VOCÊ É A ESTRELA DO SHOW: UM ESTUDO SOBRE OS PROCESSOS IDENTITÁRIOS E CRENÇAS DE UMA PROFESSORA DE INGLÊS PARA CRIANÇAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROBERTA DE FREITAS SOUZA MACHADO
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
Texto Completo: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27741@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27741@2
Resumo: Este estudo investiga a construção das identidades de uma professora de inglês, por meio das manifestações de suas crenças em conversas sobre material didático. A pesquisa fundamenta-se em teorias socioconstrucionistas de identidade, que concebem a construção identitária como um fenômeno fluido, múltiplo e fragmentado; gerado no discurso, situado no contexto e no curso das interações; e construído em termos de semelhança e diferença (DUSZAK, 2002; MOITA LOPES, 2002, 2003; BAUMAN, 2005; BUCHOLTZ; HALL, 2005; HALL, 2005). O arcabouço teórico também toma por base a abordagem sociossemiótica de linguagem da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1989, 1994) e segue uma metodologia qualitativa de pesquisa (DENZIN; LINCOLN, 2000). O trabalho foi conduzido em cima de um estudo de caso com uma professora de inglês durante reuniões realizadas para discussão sobre o novo material proposto para o curso infantil de uma escola de idiomas do Rio de Janeiro, da qual eu era coordenadora do segmento à época. Os dados foram analisados sob a ótica da Linguística Sistêmico-Funcional, principalmente com o ferramental de análise do Sistema de Avaliatividade (MARTIN, 2000; MARTIN; WHITE, 2005; VIAN JR., 2009), e sinalizam que o afeto, o julgamento e as apreciações permeiam as crenças que contribuem para os processos identitários da professora participante. Durante as conversas, a participante (co)construiu e (re)construiu suas identidades, refletindo como ela se vê profissionalmente e como ela se relaciona com as outras participantes das reuniões, assim como com os outros professores da instituição e com os alunos.
id PUC_RIO-1_aa6e49a96a04a55def9ea6277b061f70
oai_identifier_str oai:MAXWELL.puc-rio.br:27741
network_acronym_str PUC_RIO-1
network_name_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository_id_str 534
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisVOCÊ É A ESTRELA DO SHOW: UM ESTUDO SOBRE OS PROCESSOS IDENTITÁRIOS E CRENÇAS DE UMA PROFESSORA DE INGLÊS PARA CRIANÇASYOU ARE THE STAR OF THE SHOW: A STUDY ABOUT THE IDENTITY PROCESSES AND BELIEFS OF A TEACHER OF ENGLISH FOR CHILDREN2016-04-15ADRIANA NOGUEIRA ACCIOLY NOBREGA80690831749lattes.cnpq.br/3911296847035628INES KAYON DE MILLERADRIANA NOGUEIRA ACCIOLY NOBREGAISABEL CRISTINA RANGEL MORAES BEZERRAISABEL CRISTINA RANGEL MORAES BEZERRA09523497790lattes.cnpq.br/0293387977843464ROBERTA DE FREITAS SOUZA MACHADOPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROPPG EM ESTUDOS DA LINGUAGEMPUC-RioBREste estudo investiga a construção das identidades de uma professora de inglês, por meio das manifestações de suas crenças em conversas sobre material didático. A pesquisa fundamenta-se em teorias socioconstrucionistas de identidade, que concebem a construção identitária como um fenômeno fluido, múltiplo e fragmentado; gerado no discurso, situado no contexto e no curso das interações; e construído em termos de semelhança e diferença (DUSZAK, 2002; MOITA LOPES, 2002, 2003; BAUMAN, 2005; BUCHOLTZ; HALL, 2005; HALL, 2005). O arcabouço teórico também toma por base a abordagem sociossemiótica de linguagem da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1989, 1994) e segue uma metodologia qualitativa de pesquisa (DENZIN; LINCOLN, 2000). O trabalho foi conduzido em cima de um estudo de caso com uma professora de inglês durante reuniões realizadas para discussão sobre o novo material proposto para o curso infantil de uma escola de idiomas do Rio de