[en] A NUMERICAL AND EXPERIMENTAL STUDY TO EVALUATE PIPE-SOIL INTERACTION
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2086@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2086@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.2086 |
Resumo: | [pt] Com o crescente aumento de lâminas d`água na área de exploração e produção de petróleo no mar, surgiu também o aumento de unidades de exploração e produção tipo semi - submersíveis. Os risers rígidos em catenária surgiram então como solução para exportar óleo e gás das plataformas semi- submersíveis até os dutos de transporte. Do ponto de vista de fadiga, existem duas regiões críticas onde ocorrem as maiores tensões, em um projeto de riser: o trecho junto ao ponto de conexão na plataforma e o trecho junto ao piso marinho (TDP). Os risers rígidos em catenária, SCRs ou steel catenary risers, constituem-se hoje em uma das principais soluções para águas profundas e ultra-profundas. Sua principal aplicabilidade baseia-se no fato de ser a única solução viável em lâminas d`água acima de 1500m, onde as linhas flexíveis ainda não podem ser utilizadas, em função da elevada pressão externa. Este trabalho apresenta um estudo da interação solo-duto de risers rígidos é constituído de duas partes: na primeira são relatados os resultados de um modelo físico realizado no IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), e, na segunda os resultados de análises numéricas que procuraram reproduzir os ensaios no modelo físico. São apresentadas também comparações entre os dois modelos. Os resultados permitiram estabelecer um modelo constitutivo simplificado do comportamento do contato solo-duto em condições de carregamento lateral. |
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[en] A NUMERICAL AND EXPERIMENTAL STUDY TO EVALUATE PIPE-SOIL INTERACTION [pt] UM ESTUDO NUMÉRICO E EXPERIMENTAL PARA A AVALIAÇÃO DA INTERAÇÃO SOLO - DUTO [pt] INTERACAO SOLO-DUTO[pt] EXPLORACAO DE PETROLEO[en] PIPELINE-SOIL INTERACTION[en] PETROLEUM EXPLORATION[pt] Com o crescente aumento de lâminas d`água na área de exploração e produção de petróleo no mar, surgiu também o aumento de unidades de exploração e produção tipo semi - submersíveis. Os risers rígidos em catenária surgiram então como solução para exportar óleo e gás das plataformas semi- submersíveis até os dutos de transporte. Do ponto de vista de fadiga, existem duas regiões críticas onde ocorrem as maiores tensões, em um projeto de riser: o trecho junto ao ponto de conexão na plataforma e o trecho junto ao piso marinho (TDP). Os risers rígidos em catenária, SCRs ou steel catenary risers, constituem-se hoje em uma das principais soluções para águas profundas e ultra-profundas. Sua principal aplicabilidade baseia-se no fato de ser a única solução viável em lâminas d`água acima de 1500m, onde as linhas flexíveis ainda não podem ser utilizadas, em função da elevada pressão externa. Este trabalho apresenta um estudo da interação solo-duto de risers rígidos é constituído de duas partes: na primeira são relatados os resultados de um modelo físico realizado no IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), e, na segunda os resultados de análises numéricas que procuraram reproduzir os ensaios no modelo físico. São apresentadas também comparações entre os dois modelos. Os resultados permitiram estabelecer um modelo constitutivo simplificado do comportamento do contato solo-duto em condições de carregamento lateral.[en] The necessity for offshore oil exploration to reach greater depths, pushed the demands for semi-submersible exploration and production units. Presently, steel catenary risers (SCR) appear to be the best recommended technical solution for oil and gas exploration.Concerning to the fatigue analysis there are two critical stress points to be considered: close to the platform connection and a second one at the touch down point - TDP. SCR is currently one of the main solutions for deep and ultra deep water projects. It is the only technical solution available for water depths beyond 1500m where flexible lines cannot yet be used due to excessive external pressure.The present work presents a study on the interaction between SCRs and soil. It is divided in two parts. The first describes an experiment (physical model) which was carried out at the laboratories of IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) in São Paulo. The second part presents a numerical, finite element analysis of the soil-SCR interaction. The comparison between experimental and numerical results allowed the determination of a simplified constitutive model for the representation of soil-pipe contact under horizontal loads.MAXWELLEURIPEDES DO AMARAL VARGAS JUNIORALVARO MAIA DA COSTACLAUDIO DOS SANTOS AMARALMARIA MARTA DE CASTRO ROSAS2001-11-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2086@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=2086@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.2086porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-04T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:2086Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342024-01-04T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
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