[pt] DESIGN, TELEMEDICINA E APRENDIZAGEM COLABORATIVA: APLICAÇÃO EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Outros |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24351@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24351@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24351 |
Resumo: | [pt] Esta pesquisa trata da relação multidisciplinar de diferentes áreas do saber. Esclarece o enfoque do Design, sob o ponto de vista da construção de uma plataforma de aprendizagem colaborativa mobile orientada a usuários específicos, no campo da Telemedicina. Como sustentação para criação desta plataforma, foram levantados conceitos ligados aos principais temas abordados, seguidos pela escolha de ferramentas adequadas para sua implantação. A partir deste estudo inicial, foi possível aplicar uma dinâmica específica de aprendizagem colaborativa entre professor e alunos, baseada em uma plataforma disponível para uso em computadores e em dispositivos móveis. Esta experiência pôde ser registrada por meio de pesquisas exploratórias de contexto de uso e de seus usuários. De acordo com os resultados qualitativos levantados ao longo das etapas da pesquisa, baseados na relação entre a Telemedicina, a aprendizagem colaborativa e o Design, foi possível verificar benefícios sobre o processo de aprendizagem de temas ligados à Medicina. Tendo a tecnologia como elemento de sustentação desta iniciativa, os resultados apontam para o surgimento de novas possibilidades de aprendizagem colaborativa no campo da Telemedicina. |
id |
PUC_RIO-1_a57029595825650e3ca51fbccc009153 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:24351 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
[pt] DESIGN, TELEMEDICINA E APRENDIZAGEM COLABORATIVA: APLICAÇÃO EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA[en] DESIGN, TELEMEDICINE AND COLLABORATIVE LEARNING: APPLICATION IN AN UNDERGRADUATE HEALTH COURSE[pt] MOBILIDADE[pt] TELEMEDICINA[pt] APRENDIZAGEM COLABORATIVA[pt] INTERACAO HUMANO-COMPUTADOR[en] MOBILITY[en] TELEMEDICINE[en] COLLABORATIVE LEARNING[en] HUMAN-COMPUTER INTERACTION[pt] Esta pesquisa trata da relação multidisciplinar de diferentes áreas do saber. Esclarece o enfoque do Design, sob o ponto de vista da construção de uma plataforma de aprendizagem colaborativa mobile orientada a usuários específicos, no campo da Telemedicina. Como sustentação para criação desta plataforma, foram levantados conceitos ligados aos principais temas abordados, seguidos pela escolha de ferramentas adequadas para sua implantação. A partir deste estudo inicial, foi possível aplicar uma dinâmica específica de aprendizagem colaborativa entre professor e alunos, baseada em uma plataforma disponível para uso em computadores e em dispositivos móveis. Esta experiência pôde ser registrada por meio de pesquisas exploratórias de contexto de uso e de seus usuários. De acordo com os resultados qualitativos levantados ao longo das etapas da pesquisa, baseados na relação entre a Telemedicina, a aprendizagem colaborativa e o Design, foi possível verificar benefícios sobre o processo de aprendizagem de temas ligados à Medicina. Tendo a tecnologia como elemento de sustentação desta iniciativa, os resultados apontam para o surgimento de novas possibilidades de aprendizagem colaborativa no campo da Telemedicina.[en] This research focuses on the multidisciplinary relation between different knowledge areas. It clarifies the Design approach, during the process of implementing a mobile collaborative learning platform built for specific users, in the field of Telemedicine. The gathering of concepts, related to the main elements approached, served as the foundation for the creation of the proposed platform. Searching for adequate desktop and mobile tools followed this process and established a relation with the specific collaborative learning dynamic created for the interaction between teacher and students. This experience was captured through exploratory researches about the context of use and the context of its users. According to the qualitative results gathered along the stages of the research, based on the relation between Telemedicine, collaborative learning and Design itself, it became possible to verify benefits to the learning process, related to Health. Having technology as the foundation of this initiative, the results presented indicate new possibilities for collaborative learning in the field of Telemedicine.MAXWELLCLAUDIA RENATA MONT ALVAO BASTOS RODRIGUESCARLOS ALBERTO PEREIRA DE LUCENA2015-03-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24351@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24351@2http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24351porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-02T00:00:00Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:24351Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-08-02T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