Janeiro, da qual eu era coordenadora do segmento à época. Os dados foram analisados sob a ótica da Linguística Sistêmico-Funcional, principalmente com o ferramental de análise do Sistema de Avaliatividade (MARTIN, 2000; MARTIN; WHITE, 2005; VIAN JR., 2009), e sinalizam que o afeto, o julgamento e as apreciações permeiam as crenças que contribuem para os processos identitários da professora participante. Durante as conversas, a participante (co)construiu e (re)construiu suas identidades, refletindo como ela se vê profissionalmente e como ela se relaciona com as outras participantes das reuniões, assim como com os outros professores da instituição e com os alunos.This study aims at investigating the construction of the identities of an English teacher, through the manifestations of her beliefs on talks about textbooks and instructional materials. The research is based upon socioconstructionist identity theories which conceive identity construction as a fluid, multiple and fragmented phenomenon, which is generated in discourse; situated in the context and in the course of the interactions; and built in terms of similarity and difference (DUSZAK, 2002; MOITA LOPES, 2002, 2003; BAUMAN, 2005; BUCHOLTZ; HALL, 2005; HALL, 2005). The theoretical framework is also built on the sociosemiotic approach of language proposed by the Systemic-Functional Linguistics (HALLIDAY, 1989, 1994) and follows a qualitative methodology of research (DENZIN; LINCOLN, 2000). The work was carried out upon a case study with an English teacher during meetings held to discuss the new materials proposed for the new childrens course at a language school in Rio de Janeiro, where I was the academic coordinator in charge of the segment then. The data were analyzed under the light of the Systemic-Functional Linguistics, mainly with the analytical tools of the Appraisal Theory (MARTIN, 2000; MARTIN; WHITE, 2005; VIAN JR., 2009), and they indicate that affection, judgment and appreciation permeate the beliefs which contribute to the teachers identity processes. During these talks, this participant (co)constructed and (re)constructed her identities, reflecting how she sees herself professionally and how she engages with the other participants in the meetings, as well as with the other teachers in the institution and with the students.PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIROCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PESSOAL DE ENSINO SUPERIORPROGRAMA DE SUPORTE À PÓS-GRADUAÇÃO DE INSTS. DE ENSINOhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27741@1https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27741@2porreponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)instacron:PUC_RIOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-01T13:29:38Zoai:MAXWELL.puc-rio.br:27741Repositório InstitucionalPRIhttps://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/ibict.phpopendoar:5342022-06-28T00:00Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)false
dc.title.pt.fl_str_mv VOCÊ É A ESTRELA DO SHOW: UM ESTUDO SOBRE OS PROCESSOS IDENTITÁRIOS E CRENÇAS DE UMA PROFESSORA DE INGLÊS PARA CRIANÇAS
dc.title.alternative.en.fl_str_mv YOU ARE THE STAR OF THE SHOW: A STUDY ABOUT THE IDENTITY PROCESSES AND BELIEFS OF A TEACHER OF ENGLISH FOR CHILDREN
title VOCÊ É A ESTRELA DO SHOW: UM ESTUDO SOBRE OS PROCESSOS IDENTITÁRIOS E CRENÇAS DE UMA PROFESSORA DE INGLÊS PARA CRIANÇAS
spellingShingle VOCÊ É A ESTRELA DO SHOW: UM ESTUDO SOBRE OS PROCESSOS IDENTITÁRIOS E CRENÇAS DE UMA PROFESSORA DE INGLÊS PARA CRIANÇAS
ROBERTA DE FREITAS SOUZA MACHADO
title_short VOCÊ É A ESTRELA DO SHOW: UM ESTUDO SOBRE OS PROCESSOS IDENTITÁRIOS E CRENÇAS DE UMA PROFESSORA DE INGLÊS PARA CRIANÇAS
title_full VOCÊ É A ESTRELA DO SHOW: UM ESTUDO SOBRE OS PROCESSOS IDENTITÁRIOS E CRENÇAS DE UMA PROFESSORA DE INGLÊS PARA CRIANÇAS
