[pt] AS POLÍTICAS PÚBLICAS CULTURAIS E A PERSPECTIVA DA TRANSFORMAÇÃO: A EXPERIÊNCIA COLETIVA NOS PONTOS DE CULTURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARLA SILVANA DANIEL SARTOR
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27267@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27267@2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27267
Resumo: [pt] Esta tese aborda o caráter qualitativo e processual das ações no âmbito do programa Cultura Viva/Ministério da Cultura, nas duas últimas gestões do governo federal brasileiro. O papel social no processo, enquanto participante-observadora, e o levantamento de informações por meio da pesquisa ilustram a capilaridade, a incidência, os limites e desafios do programa Cultura Viva, cuja principal ação foi constituída pelo Ponto de Cultura. O trabalho parte de pensamentos-movimentos que, desde o período do Modernismo, mobilizaram intelectuais, artistas e militantes brasileiros, fundamentando perspectivas culturais que antecederam o atual programa aqui analisado. Este foi igualmente pensado à luz dos conceitos de diversidade, interculturalidade crítica, relações de poder e experiência como contraponto ao risco da instrumentalização da cultura. Como um amplo e diversificado programa público de apoio e fomento a iniciativas culturais em quase todo o território nacional, o Cultura Viva foi também analisado por meio das experiências coletivas e criações nos Pontos de Cultura e dos Encontros Regionais e Nacionais dos Pontos de Cultura (TEIAS) bem como da constituição do Fórum dos Pontos do Estado do Rio de Janeiro e Espírito Santo enquanto importantes mobilizações políticas deste coletivo. A burocracia estatal na organização e financiamento das políticas culturais foi desafiada a abrir maiores possibilidades de acesso aos recursos públicos com vistas à concretização do direito à cultura. As disputas e interesses econômicos em torno do aparelho estatal foram tensionados neste período, configurando-se em um dos principais desafios enfrentados pelo Estado na viabilização da proposta do Cultura Viva. Os resultados apontam, entretanto, que as experiências culturais compartilhadas produzem movimento, inquietação e reflexão instituindo-se em ações coletivas que, de certa forma, reinventam a vida no enfrentamento das contradições e da desigualdade social. Além de colocar a cultura na pauta da discussão sobre a injusta distribuição de recursos públicos, o Programa Cultura Viva/MinC favoreceu a ampliação e pluralidade das manifestações artístico-culturais reconhecendo as potencialidades locais. Desenham-se assim, situações que explicitam conflitos e o possível enfrentamento, que podem levar à transformações nas relações com as autoridades e com o Estado, com vistas a ultrapassar as dimensões estritamente funcionais e integradoras das políticas públicas.
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O trabalho parte de pensamentos-movimentos que, desde o período do Modernismo, mobilizaram intelectuais, artistas e militantes brasileiros, fundamentando perspectivas culturais que antecederam o atual programa aqui analisado. Este foi igualmente pensado à luz dos conceitos de diversidade, interculturalidade crítica, relações de poder e experiência como contraponto ao risco da instrumentalização da cultura. Como um amplo e diversificado programa público de apoio e fomento a iniciativas culturais em quase todo o território nacional, o Cultura Viva foi também analisado por meio das experiências coletivas e criações nos Pontos de Cultura e dos Encontros Regionais e Nacionais dos Pontos de Cultura (TEIAS) bem como da constituição do Fórum dos Pontos do Estado do Rio de Janeiro e Espírito Santo enquanto importantes mobilizações políticas deste coletivo. A burocracia estatal na organização e financiamento das políticas culturais foi desafiada a abrir maiores possibilidades de acesso aos recursos públicos com vistas à concretização do direito à cultura. As disputas e interesses econômicos em torno do aparelho estatal foram tensionados neste período, configurando-se em um dos principais desafios enfrentados pelo Estado na viabilização da proposta do Cultura Viva. Os resultados apontam, entretanto, que as experiências culturais compartilhadas produzem movimento, inquietação e reflexão instituindo-se em ações coletivas que, de certa forma, reinventam a vida no enfrentamento das contradições e da desigualdade social. Além de colocar a cultura na pauta da discussão sobre a injusta distribuição de recursos públicos, o Programa Cultura Viva/MinC favoreceu a ampliação e pluralidade das manifestações artístico-culturais reconhecendo as potencialidades locais. Desenham-se assim, situações que explicitam conflitos e o possível enfrentamento, que podem levar à transformações nas relações com as autoridades e com o Estado, com vistas a ultrapassar as dimensões estritamente funcionais e integradoras das políticas públicas.[en] This thesis focuses on a qualitative analysis of the processes undertaken by the federal program Cultura Viva in the last two presidential administrations (Ministry of Culture, Brazil). The social role played by the author in this process as participant, observer and as a researcher, allowed her to analyze the program s capacities as well as its limitations and challenges. The program was centered on the Pontos de Cultura (Points of Culture) or the loci of cultural activities. The work stemmed from the idea of thoughts and movements that mobilized intellectuals, artists and activists in Brazil since the Modernist period. This idea also served as a foundation from which certain cultural perspectives emerged. This foundation, which preceded the current program, was also analyzed using the concepts of diversity, intercultural criticism, power relations and experience as a counterpoint to the risk of the instrumentalization of culture. Cultura Viva is a large and diverse program that supports and promotes cultural initiatives. It is present in almost all the states of Brazil. Another aspect of the Cultura Viva program in the analysis was the collective experience based on the political mobilization generated by the Pontos de Cultura, the Regional and National Pontos de Cultura (TEIAS), and the Ponto de Cultura s Forum of the States of Rio de Janeiro and Espírito Santo. The bureaucratic nature of the way in which the state organized and financed cultural activities were challenged during the period under study to provide greater opportunities and increase access to public resources, thus guaranteeing the right to cultural expressions. Disputes and economic interests in the state apparatus became strained and became a major challenge facing the viability of the Cultura Viva program. However, results indicated that shared cultural experiences that produce movement, restlessness and reflection by establishing themselves through collective action somehow reinvent life by confronting contradictions and social inequality. The Cultura Viva program not only placed culture on the agenda against the unfair distribution of public resources, but also favored the expansion and diversity of artistic and cultural expressions while recognizing the potential of each locality. In sum, explicit conflicts and coping may lead to changes in the relations between various interests and the State, especially when the objective is to overcome strictly functional and integrative dimensions of public policy.MAXWELLANA MARIA QUIROGAANA MARIA QUIROGACARLA SILVANA DANIEL SARTOR2016-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27267@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27267@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27267porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-06T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:27267Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342018-08-06T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
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