MINIATURA, MINIATURIZAÇÃO: DISPOSITIVOS DE PENSAMENTO E DE CRIAÇÃO ARTÍSTICA, A PARTIR DE WALTER BENJAMIN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FRANCISCO THIAGO CAMELO DA SILVA
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53519@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53519@2
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53519@3
Resumo: Esta tese constrói uma perspectiva teórica que considera a miniatura como dispositivo de criação em práticas artísticas e literárias, em articulação com o pensamento de Walter Benjamin (1892-1940) e de seu projeto de escrever um comentário sobre o tema da miniaturização (Verkleinerung), a partir do conto de fadas A nova Melusina (Die neue Melusine), de Goethe. Esse desejo de escrita é o ponto de partida deste estudo, que investiga a imagem do escritor judeu-alemão como colecionador, com uma atenção especial por sua coleção de pequenos objetos (miniaturas, velhos brinquedos, globos de neve, livros infantis, selos e cartões postais) e por seu interesse crítico, no contexto do exílio, pela infância, ao redor da qual constelam conceitos (mônada, coleção, técnica) e figuras-chave de seu pensamento (criança, colecionador, trapeiro). Tais conceitos e figuras operam como ferramentas metodológicas da pesquisa, que pensa a miniatura como uma forma estética vinculada à infância e a miniaturização como uma técnica de reprodução. Sob a forma de um caderno de leitura e escrita, a investigação apresenta anotações e comentários sobre a miniatura e a miniaturização como dispositivos de criação no campo da literatura e das artes, elegendo como corpus tanto trabalhos de artistas que compõem séries com miniaturas, quanto ficções literárias que tematizam a miniatura como signo do pequeno.
id PUC_RIO-1_a159a3749ae4e1c99c24fd716ec13061
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:53519
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisMINIATURA, MINIATURIZAÇÃO: DISPOSITIVOS DE PENSAMENTO E DE CRIAÇÃO ARTÍSTICA, A PARTIR DE WALTER BENJAMINMINIATURE, MINIATURISATION: DISPOSITIFS DE PENSÉE ET DE CRÉATION ARTISTIQUE, À PARTIR DE WALTER BENJAMINMINIATURE, MINIATURIZATION: ARTISTIC PRODUCTION AND THOUGHT MECHANISMS IN WALTER BENJAMIN2021-04-28ROSANA KOHL BINES00364732784lattes.cnpq.br/5917182189881826ROSANA KOHL BINES00364732784lattes.cnpq.br/5917182189881826MARILIA ROTHIER CARDOSOPATRICIA GISSONI DE SANTIAGO LAVELLEROSANA KOHL BINESROSANA KOHL BINESMARCELO JACQUES DE MORAES02676145355lattes.cnpq.br/4288619622991517FRANCISCO THIAGO CAMELO DA SILVAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM LITERATURA, CULTURA E CONTEMPORANEIDADEPUC-RioBREsta tese constrói uma perspectiva teórica que considera a miniatura como dispositivo de criação em práticas artísticas e literárias, em articulação com o pensamento de Walter Benjamin (1892-1940) e de seu projeto de escrever um comentário sobre o tema da miniaturização (Verkleinerung), a partir do conto de fadas A nova Melusina (Die neue Melusine), de Goethe. Esse desejo de escrita é o ponto de partida deste estudo, que investiga a imagem do escritor judeu-alemão como colecionador, com uma atenção especial por sua coleção de pequenos objetos (miniaturas, velhos brinquedos, globos de neve, livros infantis, selos e cartões postais) e por seu interesse crítico, no contexto do exílio, pela infância, ao redor da qual constelam conceitos (mônada, coleção, técnica) e figuras-chave de seu pensamento (criança, colecionador, trapeiro). Tais conceitos e figuras operam como ferramentas metodológicas da pesquisa, que pensa a miniatura como uma forma estética vinculada à infância e a miniaturização como uma técnica de reprodução. Sob a forma de um caderno de leitura e escrita, a investigação apresenta anotações e comentários sobre a miniatura e a miniaturização como dispositivos de criação no campo da literatura e das artes, elegendo como corpus tanto trabalhos de artistas que compõem séries com miniaturas, quanto ficções literárias que tematizam a miniatura como signo do pequeno.This thesis explores Walter Benjamin s work