title_fullStr VOCÊ É A ESTRELA DO SHOW: UM ESTUDO SOBRE OS PROCESSOS IDENTITÁRIOS E CRENÇAS DE UMA PROFESSORA DE INGLÊS PARA CRIANÇAS
title_full_unstemmed VOCÊ É A ESTRELA DO SHOW: UM ESTUDO SOBRE OS PROCESSOS IDENTITÁRIOS E CRENÇAS DE UMA PROFESSORA DE INGLÊS PARA CRIANÇAS
title_sort VOCÊ É A ESTRELA DO SHOW: UM ESTUDO SOBRE OS PROCESSOS IDENTITÁRIOS E CRENÇAS DE UMA PROFESSORA DE INGLÊS PARA CRIANÇAS
author ROBERTA DE FREITAS SOUZA MACHADO
author_facet ROBERTA DE FREITAS SOUZA MACHADO
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv ADRIANA NOGUEIRA ACCIOLY NOBREGA
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 80690831749
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/3911296847035628
dc.contributor.referee1.fl_str_mv INES KAYON DE MILLER
dc.contributor.referee2.fl_str_mv ADRIANA NOGUEIRA ACCIOLY NOBREGA
dc.contributor.referee3.fl_str_mv ISABEL CRISTINA RANGEL MORAES BEZERRA
dc.contributor.referee4.fl_str_mv ISABEL CRISTINA RANGEL MORAES BEZERRA
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 09523497790
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv lattes.cnpq.br/0293387977843464
dc.contributor.author.fl_str_mv ROBERTA DE FREITAS SOUZA MACHADO
contributor_str_mv ADRIANA NOGUEIRA ACCIOLY NOBREGA
INES KAYON DE MILLER
ADRIANA NOGUEIRA ACCIOLY NOBREGA
ISABEL CRISTINA RANGEL MORAES BEZERRA
ISABEL CRISTINA RANGEL MORAES BEZERRA
description Este estudo investiga a construção das identidades de uma professora de inglês, por meio das manifestações de suas crenças em conversas sobre material didático. A pesquisa fundamenta-se em teorias socioconstrucionistas de identidade, que concebem a construção identitária como um fenômeno fluido, múltiplo e fragmentado; gerado no discurso, situado no contexto e no curso das interações; e construído em termos de semelhança e diferença (DUSZAK, 2002; MOITA LOPES, 2002, 2003; BAUMAN, 2005; BUCHOLTZ; HALL, 2005; HALL, 2005). O arcabouço teórico também toma por base a abordagem sociossemiótica de linguagem da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1989, 1994) e segue uma metodologia qualitativa de pesquisa (DENZIN; LINCOLN, 2000). O trabalho foi conduzido em cima de um estudo de caso com uma professora de inglês durante reuniões realizadas para discussão sobre o novo material proposto para o curso infantil de uma escola de idiomas do Rio de Janeiro, da qual eu era coordenadora do segmento à época. Os dados foram analisados sob a ótica da Linguística Sistêmico-Funcional, principalmente com o ferramental de análise do Sistema de Avaliatividade (MARTIN, 2000; MARTIN; WHITE, 2005; VIAN JR., 2009), e sinalizam que o afeto, o julgamento e as apreciações permeiam as crenças que contribuem para os processos identitários da professora participante. Durante as conversas, a participante (co)construiu e (re)construiu suas identidades, refletindo como ela se vê profissionalmente e como ela se relaciona com as outras participantes das reuniões, assim como com os outros professores da instituição e com os alunos.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-04-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27741@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27741@2
url https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27741@1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27741@2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.publisher.program.fl_str_mv PPG EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-Rio
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron:PUC_RIO
instname_str Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
instacron_str PUC_RIO
institution PUC_RIO
reponame_str Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
collection Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da PUC-RIO (Projeto Maxwell) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1748324927702827008