A CARICATURA: MICROCOSMO DA QUESTÃO DA ARTE NA MODERNIDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9068@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9068@2 |
Resumo: | A tese recupera a importância da técnica da caricatura no âmbito da discussão literária e plástica modernas em dois momentos específicos: na primeira metade do século XVIII, com o debate estabelecido por William Hogarth e Henry Fielding, num contexto em que se fixam as bases do romance; e em meados do século XIX, quando o tema é retomado por Charles Baudelaire, especialmente no ensaio Da essência do riso e das artes geralmente cômicas, de 1855. Embora tenha recebido da dupla Hogarth-Fielding uma definição pejorativa, a caricatura significou um caminho para a experiência moderna, seja pela assimilação de motivos altos e baixos na arte, pela tematização da vivência urbana ou pela valorização da psicologia dos personagens (dentro da tradição do empirismo de Locke), traduzida na exploração da fisionomia humana. Com Baudelaire, estabelece-se não só uma estética da caricatura, mas uma estética caricatural construída a partir das categorias cômico absoluto e o cômico significativo. Esse modo caricatural, acreditamos, já irrompia nas cenas morais de Hogarth. Adotamos a definição da caricatura como uma novidade no campo da arte pictórica, de acordo com Ernst Gombrich. À técnica italiana, segundo ele, estava franqueada a possibilidade de experimentação que levaria à descoberta não trivial de como criar a ilusão de vida sem qualquer ilusão de realidade. As reflexões de Hogarth e de Baudelaire dimensionam historicamente a importância do humor gráfico não só como um desafio à representação artística, mas também como elemento central de uma certa experiência da modernidade. |
id |
PUC_RIO-1_a21c23f420bb8ae7897d2965faa2d5ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:9068 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisA CARICATURA: MICROCOSMO DA QUESTÃO DA ARTE NA MODERNIDADECARICATURE: MICROCOSM OF THE ARTISTIC ISSUES IN MODERNITY2006-03-10LUIZ DE FRANCA COSTA LIMA FILHO02776065787lattes.cnpq.br/3475085618680340RICARDO AUGUSTO BENZAQUEN DE ARAUJOLUIZ DE FRANCA COSTA LIMA FILHOANTONIO EDMILSON MARTINS RODRIGUESVERA LUCIA DE OLIVEIRA LINSANTONIO EDMILSON MARTINS RODRIGUES83728783749LAURA MOUTINHO NERYPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURAPUC-RioBRA tese recupera a importância da técnica da caricatura no âmbito da discussão literária e plástica modernas em dois momentos específicos: na primeira metade do século XVIII, com o debate estabelecido por William Hogarth e Henry Fielding, num contexto em que se fixam as bases do romance; e em meados do século XIX, quando o tema é retomado por Charles Baudelaire, especialmente no ensaio Da essência do riso e das artes geralmente cômicas, de 1855. Embora tenha recebido da dupla Hogarth-Fielding uma definição pejorativa, a caricatura significou um caminho para a experiência moderna, seja pela assimilação de motivos altos e baixos na arte, pela tematização da vivência urbana ou pela valorização da psicologia dos personagens (dentro da tradição do empirismo de Locke), traduzida na exploração da fisionomia humana. Com Baudelaire, estabelece-se não só uma estética da caricatura, mas uma estética caricatural construída a partir das categorias cômico absoluto e o cômico significativo. Esse modo caricatural, acreditamos, já irrompia nas cenas morais de Hogarth. Adotamos a definição da caricatura como uma novidade no campo da arte pictórica, de acordo com Ernst Gombrich. À técnica italiana, segundo ele, estava franqueada a possibilidade de experimentação que levaria à descoberta não trivial de como criar a ilusão de vida sem qualquer ilusão de realidade. As reflexões de Hogarth e de Baudelaire dimensionam historicamente a importância do humor gráfico não só como um desafio à representação artística, mas também como elemento central de uma certa experiência da modernidade.In this work, the relevance of caricature, both in modern literary and plastic discourses, is considered in two moments: during the first half of the XVIII century, in the interaction between William Hogarth and Henry Fielding, concurrent to the beginnings of the English novel, and in mid XIX century, when Charles Baudelaire, especially in his essay De l essence du rire et généralement du comique dans les arts plastiques, reapproaches the subject. Caricature received from Hogarth and Fielding a negative definition, but still showed a path to the modern experience, by assimilating low and high themes in art, by taking subjects from urban life and by emphasizing the psychology of characters (in the spirit of Locke s empiricism), through an exploration of the human face. Baudelaire s ideas give rise to an esthetics of caricature, built up from his concepts of significative and absolute comic. This caricatural mode, we believe, was already present in Hogarth s modern moral scenes. We take Ernst Gombrich s definition of caricature as an innovation in pictorial art. According to him, the Italian technique was allowed a freedom of experimentation which led to the nontrivial discovery of how to create the illusion of life without the illusion of reality. The arguments in Hogarth and Baudelaire describe the historical relevance of graphic humor, both as a challenge to artistic representation and as a central element of a certain kind of experience of modernity.