KNOWLEDGES AND PRACTICES OF PRESERVICE PRIMARY TEACHERS´EDUCATORS FOR THE MATHEMATICS TEACHING IN THE ELEMENTARY SCHOOL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANA TERESA DE CARVALHO CORREA DE OLIVEIRA
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10516@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10516@2
Resumo: O estudo insere-se no amplo campo de debate a respeito da formação de professores. A pesquisa tem como sujeitos os formadores de professores que vão ensinar matemática nos anos iniciais, bem como os assuntos relacionados a seus saberes e práticas. Buscou-se conhecer quem são os formadores, como se organizam os espaços de formação inicial de professores para o ensino de matemática e como desenvolvem o trabalho formador. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com dezoito formadores, que ministram aulas de matemática ou metodologia de matemática, em três diferentes níveis: cursos normais em nível médio, cursos normais superiores e cursos de pedagogia. Discutem-se práticas formadoras, identificando conteúdos selecionados, objetivos pretendidos e metodologias desenvolvidas. Como principais resultados, destacam-se a inexistência da formação pedagógica para o ensino de matemática nos anos iniciais, nas escolas normais, e alguns problemas decorrentes. Nas demais modalidades de formação, observam-se a ênfase em conteúdos de números e operações e a abordagem insuficiente de conteúdos geométricos, dos conteúdos relativos ao tratamento da informação e das grandezas e das medidas; a insuficiência da formação pedagógica, entendida freqüentemente, e de forma limitadora, como sendo o conhecimento relativo aos materiais concretos e seu uso. As práticas formadoras parecem ser influenciadas pelo tempo de aulas, pelo (des) conhecimento dos formadores acerca das questões do ensino e aprendizagem de matemática dos anos iniciais, pelo que entendem ser importante abordar no curso e pelas experiências dos formadores como ex-alunos e professores da educação básica. Extraem-se e discutem-se as contribuições de boas práticas formadoras, no âmbito da amostra estudada.
id PUC_RIO-1_a816bc30f48d8c1fe6c0db3c6ebb8e10
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:10516
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisKNOWLEDGES AND PRACTICES OF PRESERVICE PRIMARY TEACHERS´EDUCATORS FOR THE MATHEMATICS TEACHING IN THE ELEMENTARY SCHOOL SABERES E PRÁTICAS DE FORMADORES DE PROFESSORES QUE VÃO ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS 2007-08-10MENGA LUDKE21919143815lattes.cnpq.br/4433255561017291GILDA DE LA ROCQUE PALISMENGA LUDKEJOÃO BOSCO PITOMBEIRA FERNANDES DE CARVALHO JOÃO BOSCO PITOMBEIRA FERNANDES DE CARVALHO ELIZABETH BELFORD42730236791ANA TERESA DE CARVALHO CORREA DE OLIVEIRAPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM EDUCAÇÃOPUC-RioBRO estudo insere-se no amplo campo de debate a respeito da formação de professores. A pesquisa tem como sujeitos os formadores de professores que vão ensinar matemática nos anos iniciais, bem como os assuntos relacionados a seus saberes e práticas. Buscou-se conhecer quem são os formadores, como se organizam os espaços de formação inicial de professores para o ensino de matemática e como desenvolvem o trabalho formador. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com dezoito formadores, que ministram aulas de matemática ou metodologia de matemática, em três diferentes níveis: cursos normais em nível médio, cursos normais superiores e cursos de pedagogia. Discutem-se práticas formadoras, identificando conteúdos selecionados, objetivos pretendidos e metodologias desenvolvidas. Como principais resultados, destacam-se a inexistência da formação pedagógica para o ensino de matemática nos anos iniciais, nas escolas normais, e alguns problemas decorrentes. Nas demais modalidades de formação, observam-se a ênfase em conteúdos de números e operações e a abordagem insuficiente de conteúdos geométricos, dos conteúdos relativos ao tratamento da informação e das grandezas e das medidas; a insuficiência da formação pedagógica, entendida freqüentemente, e de forma limitadora, como sendo o conhecimento relativo aos materiais concretos e seu uso. As práticas formadoras parecem ser influenciadas pelo tempo de aulas, pelo (des) conhecimento dos formadores acerca das questões do ensino e aprendizagem de matemática dos anos iniciais, pelo que entendem ser importante abordar no curso e pelas experiências dos formadores como ex-alunos e professores da educação básica. Extraem-se e discutem-se as contribuições de boas práticas formadoras, no âmbito da amostra estudada.This study is included in the wide field of discussion as far as teachers education is concerned. The research´s subjects under debate are the educators preservice teachers actions, the knowledge these educators are acquainted with and the way they conduce their practices. It was investigated the educators´ main features, how their spaces are organized and how they develop their work. Semi-structured interviews were accomplished with eighteen educators of preservice teachers who instruct mathematics and mathematics methodology in three different levels: medium level normal courses, superior normal courses and pedagogy courses. The study also discusses the practices used by the educators of preservice teachers, identifying the selected contents, the objectives they aim to reach and the methodologies which are developed in their practices. The main results of the research have pointed out some problems, such as the lack of a special pedagogical way of thinking how to teach mathematics in elementary classes in normal courses, considering, also, the respective consequences of this problem. In relation the others preservice teacher