and, more specifically, his ideas for a commentary on miniaturization (Verkleinerung) that would be inspired by Goethe s The New Melusine (Die neue Melusine), to elaborate a theoretical perspective that envisions the process of miniaturization and the miniature itself as creative apparatuses for artistic and literary practices. This study also investigates Benjamin as a collector, focusing on his collection of small objects -such as miniatures, old toys, snow globes, children s books, stamps, and postal cards- and his interest on the topic of childhood, which emerged during his time in exile. This later interest would also allow the Jewish-German writer to develop not only the key concepts of monad, collection, and technique, but also the imagery that would become crucial to his work -namely, the child, the collector, and the ragman. This constellation of concepts and imagery will act as a methodological device in this thesis, which understands the miniaturization process as a reproduction technique and the miniature as an aesthetic form that is itself connected to the notion of childhood. By adopting the format of a journal composed of notations and critical comments that position both the miniaturization process and the miniature as creative apparatuses for literature and the arts, this study also investigates not only literary writings that adopt the idea of the miniature as a symbol, but the works of artists that touch on the topic of miniaturization as well.Cette thèse propose une perspective théorique qui considère la miniature comme un dispositif de création dans des pratiques artistiques et littéraires, en articulation avec la pensée de Walter Benjamin (1892-1940) et son projet d écrire un commentaire sur le thème de la miniaturisation (Verkleinerung), à partir du conte de fées La nouvelle Mélusine (Die neue Melusine) de Goethe. Ce désir d écriture constitue le point de départ de cette étude, qui explore l image de l écrivain juif-allemand en tant que collectionneur, avec une attention particulière portée à la fois à sa collection de petits objets (miniatures, jouets anciens, boules à neige, livres pour enfants, timbres et cartes postales) et à son intérêt critique, dans le contexte de l exil, pour l enfance, autour de laquelle se retrouvent des concepts (monade, collection, technique) et des figures clés de sa pensée (enfant, collectionneur, chiffonnier). Ces concepts et ces figures procèdent dans la thèse comme des outils de recherche méthodologique, afin de donner à voir la miniature comme une forme esthétique liée à l enfance et la miniaturisation comme une technique de reproduction. Le travail de recherche présente, sous forme d un cahier de lecture et d écriture, des annotations et des commentaires sur la miniature et la miniaturisation comme dispositifs de création dans le domaine de la littérature et des arts, choisissant comme corpus des oeuvres d artistes composant des séries de miniatures que des fictions littéraires qui thématisent la miniature comme signe du petit.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORCONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICOPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTS. DE ENSINOPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS DE ENSINO PARTICULARESPROGRAMA INSTITUCIONAL DE INTERNACIONALIZAÇÃOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53519@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53519@2https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53519@3porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T14:00:32Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:53519Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-22T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv MINIATURA, MINIATURIZAÇÃO: DISPOSITIVOS DE PENSAMENTO E DE CRIAÇÃO ARTÍSTICA, A PARTIR DE WALTER BENJAMIN
dc.title.alternative.fr.fl_str_mv MINIATURE, MINIATURISATION: DISPOSITIFS DE PENSÉE ET DE CRÉATION ARTISTIQUE, À PARTIR DE WALTER BENJAMIN
dc.title.alternative.en.fl_str_mv MINIATURE, MINIATURIZATION: ARTISTIC PRODUCTION AND THOUGHT MECHANISMS IN WALTER BENJAMIN
