INFLUÊNCIA DA TAXA DE DEFORMAÇÃO NAS CURVAS TENSÃO X DEFORMAÇÃO DE UM AÇO 1020 PRÉ-ENCRUADO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21561@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21561@2 |
Resumo: | Curvas tensão × deformação sigmaxvarepsilon de um aço 1020 trabalhado a frio foram obtidas sob controle da taxa de deformação imposta no corpo de prova (e não da velocidade do pistão ou do travessão da máquina de testes), no intervalo 10-5 menor ou maior que Moeda menor ou igual 3 s-1. Este amplo conjunto de dados, tratado por um versátil programa desenvolvido para adquiri-los, filtrá-los e apresentá-los em tempo real, foi usado para verificar a adequação de diversos modelos propostos para descrever o efeito desta taxa, aplicando um algoritmo de otimização de Levenberg-Marquardt para ajustar os vários modelos estudados ao conjunto dos dados medidos. Este procedimento relativamente simples elimina os erros sistemáticos inerentes à prática tradicional de medir o efeito da taxa de deformação nas curvas s×e controlando a velocidade da carga, que podem ser particularmente relevantes nos corpos de prova de aço, cuja rigidez muitas vezes é pelo menos uma ordem de grandeza maior do que a da máquina de testes. |
id |
PUC_RIO-1_a37a47eefec6406689e9243168b01418 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:21561 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisINFLUÊNCIA DA TAXA DE DEFORMAÇÃO NAS CURVAS TENSÃO X DEFORMAÇÃO DE UM AÇO 1020 PRÉ-ENCRUADO STRAIN RATE INFLUENCE ON THE STRESS X STRAIN BEHAVIOR OF A COLD WORKED 1020 STEEL 2012-08-09JAIME TUPIASSU PINHO DE CASTRO27646904791lattes.cnpq.br/9705170158456125JOSE LUIZ DE FRANCA FREIREPAULO PEDRO KENEDIMARCO ANTONIO MEGGIOLAROJAIME TUPIASSU PINHO DE CASTROPAULO PEDRO KENEDI08622352781RAFAEL SALOMAO ACHPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ENGENHARIA MECÂNICAPUC-RioBRCurvas tensão × deformação sigmaxvarepsilon de um aço 1020 trabalhado a frio foram obtidas sob controle da taxa de deformação imposta no corpo de prova (e não da velocidade do pistão ou do travessão da máquina de testes), no intervalo 10-5 menor ou maior que Moeda menor ou igual 3 s-1. Este amplo conjunto de dados, tratado por um versátil programa desenvolvido para adquiri-los, filtrá-los e apresentá-los em tempo real, foi usado para verificar a adequação de diversos modelos propostos para descrever o efeito desta taxa, aplicando um algoritmo de otimização de Levenberg-Marquardt para ajustar os vários modelos estudados ao conjunto dos dados medidos. Este procedimento relativamente simples elimina os erros sistemáticos inerentes à prática tradicional de medir o efeito da taxa de deformação nas curvas s×e controlando a velocidade da carga, que podem ser particularmente relevantes nos corpos de prova de aço, cuja rigidez muitas vezes é pelo menos uma ordem de grandeza maior do que a da máquina de testes.Stressxstrain sigmaxvarepsilon curves of a cold worked 1020 steel were measured controlling the strain-rate imposed on the test specimens (and not the testing machine piston or load bean speed), in the range 10-5 less or equal E less or equal 3 s-1. This ample data set, properly treated by a versatile software developed to acquire, filter and present the data in real time, was used to verify the adequacy of several models proposed to describe the strain-rate influence, using an Levenberg-Marquardt optimization algorithm to fit the models to the ensemble of the measured data. This relatively simple procedure avoids the intrinsic systematic errors associated to the traditional practice of measuring the strain-rate effect on the sigmaxvarepsilon curves controlling the load speed, which may be particularly relevant when testing steel specimens, as their stiffness is many times at least an order of magnitude greater than those of the testing machines.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21561@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21561@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:19:23Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:21561Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-08-30T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
