[pt] DA ADVERSIDADE À RESILIÊNCIA: UMA ANÁLISE DA HIPERVULNERABILIDADE DAS MENINAS REFUGIADAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ISABELLE FERNANDES CAON
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Outros
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=67717@1
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http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67717
Resumo: [pt] A busca por refúgio, indubitavelmente um direito humano fundamental, representa o anseio por segurança e dignidade em meio a circunstâncias adversas. Contudo, este direito é frequentemente desafiado, especialmente para as crianças, que, independentemente do gênero, merecem sentir-se protegidas e asseguradas em qualquer parte do mundo. Com este contexto em mente, a presente pesquisa se propõe a abordar a vulnerabilidade exacerbada observada no caso das meninas refugiadas. Focalizando um estudo de caso específico de meninas provenientes do Afeganistão, que encontraram refúgio no Brasil, a dissertação realiza uma análise crítica da falta de visibilidade enfrentada por essas meninas perante a comunidade internacional, nas normas e diretrizes, assim como nos estudos sobre Migração e Refúgio. Buscando contribuições significativas, o trabalho propõe recomendações para lidar com esse problema, adotando uma perspectiva de ação conjunta e intersetorial. Os objetivos específicos delineiam a abordagem concreta da pesquisa, buscando mapear e analisar abrangentemente a defesa dos direitos humanos das crianças do gê feminino em normas internacionais, regionais e locais, adotando os Direitos Humanos Internacionais como paradigma para adequar a abordagem jurídica e social. Outro objetivo específico é analisar a situação do Afeganistão e das mulheres e meninas refugiadas oriundas deste país que buscam segurança, educação e uma melhor qualidade de vida no Brasil. Por fim, a pesquisa almeja examinar estratégias para melhorar a integração das meninas refugiadas na sociedade brasileira, com ênfase na educação, propondo uma chamada à ação dos formuladores de políticas públicas sobre o tema.
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