[en] CRITICAL AND PHILOSOPHICAL EDUCATION: ADORNO AND TEACHING PHILOSOPHY IN INTRODUCTORY CLASSES
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4722&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4722&idi=2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4722 |
Resumo: | [pt] A tese explora uma conceituação do ensino de filosofia no nível básico a partir da noção, vulgarmente a ele associada, de crítica, tomando a filosofia de Adorno como solo a partir do qual se avaliam seus sentidos mais urgentes. Reflete-se sobre os alcances e limites de concepções do ensino de filosofia de tipo introdutório em um cenário irremediavelmente plural. Neste horizonte, vislumbra-se a pergunta pelos sentidos que ainda podemos identificar, em um país como o nosso, no ideal de formação (Bildung), e o papel que se atribui ao ensino de filosofia em meio a esse debate. Articulada a esse desafio, surge a necessidade de investigar as tensões, aproximações e distâncias entre uma abordagem filosófica e uma abordagem pedagógica das questões relativas ao ensino de filosofia, uma vez que à filosofia seja negado o estatuto de discurso totalizante e unificador sobre a formação do homem, e às chamadas ciências da educação seja creditada a capacidade de esclarecer aspectos importantes dos sentidos das práticas educacionais, graças a sua maior aproximação aos problemas empíricos. O rendimento destas questões, enquanto parte de uma reflexão acerca da relação entre conhecimento e sociedade, é investigado com o auxílio das idéias de Theodor W. Adorno, filósofo que se esforçou por pensar tal relação através das mediações sociais da filosofia, de sua história e de sua potência formativa. Em Adorno, destaca- se, ainda, a investigação metodológica própria de uma reflexão filosófica que é, também, em alguma medida, teoria social; investigação adequada às questões teórico- metodológicas de uma pesquisa tensionada entre a reflexão filosófica e as ciências da educação. Como etapa adicional dessa perspectiva de trabalho, a tese explora as virtudes de um discurso pedagógico que se apresenta, ainda que parcialmente, inspirado na Teoria Crítica: a pedagogia radical de Henry Giroux. Por fim, como campo simultaneamente originário, esclarecedor e problematizador da tese, encontra-se a incursão na prática docente de professores de filosofia do ensino médio. O resultado fundamental desta pesquisa é a indicação do rendimento, dos alcances e limites da caracterização que Adorno oferece do discurso filosófico na atualidade para a reflexão sobre a natureza crítica vulgarmente atribuída ao ensino de filosofia na educação básica. A tese identifica em conceitos como dialética, totalidade, negação e mediação, aberturas significativas para situar os problemas de um ensino de filosofia que se pretende crítico, isto é, um ensino de filosofia capaz de tematizar os obstáculos que se apresentam, para professores e estudantes, no confronto com a questão da razão como promessa de uma vida mais feliz e uma sociedade mais justa. |
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[en] CRITICAL AND PHILOSOPHICAL EDUCATION: ADORNO AND TEACHING PHILOSOPHY IN INTRODUCTORY CLASSES[pt] FORMAÇÃO FILOSÓFICA E CRÍTICA: ADORNO E O ENSINO DE FILOSOFIA EM NÍVEL INTRODUTÓRIO[pt] THEODOR WIESENGRUND ADORNO[pt] ENSINO DE FILOSOFIA[en] THEODOR WIESENGRUND ADORNO[en] TEACHING PHILOSOPHY[pt] A tese explora uma conceituação do ensino de filosofia no nível básico a partir da noção, vulgarmente a ele associada, de crítica, tomando a filosofia de Adorno como solo a partir do qual se avaliam seus sentidos mais urgentes. Reflete-se sobre os alcances e limites de concepções do ensino de filosofia de tipo introdutório em um cenário irremediavelmente plural. Neste horizonte, vislumbra-se a pergunta pelos sentidos que ainda podemos identificar, em um país como o nosso, no ideal de formação (Bildung), e o papel que se atribui ao ensino de filosofia em meio a esse debate. Articulada a esse desafio, surge a necessidade de investigar as tensões, aproximações e distâncias entre uma abordagem filosófica e uma abordagem pedagógica das questões relativas ao ensino de filosofia, uma vez que à filosofia seja negado o estatuto de discurso totalizante e unificador sobre a formação do homem, e às chamadas ciências da educação seja creditada a capacidade de esclarecer aspectos importantes dos sentidos das práticas educacionais, graças a sua maior aproximação aos problemas empíricos. O rendimento destas questões, enquanto parte de uma reflexão acerca da relação entre conhecimento e sociedade, é investigado com o auxílio