[pt] O CURSO DE COMANDO E ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO: CONTEÚDOS E MUDANÇAS APÓS A CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO DA DEFESA DO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAMILA BRAVO FONTOURA
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25906@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25906@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25906
Resumo: [pt] A presente tese é uma pesquisa sobre o Curso de Comando e Estado-Maior do Exército Brasileiro e tem como objetivo o estudo da formação dos oficiais de carreira bélica do Quadro de Estado-Maior da Ativa e os impactos das políticas de Defesa nos conteúdos e monografias de conclusão do curso, após a criação do Ministério da Defesa. Para isso, foram investigadas as legislações de ensino, os Planos de Disciplinas, os títulos e as palavras-chave das monografias, nos dando uma parte da dimensão de como essa classe militar é formada e uma premissa de como pensam os temas relacionados à Defesa. Constatamos que as Políticas e as Estratégias de Defesa nacionais, bem como as novas conjunturas no campo da segurança e defesa internacional, após a Guerra Fria, estabeleceram mudanças na formação do Estado-Maior do Exército no período de 1999 a 2013. Identificamos as influências das legislações, diretrizes e ações estabelecidas pelo Ministério da Defesa, demonstrando que o Exército não é totalmente refratário e se ajusta, mesmo que lentamente e a seu modo, às transformações exigidas por outros órgãos e pelos eventos externos à instituição. Porém, cabe destacar, que as mudanças afetaram, mas continuam não interferindo na autonomia militar. As mudanças observadas foram protagonizadas pelos próprios militares, que estabelecem os critérios de mudanças de acordo com seus interesses e perspectivas, reafirmando a autonomia institucional. Este trabalho contribui para as discussões sobre o ensino militar brasileiro e sobre quais Forças Armadas desejamos, tendo como contexto o perfil estratégico planejado pelo país e os princípios democráticos.
id PUC_RIO-1_a13a3f126b2ae40be82bb6174bc2da39
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:25906
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling [pt] O CURSO DE COMANDO E ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO: CONTEÚDOS E MUDANÇAS APÓS A CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO DA DEFESA DO BRASIL[en] THE COURSE AT THE COMMAND AND GENERAL STAFF COLLEGE OF THE ARMY: CONTENT AND CHANGES AFTER THE CREATION OF THE MINISTRY OF DEFENSE IN BRAZIL[pt] ENSINO MILITAR[pt] MINISTERIO DA DEFESA E POLITICAS DE DEFESA[pt] CURRICULOS E TITULOS DAS MONOGRAFIAS[pt] CURSO DE COMANDO E ESTADO-MAIOR[pt] ESCOLA DE COMANDO E ESTADO-MAIOR - ECEME[pt] EXERCITO BRASIL[en] BRAZILIAN ARMY[en] MINISTRY OF DEFENSE AND DEFENSE POLICIES[en] CURRICULUM AND TITLES OF THESIS[en] COMMAND AND STAFF COLLEGE COURSE[en] COMMAND AND STAFF COLLEGE - ECEME[pt] A presente tese é uma pesquisa sobre o Curso de Comando e Estado-Maior do Exército Brasileiro e tem como objetivo o estudo da formação dos oficiais de carreira bélica do Quadro de Estado-Maior da Ativa e os impactos das políticas de Defesa nos conteúdos e monografias de conclusão do curso, após a criação do Ministério da Defesa. Para isso, foram investigadas as legislações de ensino, os Planos de Disciplinas, os títulos e as palavras-chave das monografias, nos dando uma parte da dimensão de como essa classe militar é formada e uma premissa de como pensam os temas relacionados à Defesa. Constatamos que as Políticas e as Estratégias de Defesa nacionais, bem como as novas conjunturas no campo da segurança e defesa internacional, após a Guerra Fria, estabeleceram mudanças na formação do Estado-Maior do Exército no período de 1999 a 2013. Identificamos as influências das legislações, diretrizes e ações estabelecidas pelo Ministério da Defesa, demonstrando que o Exército não é totalmente refratário e se ajusta, mesmo que lentamente e a seu modo, às transformações exigidas por outros órgãos e pelos eventos externos à instituição. Porém, cabe destacar, que as mudanças afetaram, mas continuam não interferindo na autonomia militar. As mudanças observadas foram protagonizadas pelos próprios militares, que estabelecem os critérios de mudanças de acordo com seus interesses e perspectivas, reafirmando a autonomia institucional. Este trabalho contribui para as discussões sobre o ensino militar brasileiro e sobre quais Forças Armadas desejamos, tendo como contexto o perfil estratégico planejado pelo país e os princípios democráticos.