ZC 5,5-11: CONTEXTO SÓCIO-RELIGIOSO E SIGNIFICADO TEOLÓGICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: EDNEA MARTINS ORNELLA
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47101@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47101@2
Resumo: Este trabalho estuda a sétima visão do profeta Zacarias (Zc 5,5-11). A pesquisa surgiu da análise das interpretações que apresentam as seguintes questões: 1. tendência misógina, que atribui à mulher o mal, em detrimento do significado do todo que foi revelado: o efá; o olho deles em toda a terra; os elementos utilizados para tampar o efá e aprisionar a mulher (disco, pedra e chumbo); 2. a remoção do mal, sem morte e destruição: duas mulheres com asas como de cegonha, com vento em suas asas, levantam o efá entre a terra e os céus e o levam para Senaar, onde uma casa será construída, preparada, e onde será assentado sobre sua base. Chama a atenção uma mulher sentada e aprisionada dentro de um efá. O objetivo do estudo é compreender o sentido da extraordinária imagem visionada e dos elementos revelados, no seu contexto sócio-religioso, e o significado teológico da visão. Para isso, foram feitos pesquisa bibliográfica dos últimos 50 anos, análise textual com utilização do método histórico-crítico e análise sincrônica, considerando o texto canônico. Diferentemente das interpretações existentes, que consideram a mulher pecadora e sedutora, concluiu-se que determinado grupo que retornava do exílio na Babilônia, com ideais proféticos, fiel à religião e às tradições, pretendia a mulher sentada no meio do efá (submetida) e prisioneira, por se mostrar com protagonismo com o qual o grupo não concordava. A remoção do mal com final feliz é a resposta de YHWH a este grupo, uma teologia, na qual prevalece a Pedagogia e o Amor divinos para com a mulher e os transgressores, a quem YHWH concede espaço e cuidado para que voltem e se reintegrem à sociedade.
id PUC_RIO-1_a741db59238ee3f0307665e5df89832e
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:47101
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisZC 5,5-11: CONTEXTO SÓCIO-RELIGIOSO E SIGNIFICADO TEOLÓGICOZECH 5:5- 11: SOCIO-RELIGIOUS CONTEXT AND THEOLOGICAL SIGNIFICANCE2019-07-03LEONARDO AGOSTINI FERNANDES84674806704lattes.cnpq.br/6431968963433274LEONARDO AGOSTINI FERNANDES84674806704lattes.cnpq.br/6431968963433274HEITOR CARLOS SANTOS UTRINIHEITOR CARLOS SANTOS UTRINIWALDECIR GONZAGAALESSANDRA SERRA VIEGASALESSANDRA SERRA VIEGAS15347184191EDNEA MARTINS ORNELLAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM TEOLOGIAPUC-RioBREste trabalho estuda a sétima visão do profeta Zacarias (Zc 5,5-11). A pesquisa surgiu da análise das interpretações que apresentam as seguintes questões: 1. tendência misógina, que atribui à mulher o mal, em detrimento do significado do todo que foi revelado: o efá; o olho deles em toda a terra; os elementos utilizados para tampar o efá e aprisionar a mulher (disco, pedra e chumbo); 2. a remoção do mal, sem morte e destruição: duas mulheres com asas como de cegonha, com vento em suas asas, levantam o efá entre a terra e os céus e o levam para Senaar, onde uma casa será construída, preparada, e onde será assentado sobre sua base. Chama a atenção uma mulher sentada e aprisionada dentro de um efá. O objetivo do estudo é compreender o sentido da extraordinária imagem visionada e dos elementos revelados, no seu contexto sócio-religioso, e o significado teológico da visão. Para isso, foram feitos pesquisa bibliográfica dos últimos 50 anos, análise textual com utilização do método histórico-crítico e análise sincrônica, considerando o texto canônico. Diferentemente das interpretações existentes, que consideram a mulher pecadora e sedutora, concluiu-se que determinado grupo que retornava do exílio na Babilônia, com ideais proféticos, fiel à religião e às tradições, pretendia a mulher sentada no meio do efá (submetida) e prisioneira, por se mostrar com protagonismo com o qual o grupo não concordava. A remoção do mal com final feliz é a resposta de YHWH a este grupo, uma teologia, na qual prevalece a Pedagogia e o Amor divinos para com a mulher e os transgressores, a quem YHWH concede espaço e cuidado para que voltem e se reintegrem à sociedade.This essay aims to study the seventh vision of the prophet Zechariah (Zech 5:5-11). The research arose from the analysis of interpretations presenting the following issues: 1. a misogynist tendency, which associates women with wickedness to the detriment of the significance of all that was revealed: the ephah, their eye through all the earth; the elements used to cover the ephah and entrap the woman inside it (disk, stone, and lead); 2. the removal of wickedness without death and destruction: two women with wings like the wings of a stork, with wind in their wings, lift the ephah up between the earth and the heaven and take it to Shinar, where a house will be built and prepared for it, and it will be set there upon her own base. The image of an entrapped woman sitting inside an ephah is noteworthy. The objective of this study is to understand the meaning of the extraordinary image envisioned and the elements revealed in it in their socio-religious context, as well as the theological meaning of the vision. For this, a bibliographical research of the last 50 years was carried out alongside with textual analysis using the historical-critical method and synchronic analysis considering the canonical text. Unlike the existing interpretations that consider women as sinful and seductive, this paper concludes that a certain group of exiles returning from Babylon, faithful to religion and tradition and with prophetic ideals, intended for the woman to be sitting in the ephah, (submitted) as a prisoner, for presenting herself with a leading role with which they did not agree. The removal of wickedness with a happy ending is YHWH s response to this group, a theology in which divine Pedagogy and Love prevails towards women and offenders, to whom YHWH grants space and care to allow them to return and be reintegrated into society.