[pt] CENOMATOGRAFIA: UMA EXPERIMENTAÇÃO CONCEITUAL DA CENA CONTEMPORÂNEA EM DIÁLOGO COM UMA MEMÓRIA PANDÊMICA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67225@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67225@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67225 |
Resumo: | [pt] A presente dissertação tem como objetivo refletir sobre uma formulação conceitual preliminar que intitulo como cenomatografia, desenvolvida a partir da graduação em Artes Cênicas, concluída no ano de 2021 na PUC-Rio. Neste trabalho proponho uma discussão sobre gêneros artísticos como o teatro, o cinema, a performance, a música e o audiovisual com o objetivo de compreender alguns processos de hibridização. Proponho traçar um percurso de discussões sobre a contemporaneidade e os meios tecnológicos atuais, que contribuíram fortemente para a produção de materiais artísticos no contexto da pandemia do covid-19. Utilizando como referência três produções distintas produzidas neste período, busco percorrer discussões acadêmicas para examinar manifestações culturais que aconteceram neste passado recente: a primeira é uma peça reproduzida virtualmente intitulada Vozes do Silêncio - Filme não Filme (2021), dirigida por Fábio Ferreira com atuação de Carolina Virgüez, disponibilizada na plataforma Zoom; a segunda é o álbum Inbred (2021) e os videoclipes gerados a partir das músicas da cantora Ethel Cain e a terceira produção é a da atriz Isabela Mariotto, do Teatro Oficina Uzyna Uzona, que mantém uma personagem na rede social Instagram, rede social onde grava seus vídeos desde o início da pandemia, em 2020. A proposta é desenvolver uma leitura analítica e comparativa de objetos culturais produzidos, na pandemia, por estes artistas, buscando, ao mesmo tempo, o desenvolvimento preliminar da cenomatografia como conceito possível. |
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[pt] CENOMATOGRAFIA: UMA EXPERIMENTAÇÃO CONCEITUAL DA CENA CONTEMPORÂNEA EM DIÁLOGO COM UMA MEMÓRIA PANDÊMICA[en] CENOMATOGRAPHY: A CONCEPTUAL EXPERIMENTATION OF THE CONTEMPORARY SCENE IN DIALOGUE WITH A PANDEMIC MEMORY[pt] AUDIOVISUAL[pt] CENA[pt] CENOMATOGRAFIA[pt] CONTEMPORANEIDADE[pt] PANDEMIA[en] AUDIOVISUAL[en] SCENE[en] CENOMATOGRAPHY[en] CONTEMPORANEITY[en] PANDEMIC[pt] A presente dissertação tem como objetivo refletir sobre uma formulação conceitual preliminar que intitulo como cenomatografia, desenvolvida a partir da graduação em Artes Cênicas, concluída no ano de 2021 na PUC-Rio. Neste trabalho proponho uma discussão sobre gêneros artísticos como o teatro, o cinema, a performance, a música e o audiovisual com o objetivo de compreender alguns processos de hibridização. Proponho traçar um percurso de discussões sobre a contemporaneidade e os meios tecnológicos atuais, que contribuíram fortemente para a produção de materiais artísticos no contexto da pandemia do covid-19. Utilizando como referência três produções distintas produzidas neste período, busco percorrer discussões acadêmicas para examinar manifestações culturais que aconteceram neste passado recente: a primeira é uma peça reproduzida virtualmente intitulada Vozes do Silêncio - Filme não Filme (2021), dirigida por Fábio Ferreira com atuação de Carolina Virgüez, disponibilizada na plataforma Zoom; a segunda é o álbum Inbred (2021) e os videoclipes gerados a partir das músicas da cantora Ethel Cain e a terceira produção é a da atriz Isabela Mariotto, do Teatro Oficina Uzyna Uzona, que mantém uma personagem na rede social Instagram, rede social onde grava seus vídeos desde o início da pandemia, em 2020. A proposta é desenvolver uma leitura analítica e comparativa de objetos culturais produzidos, na pandemia, por estes artistas, buscando, ao mesmo tempo, o desenvolvimento preliminar da cenomatografia como conceito possível.[en] This dissertation aims to reflect on a preliminary conceptual formulation that I call cenomatography, developed from the undergraduate degree in Performing Arts, completed in 2021 at PUC-Rio. In this work I propose a discussion about artistic genres such as theater, cinema, performance, music and audiovisual with the aim of understanding some hybridization processes. I propose to outline a path of discussions about contemporary times and current technological means, which have strongly contributed to the production of artistic materials in the context of the covid-19 pandemic. Using as a reference three distinct productions produced in this period, I seek to cover academic discussions to examine cultural manifestations that took place in the recent past: the first is a virtually reproduced play entitled Vozes do Silêncio - Filme não Filme (2021), directed by Fábio Ferreira with acting by Carolina Virgüez, available on the Zoom platform; the second is the album Inbred (2021) and the video clips generated from the songs of singer Ethel Cain and the third production is that of actress Isabela Mariotto, from Teatro Oficina Uzyna Uzona, who maintains a character on the social network Instagram, a social network where has been recording his videos since the beginning of the pandemic, in 2020. The proposal is to develop an analytical and comparative reading of cultural objects produced, during the pandemic, by these artists, seeking, at the same time, the preliminary development of cenomatography as a possible concept.MAXWELLALEXANDRE MONTAURY BAPTISTA COUTINHOJOYCE DIAS DE ARAUJO LOPES2024-07-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67225@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67225@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67225porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-08T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:67225Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342024-07-08T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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