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9068@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9068@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T12:51:27Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:9068Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-06-14T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
A CARICATURA: MICROCOSMO DA QUESTÃO DA ARTE NA MODERNIDADE |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
CARICATURE: MICROCOSM OF THE ARTISTIC ISSUES IN MODERNITY |
title |
A CARICATURA: MICROCOSMO DA QUESTÃO DA ARTE NA MODERNIDADE |
spellingShingle |
A CARICATURA: MICROCOSMO DA QUESTÃO DA ARTE NA MODERNIDADE LAURA MOUTINHO NERY |
title_short |
A CARICATURA: MICROCOSMO DA QUESTÃO DA ARTE NA MODERNIDADE |
title_full |
A CARICATURA: MICROCOSMO DA QUESTÃO DA ARTE NA MODERNIDADE |
title_fullStr |
A CARICATURA: MICROCOSMO DA QUESTÃO DA ARTE NA MODERNIDADE |
title_full_unstemmed |
A CARICATURA: MICROCOSMO DA QUESTÃO DA ARTE NA MODERNIDADE |
title_sort |
A CARICATURA: MICROCOSMO DA QUESTÃO DA ARTE NA MODERNIDADE |
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv |
|
author |
LAURA MOUTINHO NERY |
author_facet |
LAURA MOUTINHO NERY |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
LUIZ DE FRANCA COSTA LIMA FILHO |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
02776065787 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/3475085618680340 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
RICARDO AUGUSTO BENZAQUEN DE ARAUJO |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
LUIZ DE FRANCA COSTA LIMA FILHO |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
ANTONIO EDMILSON MARTINS RODRIGUES |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
VERA LUCIA DE OLIVEIRA LINS |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
ANTONIO EDMILSON MARTINS RODRIGUES |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
83728783749 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LAURA MOUTINHO NERY |
contributor_str_mv |
LUIZ DE FRANCA COSTA LIMA FILHO RICARDO AUGUSTO BENZAQUEN DE ARAUJO LUIZ DE FRANCA COSTA LIMA FILHO ANTONIO EDMILSON MARTINS RODRIGUES VERA LUCIA DE OLIVEIRA LINS ANTONIO EDMILSON MARTINS RODRIGUES |
description |
A tese recupera a importância da técnica da caricatura no âmbito da discussão literária e plástica modernas em dois momentos específicos: na primeira metade do século XVIII, com o debate estabelecido por William Hogarth e Henry Fielding, num contexto em que se fixam as bases do romance; e em meados do século XIX, quando o tema é retomado por Charles Baudelaire, especialmente no ensaio Da essência do riso e das artes geralmente cômicas, de 1855. Embora tenha recebido da dupla Hogarth-Fielding uma definição pejorativa, a caricatura significou um caminho para a experiência moderna, seja pela assimilação de motivos altos e baixos na arte, pela tematização da vivência urbana ou pela valorização da psicologia dos personagens (dentro da tradição do empirismo de Locke), traduzida na exploração da fisionomia humana. Com Baudelaire, estabelece-se não só uma estética da caricatura, mas uma estética caricatural construída a partir das categorias cômico absoluto e o cômico significativo. Esse modo caricatural, acreditamos, já irrompia nas cenas morais de Hogarth. Adotamos a definição da caricatura como uma novidade no campo da arte pictórica, de acordo com Ernst Gombrich. À técnica italiana, segundo ele, estava franqueada a possibilidade de experimentação que levaria à descoberta não trivial de como criar a ilusão de vida sem qualquer ilusão de realidade. As reflexões de Hogarth e de Baudelaire dimensionam historicamente a importância do humor gráfico não só como um desafio à representação artística, mas também como elemento central de uma certa experiência da modernidade. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-03-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9068@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9068@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9068@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9068@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324890321092608 |