[en] The purpose of this research is to study the formation of Army career officers in the Course of Command and Staff College of the Brazilian Army, by verifying the impacts of defense policies in course content, and graduating papers, after the creation of the Ministry of Defense. For this, we investigated the related legislation, the curriculum, the titles of thesis and key-words that gave us a partial idea of how military are formed, and how they think the issues related to defense. We found that policies and national defense strategies, along with new situations in the field of international security, and defense after the Cold War, established changes in the formation of career officers during the 1999-2013 period. Thus, we identified the influences of law, guidelines and actions established by the Ministry of Defense, demonstrating that the Army is not entirely refractory and adapts to transformations required by other agencies and by events external to the institution, though in a low way and at its own path. However, it is worth noting that the changes affect, but still do not interfere with military autonomy. The observed modifications were created by the military themselves, who set the changing criteria according to Army interests and perspectives reaffirming institutional autonomy. This work contributes to the discussions on the Brazilian military education, and on the desired Armed Forces within the context of the strategic profile planned by the country according to democratic principles.MAXWELLMARIA CELINA SOARES D ARAUJOMARIA CELINA SOARES D ARAUJOCAMILA BRAVO FONTOURA2016-03-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25906@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25906@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25906porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-31T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:25906Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-08-31T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.none.fl_str_mv [pt] O CURSO DE COMANDO E ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO: CONTEÚDOS E MUDANÇAS APÓS A CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO DA DEFESA DO BRASIL
[en] THE COURSE AT THE COMMAND AND GENERAL STAFF COLLEGE OF THE ARMY: CONTENT AND CHANGES AFTER THE CREATION OF THE MINISTRY OF DEFENSE IN BRAZIL
title [pt] O CURSO DE COMANDO E ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO: CONTEÚDOS E MUDANÇAS APÓS A CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO DA DEFESA DO BRASIL
spellingShingle [pt] O CURSO DE COMANDO E ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO: CONTEÚDOS E MUDANÇAS APÓS A CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO DA DEFESA DO BRASIL
CAMILA BRAVO FONTOURA
[pt] ENSINO MILITAR
[pt] MINISTERIO DA DEFESA E POLITICAS DE DEFESA
[pt] CURRICULOS E TITULOS DAS MONOGRAFIAS
[pt] CURSO DE COMANDO E ESTADO-MAIOR
[pt] ESCOLA DE COMANDO E ESTADO-MAIOR - ECEME
[pt] EXERCITO BRASIL
[en] BRAZILIAN ARMY
[en] MINISTRY OF DEFENSE AND DEFENSE POLICIES
[en] CURRICULUM AND TITLES OF THESIS
[en] COMMAND AND STAFF COLLEGE COURSE
[en] COMMAND AND STAFF COLLEGE - ECEME
title_short [pt] O CURSO DE COMANDO E ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO: CONTEÚDOS E MUDANÇAS APÓS A CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO DA DEFESA DO BRASIL
