de invenção que, desde a criação do concretismo em meados da década de 1950 – mas sobretudo depois, na condição de pós ou ex-concretos –, vem inserindo informações significativas no debate estético do fim da modernidade. O espectro dessa atuação é amplo, orientado tanto pelo espírito transgressivo próprio da vanguarda quanto pela recuperação de uma tradição do novo amparada em um paideuma estético-teórico, tradutório. O trabalho se orienta pela hipótese de que a proposta de uma estética de invenção como tarefa incondicional da criação artística sobreviveu (e sobrevive) ao ocaso dessas mesmas vanguardas. Nesse sentido, uma parte da pesquisa busca avaliar as soluções formuladas pelos irmãos Campos — soluções que incidem sobre o princípio de uma poética de invenção vinculada à atuação no limite da linguagem pautada pela experiência incondicional do novo. Outra parte, que é o que buscamos avaliar, é a medida dessa perspectiva hoje: se ela consegue significar mais do que informações vindas de experiências de uma vanguarda histórica; se há elementos suficientes para postular que o legado de invenção, tal como proposto desde o instante inaugural do concretismo, continua a ser referência incontornável também no contemporâneo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47057@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47057@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47057
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47057@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47057@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47057
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822619368652800