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTS. DE ENSINOPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTITUIÇÕES COMUNITÁRIAS DE ENSINO PARTICULAREShttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47101@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47101@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:50:17Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:47101Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-08-03T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv ZC 5,5-11: CONTEXTO SÓCIO-RELIGIOSO E SIGNIFICADO TEOLÓGICO
dc.title.alternative.en.fl_str_mv ZECH 5:5- 11: SOCIO-RELIGIOUS CONTEXT AND THEOLOGICAL SIGNIFICANCE
title ZC 5,5-11: CONTEXTO SÓCIO-RELIGIOSO E SIGNIFICADO TEOLÓGICO
spellingShingle ZC 5,5-11: CONTEXTO SÓCIO-RELIGIOSO E SIGNIFICADO TEOLÓGICO
EDNEA MARTINS ORNELLA
title_short ZC 5,5-11: CONTEXTO SÓCIO-RELIGIOSO E SIGNIFICADO TEOLÓGICO
title_full ZC 5,5-11: CONTEXTO SÓCIO-RELIGIOSO E SIGNIFICADO TEOLÓGICO
title_fullStr ZC 5,5-11: CONTEXTO SÓCIO-RELIGIOSO E SIGNIFICADO TEOLÓGICO
title_full_unstemmed ZC 5,5-11: CONTEXTO SÓCIO-RELIGIOSO E SIGNIFICADO TEOLÓGICO
title_sort ZC 5,5-11: CONTEXTO SÓCIO-RELIGIOSO E SIGNIFICADO TEOLÓGICO
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author EDNEA MARTINS ORNELLA
author_facet EDNEA MARTINS ORNELLA
author_role author
dc.contributor.advisor2ID.none.fl_str_mv 84674806704
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv LEONARDO AGOSTINI FERNANDES
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 84674806704
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/6431968963433274
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv LEONARDO AGOSTINI FERNANDES
dc.contributor.advisor2Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/6431968963433274
dc.contributor.referee1.fl_str_mv HEITOR CARLOS SANTOS UTRINI
dc.contributor.referee2.fl_str_mv HEITOR CARLOS SANTOS UTRINI
dc.contributor.referee3.fl_str_mv WALDECIR GONZAGA
dc.contributor.referee4.fl_str_mv ALESSANDRA SERRA VIEGAS
dc.contributor.referee5.fl_str_mv ALESSANDRA SERRA VIEGAS
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 15347184191
dc.contributor.author.fl_str_mv EDNEA MARTINS ORNELLA
contributor_str_mv LEONARDO AGOSTINI FERNANDES
LEONARDO AGOSTINI FERNANDES
HEITOR CARLOS SANTOS UTRINI
HEITOR CARLOS SANTOS UTRINI
WALDECIR GONZAGA
ALESSANDRA SERRA VIEGAS
ALESSANDRA SERRA VIEGAS
description Este trabalho estuda a sétima visão do profeta Zacarias (Zc 5,5-11). A pesquisa surgiu da análise das interpretações que apresentam as seguintes questões: 1. tendência misógina, que atribui à mulher o mal, em detrimento do significado do todo que foi revelado: o efá; o olho deles em toda a terra; os elementos utilizados para tampar o efá e aprisionar a mulher (disco, pedra e chumbo); 2. a remoção do mal, sem morte e destruição: duas mulheres com asas como de cegonha, com vento em suas asas, levantam o efá entre a terra e os céus e o levam para Senaar, onde uma casa será construída, preparada, e onde será assentado sobre sua base. Chama a atenção uma mulher sentada e aprisionada dentro de um efá. O objetivo do estudo é compreender o sentido da extraordinária imagem visionada e dos elementos revelados, no seu contexto sócio-religioso, e o significado teológico da visão. Para isso, foram feitos pesquisa bibliográfica dos últimos 50 anos, análise textual com utilização do método histórico-crítico e análise sincrônica, considerando o texto canônico. Diferentemente das interpretações existentes, que consideram a mulher pecadora e sedutora, concluiu-se que determinado grupo que retornava do exílio na Babilônia, com ideais proféticos, fiel à religião e às tradições, pretendia a mulher sentada no meio do efá (submetida) e prisioneira, por se mostrar com protagonismo com o qual o grupo não concordava. A remoção do mal com final feliz é a resposta de YHWH a este grupo, uma teologia, na qual prevalece a Pedagogia e o Amor divinos para com a mulher e os transgressores, a quem YHWH concede espaço e cuidado para que voltem e se reintegrem à sociedade.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-07-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47101@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47101@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47101@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47101@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM TEOLOGIA
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324948203536384