title_full [pt] O CURSO DE COMANDO E ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO: CONTEÚDOS E MUDANÇAS APÓS A CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO DA DEFESA DO BRASIL
title_fullStr [pt] O CURSO DE COMANDO E ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO: CONTEÚDOS E MUDANÇAS APÓS A CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO DA DEFESA DO BRASIL
title_full_unstemmed [pt] O CURSO DE COMANDO E ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO: CONTEÚDOS E MUDANÇAS APÓS A CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO DA DEFESA DO BRASIL
title_sort [pt] O CURSO DE COMANDO E ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO: CONTEÚDOS E MUDANÇAS APÓS A CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO DA DEFESA DO BRASIL
author CAMILA BRAVO FONTOURA
author_facet CAMILA BRAVO FONTOURA
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MARIA CELINA SOARES D ARAUJO
MARIA CELINA SOARES D ARAUJO
dc.contributor.author.fl_str_mv CAMILA BRAVO FONTOURA
dc.subject.por.fl_str_mv [pt] ENSINO MILITAR
[pt] MINISTERIO DA DEFESA E POLITICAS DE DEFESA
[pt] CURRICULOS E TITULOS DAS MONOGRAFIAS
[pt] CURSO DE COMANDO E ESTADO-MAIOR
[pt] ESCOLA DE COMANDO E ESTADO-MAIOR - ECEME
[pt] EXERCITO BRASIL
[en] BRAZILIAN ARMY
[en] MINISTRY OF DEFENSE AND DEFENSE POLICIES
[en] CURRICULUM AND TITLES OF THESIS
[en] COMMAND AND STAFF COLLEGE COURSE
[en] COMMAND AND STAFF COLLEGE - ECEME
topic [pt] ENSINO MILITAR
[pt] MINISTERIO DA DEFESA E POLITICAS DE DEFESA
[pt] CURRICULOS E TITULOS DAS MONOGRAFIAS
[pt] CURSO DE COMANDO E ESTADO-MAIOR
[pt] ESCOLA DE COMANDO E ESTADO-MAIOR - ECEME
[pt] EXERCITO BRASIL
[en] BRAZILIAN ARMY
[en] MINISTRY OF DEFENSE AND DEFENSE POLICIES
[en] CURRICULUM AND TITLES OF THESIS
[en] COMMAND AND STAFF COLLEGE COURSE
[en] COMMAND AND STAFF COLLEGE - ECEME
description [pt] A presente tese é uma pesquisa sobre o Curso de Comando e Estado-Maior do Exército Brasileiro e tem como objetivo o estudo da formação dos oficiais de carreira bélica do Quadro de Estado-Maior da Ativa e os impactos das políticas de Defesa nos conteúdos e monografias de conclusão do curso, após a criação do Ministério da Defesa. Para isso, foram investigadas as legislações de ensino, os Planos de Disciplinas, os títulos e as palavras-chave das monografias, nos dando uma parte da dimensão de como essa classe militar é formada e uma premissa de como pensam os temas relacionados à Defesa. Constatamos que as Políticas e as Estratégias de Defesa nacionais, bem como as novas conjunturas no campo da segurança e defesa internacional, após a Guerra Fria, estabeleceram mudanças na formação do Estado-Maior do Exército no período de 1999 a 2013. Identificamos as influências das legislações, diretrizes e ações estabelecidas pelo Ministério da Defesa, demonstrando que o Exército não é totalmente refratário e se ajusta, mesmo que lentamente e a seu modo, às transformações exigidas por outros órgãos e pelos eventos externos à instituição. Porém, cabe destacar, que as mudanças afetaram, mas continuam não interferindo na autonomia militar. As mudanças observadas foram protagonizadas pelos próprios militares, que estabelecem os critérios de mudanças de acordo com seus interesses e perspectivas, reafirmando a autonomia institucional. Este trabalho contribui para as discussões sobre o ensino militar brasileiro e sobre quais Forças Armadas desejamos, tendo como contexto o perfil estratégico planejado pelo país e os princípios democráticos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/other
format other
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25906@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25906@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25906
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25906@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25906@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25906
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
publisher.none.fl_str_mv MAXWELL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814822593786544128