education´s modalities, it was possible identify the emphasis on some kind of contents and activities, such as: the priority attributed to the numbers and operations contents; the insufficient approach of geometric contents, statistics contents and greatness and measures contents; the inadequacy of the pedagogic knowledge developed, which is frequently developed in a restricted way, as the knowledge might be related to the concrete materials and their employment. It seems that the educator´s practices are influenced by a series of questions such as the classes durability, the lack of knowledge as far as questions related to teach and learning initial classes concerned, their understanding about the approach since the understand be important to approach contents in their courses as educators, and on the experiences they have had as students and teachers of initial classes and secondary classes. The study also has brought the teachers´ education contributions, in accordance with the sample possible to be organized.COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10516@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10516@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T12:55:22Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:10516Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342019-06-26T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.en.fl_str_mv KNOWLEDGES AND PRACTICES OF PRESERVICE PRIMARY TEACHERS´EDUCATORS FOR THE MATHEMATICS TEACHING IN THE ELEMENTARY SCHOOL
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv SABERES E PRÁTICAS DE FORMADORES DE PROFESSORES QUE VÃO ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
title KNOWLEDGES AND PRACTICES OF PRESERVICE PRIMARY TEACHERS´EDUCATORS FOR THE MATHEMATICS TEACHING IN THE ELEMENTARY SCHOOL
spellingShingle KNOWLEDGES AND PRACTICES OF PRESERVICE PRIMARY TEACHERS´EDUCATORS FOR THE MATHEMATICS TEACHING IN THE ELEMENTARY SCHOOL
ANA TERESA DE CARVALHO CORREA DE OLIVEIRA
title_short KNOWLEDGES AND PRACTICES OF PRESERVICE PRIMARY TEACHERS´EDUCATORS FOR THE MATHEMATICS TEACHING IN THE ELEMENTARY SCHOOL
title_full KNOWLEDGES AND PRACTICES OF PRESERVICE PRIMARY TEACHERS´EDUCATORS FOR THE MATHEMATICS TEACHING IN THE ELEMENTARY SCHOOL
title_fullStr KNOWLEDGES AND PRACTICES OF PRESERVICE PRIMARY TEACHERS´EDUCATORS FOR THE MATHEMATICS TEACHING IN THE ELEMENTARY SCHOOL
title_full_unstemmed KNOWLEDGES AND PRACTICES OF PRESERVICE PRIMARY TEACHERS´EDUCATORS FOR THE MATHEMATICS TEACHING IN THE ELEMENTARY SCHOOL
title_sort KNOWLEDGES AND PRACTICES OF PRESERVICE PRIMARY TEACHERS´EDUCATORS FOR THE MATHEMATICS TEACHING IN THE ELEMENTARY SCHOOL
dc.creator.Lattes.none.fl_str_mv
author ANA TERESA DE CARVALHO CORREA DE OLIVEIRA
author_facet ANA TERESA DE CARVALHO CORREA DE OLIVEIRA
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv MENGA LUDKE
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 21919143815
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/4433255561017291
dc.contributor.referee1.fl_str_mv GILDA DE LA ROCQUE PALIS
dc.contributor.referee2.fl_str_mv MENGA LUDKE
dc.contributor.referee3.fl_str_mv JOÃO BOSCO PITOMBEIRA FERNANDES DE CARVALHO
dc.contributor.referee4.fl_str_mv JOÃO BOSCO PITOMBEIRA FERNANDES DE CARVALHO
dc.contributor.referee5.fl_str_mv ELIZABETH BELFORD
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 42730236791
dc.contributor.author.fl_str_mv ANA TERESA DE CARVALHO CORREA DE OLIVEIRA
contributor_str_mv MENGA LUDKE
GILDA DE LA ROCQUE PALIS
MENGA LUDKE
JOÃO BOSCO PITOMBEIRA FERNANDES DE CARVALHO
JOÃO BOSCO PITOMBEIRA FERNANDES DE CARVALHO
ELIZABETH BELFORD
description O estudo insere-se no amplo campo de debate a respeito da formação de professores. A pesquisa tem como sujeitos os formadores de professores que vão ensinar matemática nos anos iniciais, bem como os assuntos relacionados a seus saberes e práticas. Buscou-se conhecer quem são os formadores, como se organizam os espaços de formação inicial de professores para o ensino de matemática e como desenvolvem o trabalho formador. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com dezoito formadores, que ministram aulas de matemática ou metodologia de matemática, em três diferentes níveis: cursos normais em nível médio, cursos normais superiores e cursos de pedagogia. Discutem-se práticas formadoras, identificando conteúdos selecionados, objetivos pretendidos e metodologias desenvolvidas. Como principais resultados, destacam-se a inexistência da formação pedagógica para o ensino de matemática nos anos iniciais, nas escolas normais, e alguns problemas decorrentes. Nas demais modalidades de formação, observam-se a ênfase em conteúdos de números e operações e a abordagem insuficiente de conteúdos geométricos, dos conteúdos relativos ao tratamento da informação e das grandezas e das medidas; a insuficiência da formação pedagógica, entendida freqüentemente, e de forma limitadora, como sendo o conhecimento relativo aos materiais concretos e seu uso. As práticas formadoras parecem ser influenciadas pelo tempo de aulas, pelo (des) conhecimento dos formadores acerca das questões do ensino e aprendizagem de matemática dos anos iniciais, pelo que entendem ser importante abordar no curso e pelas experiências dos formadores como ex-alunos e professores da educação básica. Extraem-se e discutem-se as contribuições de boas práticas formadoras, no âmbito da amostra estudada.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-08-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10516@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10516@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10516@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10516@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324894866669568