das idéias de Theodor W. Adorno, filósofo que se esforçou por pensar tal relação através das mediações sociais da filosofia, de sua história e de sua potência formativa. Em Adorno, destaca- se, ainda, a investigação metodológica própria de uma reflexão filosófica que é, também, em alguma medida, teoria social; investigação adequada às questões teórico- metodológicas de uma pesquisa tensionada entre a reflexão filosófica e as ciências da educação. Como etapa adicional dessa perspectiva de trabalho, a tese explora as virtudes de um discurso pedagógico que se apresenta, ainda que parcialmente, inspirado na Teoria Crítica: a pedagogia radical de Henry Giroux. Por fim, como campo simultaneamente originário, esclarecedor e problematizador da tese, encontra-se a incursão na prática docente de professores de filosofia do ensino médio. O resultado fundamental desta pesquisa é a indicação do rendimento, dos alcances e limites da caracterização que Adorno oferece do discurso filosófico na atualidade para a reflexão sobre a natureza crítica vulgarmente atribuída ao ensino de filosofia na educação básica. A tese identifica em conceitos como dialética, totalidade, negação e mediação, aberturas significativas para situar os problemas de um ensino de filosofia que se pretende crítico, isto é, um ensino de filosofia capaz de tematizar os obstáculos que se apresentam, para professores e estudantes, no confronto com a questão da razão como promessa de uma vida mais feliz e uma sociedade mais justa.[en] This work develops an analysis of teaching philosophy at school, commonly associated to the idea of critic. It takes Adornos philosophy as the ground for an analysis of this idea in its most pressing senses. It deals with the scope and limits of several conceptions of teaching philosophy in a scene that is resolutely plural. The work asks for the meaning we could still find in the concept of Bildung in our country, and the role we would be willing to assign to teaching philosophy within this debate. The issue brings up questions concerning the tensions, similarities and differences bewteen the philosophical and the pedagogical discourse about teaching philosophy. While comparing these two discourses, I have tried both to dismiss any attempt to take philosophy as a global and unifying discourse about human education and to rely on the so called educational sciences for its ability to enlighten important aspects of educational practices due to its closeness to empirical problems. As part of a larger analysis on the relationship between knowledge and society, these issues are considered under the light of some ideas of Theodor W. Adorno, a philosopher who considered that relationship making use of philosophy`s social mediation, as well as its history and educational power. I believe Adorno also offers the proper methodological investigation of a philosophical analysis which somehow functions as a social theory, as much as a proper investigation of theoretical and methodological questions for a research lying between philosophical reflection and educational science. As an additional path, the thesis explores the virtues of a pedagogical discourse which is at least partially inspired by Critical Theory: Henry Giroux`s radical pedagogy. Finally, there is an empirical incursion on the practice of teachers of philosophy on the field, at secondary level. The main result of this research is to point out the power, the scope and limits of Adorno`s characterization of philosophical discourse for a contemporary analysis of the capacity to criticize usually attributed to teaching philosophy at school. This thesis recognizes concepts as dialectics, totality, negation, and mediation as tools of width and significance to deal with problems of a conception of teaching philosophy that see itself as critical, which means teaching philosophy in a way that is able to conceptualize the obstacles that constrain teachers and students when facing the challenge of reason as a promise of a happier life and a better society.MAXWELLLEANDRO AUGUSTO MARQUES COELHO KONDERFILIPE CEPPAS DE CARVALHO E FARIA2004-03-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4722&idi=1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=4722&idi=2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4722porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-02T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:4722Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-07-02T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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