KNOWLEDGES AND PRACTICES OF PRESERVICE PRIMARY TEACHERS´EDUCATORS FOR THE MATHEMATICS TEACHING IN THE ELEMENTARY SCHOOL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
Texto Completo: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10516@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10516@2 |
Resumo: | O estudo insere-se no amplo campo de debate a respeito da formação de professores. A pesquisa tem como sujeitos os formadores de professores que vão ensinar matemática nos anos iniciais, bem como os assuntos relacionados a seus saberes e práticas. Buscou-se conhecer quem são os formadores, como se organizam os espaços de formação inicial de professores para o ensino de matemática e como desenvolvem o trabalho formador. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com dezoito formadores, que ministram aulas de matemática ou metodologia de matemática, em três diferentes níveis: cursos normais em nível médio, cursos normais superiores e cursos de pedagogia. Discutem-se práticas formadoras, identificando conteúdos selecionados, objetivos pretendidos e metodologias desenvolvidas. Como principais resultados, destacam-se a inexistência da formação pedagógica para o ensino de matemática nos anos iniciais, nas escolas normais, e alguns problemas decorrentes. Nas demais modalidades de formação, observam-se a ênfase em conteúdos de números e operações e a abordagem insuficiente de conteúdos geométricos, dos conteúdos relativos ao tratamento da informação e das grandezas e das medidas; a insuficiência da formação pedagógica, entendida freqüentemente, e de forma limitadora, como sendo o conhecimento relativo aos materiais concretos e seu uso. As práticas formadoras parecem ser influenciadas pelo tempo de aulas, pelo (des) conhecimento dos formadores acerca das questões do ensino e aprendizagem de matemática dos anos iniciais, pelo que entendem ser importante abordar no curso e pelas experiências dos formadores como ex-alunos e professores da educação básica. Extraem-se e discutem-se as contribuições de boas práticas formadoras, no âmbito da amostra estudada. |
id |
PUC_RIO-1_a816bc30f48d8c1fe6c0db3c6ebb8e10 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:MAXWELL.puc-rio.br:10516 |
network_acronym_str |
PUC_RIO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository_id_str |
534 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisKNOWLEDGES AND PRACTICES OF PRESERVICE PRIMARY TEACHERS´EDUCATORS FOR THE MATHEMATICS TEACHING IN THE ELEMENTARY SCHOOL SABERES E PRÁTICAS DE FORMADORES DE PROFESSORES QUE VÃO ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS 2007-08-10MENGA LUDKE21919143815lattes.cnpq.br/4433255561017291GILDA DE LA ROCQUE PALISMENGA LUDKEJOÃO BOSCO PITOMBEIRA FERNANDES DE CARVALHO JOÃO BOSCO PITOMBEIRA FERNANDES DE CARVALHO ELIZABETH BELFORD42730236791ANA TERESA DE CARVALHO CORREA DE OLIVEIRAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM EDUCAÇÃOPUC-RioBRO estudo insere-se no amplo campo de debate a respeito da formação de professores. A pesquisa tem como sujeitos os formadores de professores que vão ensinar matemática nos anos iniciais, bem como os assuntos relacionados a seus saberes e práticas. Buscou-se conhecer quem são os formadores, como se organizam os espaços de formação inicial de professores para o ensino de matemática e como desenvolvem o trabalho formador. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com dezoito formadores, que ministram aulas de matemática ou metodologia de matemática, em três diferentes níveis: cursos normais em nível médio, cursos normais superiores e cursos de pedagogia. Discutem-se práticas formadoras, identificando conteúdos selecionados, objetivos pretendidos e metodologias desenvolvidas. Como principais resultados, destacam-se a inexistência da formação pedagógica para o ensino de matemática nos anos iniciais, nas escolas normais, e alguns problemas decorrentes. Nas demais modalidades de formação, observam-se a ênfase em conteúdos de números e operações e a abordagem insuficiente de conteúdos geométricos, dos conteúdos relativos ao tratamento da informação e das grandezas e das medidas; a insuficiência da formação pedagógica, entendida freqüentemente, e de forma limitadora, como sendo o conhecimento relativo aos materiais concretos e seu uso. As práticas formadoras parecem ser influenciadas pelo tempo de aulas, pelo (des) conhecimento dos formadores acerca das questões do ensino e aprendizagem de matemática dos anos iniciais, pelo que entendem ser importante abordar no curso e pelas experiências dos formadores como ex-alunos e professores da educação básica. Extraem-se e discutem-se as contribuições de boas práticas formadoras, no âmbito da amostra estudada.This study is included in the wide field of discussion as far as teachers education is concerned. The research´s subjects under debate are the educators preservice teachers actions, the knowledge these educators are acquainted with and the way they conduce their practices. It was investigated the educators´ main features, how their spaces are organized and how they develop their work. Semi-structured interviews were accomplished with eighteen educators of preservice teachers who instruct mathematics and mathematics methodology in three different levels: medium level normal courses, superior normal courses and pedagogy courses. The study also discusses the practices used by the educators of preservice teachers, identifying the selected contents, the objectives they aim to reach and the methodologies which are developed in their practices. The main results of the research have pointed out some problems, such as the lack of a special pedagogical way of thinking how to teach mathematics in elementary classes in normal courses, considering, also, the respective consequences of this problem. In relation the others preservice teacher education´s modalities, it was possible identify the emphasis on some kind of contents and activities, such as: the priority attributed to the numbers and operations contents; the insufficient approach of geometric contents, statistics contents and