INFLUÊNCIA DA TAXA DE DEFORMAÇÃO NAS CURVAS TENSÃO X DEFORMAÇÃO DE UM AÇO 1020 PRÉ-ENCRUADO |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
STRAIN RATE INFLUENCE ON THE STRESS X STRAIN BEHAVIOR OF A COLD WORKED 1020 STEEL |
title |
INFLUÊNCIA DA TAXA DE DEFORMAÇÃO NAS CURVAS TENSÃO X DEFORMAÇÃO DE UM AÇO 1020 PRÉ-ENCRUADO |
spellingShingle |
INFLUÊNCIA DA TAXA DE DEFORMAÇÃO NAS CURVAS TENSÃO X DEFORMAÇÃO DE UM AÇO 1020 PRÉ-ENCRUADO RAFAEL SALOMAO ACH |
title_short |
INFLUÊNCIA DA TAXA DE DEFORMAÇÃO NAS CURVAS TENSÃO X DEFORMAÇÃO DE UM AÇO 1020 PRÉ-ENCRUADO |
title_full |
INFLUÊNCIA DA TAXA DE DEFORMAÇÃO NAS CURVAS TENSÃO X DEFORMAÇÃO DE UM AÇO 1020 PRÉ-ENCRUADO |
title_fullStr |
INFLUÊNCIA DA TAXA DE DEFORMAÇÃO NAS CURVAS TENSÃO X DEFORMAÇÃO DE UM AÇO 1020 PRÉ-ENCRUADO |
title_full_unstemmed |
INFLUÊNCIA DA TAXA DE DEFORMAÇÃO NAS CURVAS TENSÃO X DEFORMAÇÃO DE UM AÇO 1020 PRÉ-ENCRUADO |
title_sort |
INFLUÊNCIA DA TAXA DE DEFORMAÇÃO NAS CURVAS TENSÃO X DEFORMAÇÃO DE UM AÇO 1020 PRÉ-ENCRUADO |
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv |
|
author |
RAFAEL SALOMAO ACH |
author_facet |
RAFAEL SALOMAO ACH |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
JAIME TUPIASSU PINHO DE CASTRO |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
27646904791 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/9705170158456125 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
JOSE LUIZ DE FRANCA FREIRE |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
PAULO PEDRO KENEDI |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
MARCO ANTONIO MEGGIOLARO |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
JAIME TUPIASSU PINHO DE CASTRO |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
PAULO PEDRO KENEDI |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
08622352781 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RAFAEL SALOMAO ACH |
contributor_str_mv |
JAIME TUPIASSU PINHO DE CASTRO JOSE LUIZ DE FRANCA FREIRE PAULO PEDRO KENEDI MARCO ANTONIO MEGGIOLARO JAIME TUPIASSU PINHO DE CASTRO PAULO PEDRO KENEDI |
description |
Curvas tensão × deformação sigmaxvarepsilon de um aço 1020 trabalhado a frio foram obtidas sob controle da taxa de deformação imposta no corpo de prova (e não da velocidade do pistão ou do travessão da máquina de testes), no intervalo 10-5 menor ou maior que Moeda menor ou igual 3 s-1. Este amplo conjunto de dados, tratado por um versátil programa desenvolvido para adquiri-los, filtrá-los e apresentá-los em tempo real, foi usado para verificar a adequação de diversos modelos propostos para descrever o efeito desta taxa, aplicando um algoritmo de otimização de Levenberg-Marquardt para ajustar os vários modelos estudados ao conjunto dos dados medidos. Este procedimento relativamente simples elimina os erros sistemáticos inerentes à prática tradicional de medir o efeito da taxa de deformação nas curvas s×e controlando a velocidade da carga, que podem ser particularmente relevantes nos corpos de prova de aço, cuja rigidez muitas vezes é pelo menos uma ordem de grandeza maior do que a da máquina de testes. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-08-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21561@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21561@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21561@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21561@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM ENGENHARIA MECÂNICA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324915850772480 |