title MINIATURA, MINIATURIZAÇÃO: DISPOSITIVOS DE PENSAMENTO E DE CRIAÇÃO ARTÍSTICA, A PARTIR DE WALTER BENJAMIN
spellingShingle MINIATURA, MINIATURIZAÇÃO: DISPOSITIVOS DE PENSAMENTO E DE CRIAÇÃO ARTÍSTICA, A PARTIR DE WALTER BENJAMIN
FRANCISCO THIAGO CAMELO DA SILVA
title_short MINIATURA, MINIATURIZAÇÃO: DISPOSITIVOS DE PENSAMENTO E DE CRIAÇÃO ARTÍSTICA, A PARTIR DE WALTER BENJAMIN
title_full MINIATURA, MINIATURIZAÇÃO: DISPOSITIVOS DE PENSAMENTO E DE CRIAÇÃO ARTÍSTICA, A PARTIR DE WALTER BENJAMIN
title_fullStr MINIATURA, MINIATURIZAÇÃO: DISPOSITIVOS DE PENSAMENTO E DE CRIAÇÃO ARTÍSTICA, A PARTIR DE WALTER BENJAMIN
title_full_unstemmed MINIATURA, MINIATURIZAÇÃO: DISPOSITIVOS DE PENSAMENTO E DE CRIAÇÃO ARTÍSTICA, A PARTIR DE WALTER BENJAMIN
title_sort MINIATURA, MINIATURIZAÇÃO: DISPOSITIVOS DE PENSAMENTO E DE CRIAÇÃO ARTÍSTICA, A PARTIR DE WALTER BENJAMIN
author FRANCISCO THIAGO CAMELO DA SILVA
author_facet FRANCISCO THIAGO CAMELO DA SILVA
author_role author
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv 00364732784
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv ROSANA KOHL BINES
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 00364732784
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/5917182189881826
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv ROSANA KOHL BINES
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/5917182189881826
dc.contributor.referee1.fl_str_mv MARILIA ROTHIER CARDOSO
dc.contributor.referee2.fl_str_mv PATRICIA GISSONI DE SANTIAGO LAVELLE
dc.contributor.referee3.fl_str_mv ROSANA KOHL BINES
dc.contributor.referee4.fl_str_mv ROSANA KOHL BINES
dc.contributor.referee5.fl_str_mv MARCELO JACQUES DE MORAES
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 02676145355
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/4288619622991517
dc.contributor.author.fl_str_mv FRANCISCO THIAGO CAMELO DA SILVA
contributor_str_mv ROSANA KOHL BINES
ROSANA KOHL BINES
MARILIA ROTHIER CARDOSO
PATRICIA GISSONI DE SANTIAGO LAVELLE
ROSANA KOHL BINES
ROSANA KOHL BINES
MARCELO JACQUES DE MORAES
description Esta tese constrói uma perspectiva teórica que considera a miniatura como dispositivo de criação em práticas artísticas e literárias, em articulação com o pensamento de Walter Benjamin (1892-1940) e de seu projeto de escrever um comentário sobre o tema da miniaturização (Verkleinerung), a partir do conto de fadas A nova Melusina (Die neue Melusine), de Goethe. Esse desejo de escrita é o ponto de partida deste estudo, que investiga a imagem do escritor judeu-alemão como colecionador, com uma atenção especial por sua coleção de pequenos objetos (miniaturas, velhos brinquedos, globos de neve, livros infantis, selos e cartões postais) e por seu interesse crítico, no contexto do exílio, pela infância, ao redor da qual constelam conceitos (mônada, coleção, técnica) e figuras-chave de seu pensamento (criança, colecionador, trapeiro). Tais conceitos e figuras operam como ferramentas metodológicas da pesquisa, que pensa a miniatura como uma forma estética vinculada à infância e a miniaturização como uma técnica de reprodução. Sob a forma de um caderno de leitura e escrita, a investigação apresenta anotações e comentários sobre a miniatura e a miniaturização como dispositivos de criação no campo da literatura e das artes, elegendo como corpus tanto trabalhos de artistas que compõem séries com miniaturas, quanto ficções literárias que tematizam a miniatura como signo do pequeno.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-04-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53519@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53519@2
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53519@3
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53519@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53519@2
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53519@3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM LITERATURA, CULTURA E CONTEMPORANEIDADE
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324957530619904