greatness and measures contents; the inadequacy of the pedagogic knowledge developed, which is frequently developed in a restricted way, as the knowledge might be related to the concrete materials and their employment. It seems that the educator´s practices are influenced by a series of questions such as the classes durability, the lack of knowledge as far as questions related to teach and learning initial classes concerned, their understanding about the approach since the understand be important to approach contents in their courses as educators, and on the experiences they have had as students and teachers of initial classes and secondary classes. The study also has brought the teachers´ education contributions, in accordance with the sample possible to be organized.COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10516@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10516@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T12:55:22Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:10516Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-06-26T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
KNOWLEDGES AND PRACTICES OF PRESERVICE PRIMARY TEACHERS´EDUCATORS FOR THE MATHEMATICS TEACHING IN THE ELEMENTARY SCHOOL |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
SABERES E PRÁTICAS DE FORMADORES DE PROFESSORES QUE VÃO ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS |
title |
KNOWLEDGES AND PRACTICES OF PRESERVICE PRIMARY TEACHERS´EDUCATORS FOR THE MATHEMATICS TEACHING IN THE ELEMENTARY SCHOOL |
spellingShingle |
KNOWLEDGES AND PRACTICES OF PRESERVICE PRIMARY TEACHERS´EDUCATORS FOR THE MATHEMATICS TEACHING IN THE ELEMENTARY SCHOOL ANA TERESA DE CARVALHO CORREA DE OLIVEIRA |
title_short |
KNOWLEDGES AND PRACTICES OF PRESERVICE PRIMARY TEACHERS´EDUCATORS FOR THE MATHEMATICS TEACHING IN THE ELEMENTARY SCHOOL |
title_full |
KNOWLEDGES AND PRACTICES OF PRESERVICE PRIMARY TEACHERS´EDUCATORS FOR THE MATHEMATICS TEACHING IN THE ELEMENTARY SCHOOL |
title_fullStr |
KNOWLEDGES AND PRACTICES OF PRESERVICE PRIMARY TEACHERS´EDUCATORS FOR THE MATHEMATICS TEACHING IN THE ELEMENTARY SCHOOL |
title_full_unstemmed |
KNOWLEDGES AND PRACTICES OF PRESERVICE PRIMARY TEACHERS´EDUCATORS FOR THE MATHEMATICS TEACHING IN THE ELEMENTARY SCHOOL |
title_sort |
KNOWLEDGES AND PRACTICES OF PRESERVICE PRIMARY TEACHERS´EDUCATORS FOR THE MATHEMATICS TEACHING IN THE ELEMENTARY SCHOOL |
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv |
|
author |
ANA TERESA DE CARVALHO CORREA DE OLIVEIRA |
author_facet |
ANA TERESA DE CARVALHO CORREA DE OLIVEIRA |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
MENGA LUDKE |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
21919143815 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
lattes.cnpq.br/4433255561017291 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
GILDA DE LA ROCQUE PALIS |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
MENGA LUDKE |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
JOÃO BOSCO PITOMBEIRA FERNANDES DE CARVALHO |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
JOÃO BOSCO PITOMBEIRA FERNANDES DE CARVALHO |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
ELIZABETH BELFORD |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
42730236791 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ANA TERESA DE CARVALHO CORREA DE OLIVEIRA |
contributor_str_mv |
MENGA LUDKE GILDA DE LA ROCQUE PALIS MENGA LUDKE JOÃO BOSCO PITOMBEIRA FERNANDES DE CARVALHO JOÃO BOSCO PITOMBEIRA FERNANDES DE CARVALHO ELIZABETH BELFORD |
description |
O estudo insere-se no amplo campo de debate a respeito da formação de professores. A pesquisa tem como sujeitos os formadores de professores que vão ensinar matemática nos anos iniciais, bem como os assuntos relacionados a seus saberes e práticas. Buscou-se conhecer quem são os formadores, como se organizam os espaços de formação inicial de professores para o ensino de matemática e como desenvolvem o trabalho formador. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com dezoito formadores, que ministram aulas de matemática ou metodologia de matemática, em três diferentes níveis: cursos normais em nível médio, cursos normais superiores e cursos de pedagogia. Discutem-se práticas formadoras, identificando conteúdos selecionados, objetivos pretendidos e metodologias desenvolvidas. Como principais resultados, destacam-se a inexistência da formação pedagógica para o ensino de matemática nos anos iniciais, nas escolas normais, e alguns problemas decorrentes. Nas demais modalidades de formação, observam-se a ênfase em conteúdos de números e operações e a abordagem insuficiente de conteúdos geométricos, dos conteúdos relativos ao tratamento da informação e das grandezas e das medidas; a insuficiência da formação pedagógica, entendida freqüentemente, e de forma limitadora, como sendo o conhecimento relativo aos materiais concretos e seu uso. As práticas formadoras parecem ser influenciadas pelo tempo de aulas, pelo (des) conhecimento dos formadores acerca das questões do ensino e aprendizagem de matemática dos anos iniciais, pelo que entendem ser importante abordar no curso e pelas experiências dos formadores como ex-alunos e professores da educação básica. Extraem-se e discutem-se as contribuições de boas práticas formadoras, no âmbito da amostra estudada. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-08-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10516@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10516@2 |
url |
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10516@1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10516@2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPG EM EDUCAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PUC-Rio |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) instacron:PUC_RIO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
instacron_str |
PUC_RIO |
institution |
PUC_RIO |
reponame_str |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
collection |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1748324894866669568 |