[pt] DESIGN, TELEMEDICINA E APRENDIZAGEM COLABORATIVA: APLICAÇÃO EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA [en] DESIGN, TELEMEDICINE AND COLLABORATIVE LEARNING: APPLICATION IN AN UNDERGRADUATE HEALTH COURSE |
title |
[pt] DESIGN, TELEMEDICINA E APRENDIZAGEM COLABORATIVA: APLICAÇÃO EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA |
spellingShingle |
[pt] DESIGN, TELEMEDICINA E APRENDIZAGEM COLABORATIVA: APLICAÇÃO EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA CARLOS ALBERTO PEREIRA DE LUCENA [pt] MOBILIDADE [pt] TELEMEDICINA [pt] APRENDIZAGEM COLABORATIVA [pt] INTERACAO HUMANO-COMPUTADOR [en] MOBILITY [en] TELEMEDICINE [en] COLLABORATIVE LEARNING [en] HUMAN-COMPUTER INTERACTION |
title_short |
[pt] DESIGN, TELEMEDICINA E APRENDIZAGEM COLABORATIVA: APLICAÇÃO EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA |
title_full |
[pt] DESIGN, TELEMEDICINA E APRENDIZAGEM COLABORATIVA: APLICAÇÃO EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA |
title_fullStr |
[pt] DESIGN, TELEMEDICINA E APRENDIZAGEM COLABORATIVA: APLICAÇÃO EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA |
title_full_unstemmed |
[pt] DESIGN, TELEMEDICINA E APRENDIZAGEM COLABORATIVA: APLICAÇÃO EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA |
title_sort |
[pt] DESIGN, TELEMEDICINA E APRENDIZAGEM COLABORATIVA: APLICAÇÃO EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA |
author |
CARLOS ALBERTO PEREIRA DE LUCENA |
author_facet |
CARLOS ALBERTO PEREIRA DE LUCENA |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CLAUDIA RENATA MONT ALVAO BASTOS RODRIGUES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CARLOS ALBERTO PEREIRA DE LUCENA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
[pt] MOBILIDADE [pt] TELEMEDICINA [pt] APRENDIZAGEM COLABORATIVA [pt] INTERACAO HUMANO-COMPUTADOR [en] MOBILITY [en] TELEMEDICINE [en] COLLABORATIVE LEARNING [en] HUMAN-COMPUTER INTERACTION |
topic |
[pt] MOBILIDADE [pt] TELEMEDICINA [pt] APRENDIZAGEM COLABORATIVA [pt] INTERACAO HUMANO-COMPUTADOR [en] MOBILITY [en] TELEMEDICINE [en] COLLABORATIVE LEARNING [en] HUMAN-COMPUTER INTERACTION |
description |
[pt] Esta pesquisa trata da relação multidisciplinar de diferentes áreas do saber. Esclarece o enfoque do Design, sob o ponto de vista da construção de uma plataforma de aprendizagem colaborativa mobile orientada a usuários específicos, no campo da Telemedicina. Como sustentação para criação desta plataforma, foram levantados conceitos ligados aos principais temas abordados, seguidos pela escolha de ferramentas adequadas para sua implantação. A partir deste estudo inicial, foi possível aplicar uma dinâmica específica de aprendizagem colaborativa entre professor e alunos, baseada em uma plataforma disponível para uso em computadores e em dispositivos móveis. Esta experiência pôde ser registrada por meio de pesquisas exploratórias de contexto de uso e de seus usuários. De acordo com os resultados qualitativos levantados ao longo das etapas da pesquisa, baseados na relação entre a Telemedicina, a aprendizagem colaborativa e o Design, foi possível verificar benefícios sobre o processo de aprendizagem de temas ligados à Medicina. Tendo a tecnologia como elemento de sustentação desta iniciativa, os resultados apontam para o surgimento de novas possibilidades de aprendizagem colaborativa no campo da Telemedicina. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/other |
format |
other |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24351@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24351@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24351 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24351@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=24351@2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.24351 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
publisher.none.fl_str_mv |
MAXWELL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814822590339874816 |